Portal:Eslovénia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Slovenia.svg Bem vindo ao
Portal da Eslovênia
Univerza Ljubljana.jpgTriglav.jpgKozolciStudor1.JPGNovo mesto Breg 2.JPG


Cartella blu.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Slovenia.svg
Coat of arms of Slovenia.svg
Localização da Eslovénia

A Eslovénia (português europeu) ou Eslovênia (português brasileiro) é um país do Leste Europeu, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo Mar Adriático. O país está localizado no encontro de quatro grandes regiões européias: a região dos Alpes, a dinárica, a panónica e a mediterrânica.

Ao longo da história da Eslovênia, o país fez parte do Império Romano, do Império Bizantino, da República de Veneza, do Ducado da Carantania (o atual norte esloveno), do Sacro Império Romano-Germânico, da Monarquia de Habsburgo, do Império Austríaco (conhecido mais tarde como Áustria-Hungria) até 1918, do Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérvios, do Reino da Iugoslávia no período entre-guerras e da República Socialista Federativa da Iugoslávia de 1945 até finalmente conquistar sua independência em 1991.

Sua capital é Liubliana, que também é a maior cidade do país. Atualmente, concentra quase um sexto da população da Eslovénia. Faz parte da União Europeia desde 2004, e é também o único ex-país comunista a fazer parte ao mesmo tempo da União Europeia, do Acordo de Schengen, da zona euro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e da OTAN.



Artigos selecionados

Castelo de Celje, antiga sede dos Condes de Celje.

Os Condes de Celje (em alemão: Grafen von Cilli, em húngaro: Cillei Grófok e em esloveno: Celjski Grofje) foi a família nobre mais importante da Baixa Idade Média no território que hoje corresponde à atual Eslovênia. Eles governaram o Condado de Celje.

Surgiram como vassalos da dinastia dos Habsburgos, na época em que a casa de condes local se extinguira, recebendo a imediatidade imperial sob o título de Grafs, sendo elevados também a Príncipes do Sacro Império Romano-Germânico bem como diversos outros títulos nos territórios do que é hoje a Europa Central.


Biografia selecionada

Internationale Sportnacht Davos 2014.jpg

Tina Maze (2 de maio de 1983, Slovenj Gradec, Eslovênia) é uma esquiadora eslovena da modalidade esqui alpino.

Maze é a esquiadora eslovena mais bem-sucedida da história, com uma carreira que culminou com duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Ela recebeu o título de esportista eslovena do ano em 2005, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015, e com suas quatro medalhas, ela é a atleta eslovena mais premiada nos Jogos Olímpicos de Inverno. Maze começou sua carreira como especialista em slalom gigante, mas depois competiu em todas as cinco disciplinas de esqui alpino. Ela é uma das seis atletas do sexo feminino que venceram em todas as cinco disciplinas da Copa do Mundo de Esqui Alpino e uma das três a fazê-lo em uma única temporada.


Imagem selecionada

Sabia que?

Lipica stud farm 4.JPG

... que o cavalo Lipizzan (foto) é originário da Eslovênia e que o mesmo é representado na moeda de 20 cêntimos de euro eslovena?

... que a mais antiga videira ainda viva em todo o mundo está localizada na cidade de Maribor?

... que a partir de 1 de janeiro de 2007, na Eslovênia, o tolar passou a ser usado como moeda em vez do euro?

... que Melania Trump, esposa do bilionário estadunidense e presidente dos Estados Unidos Donald Trump, nasceu na Eslovênia?


Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

WikiProjetos

Associados Wikimedia

Eslovénia no Wikinotícias     Eslovénia no Wikiquote     Eslovénia no Wikilivros     Eslovénia no Wikisource     Eslovénia no Wikcionário     Eslovénia na Wikiversidade     Eslovénia no Wikivoyage     Eslovénia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Eslov%C3%A9niaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Eslov%C3%A9niaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Eslov%C3%A9niaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Eslov%C3%A9niaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Eslov%C3%A9niaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Eslov%C3%A9niaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Eslov%C3%A9niaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Eslov%C3%A9niaCommons-logo.svg

Recarregar