Tolar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Tolar (desambiguação).
Tolar esloveno
Slovenski tolar (em esloveno)
Dados
Código ISO 4217 SIT
Usado  Eslovênia
Inflação 0.8%
Bank of Slovenia, 2005
Sub-Unidade
1/100

Stotin
Símbolo Não disponível
Plural Tolares
Moedas Não disponível
Notas Não disponível
Banco central Banco da Eslovénia
http://www.bsi.si/en/
Fabricante Banco da Eslovénia
http://www.bsi.si/en/

O tolar foi a moeda oficial da Eslovênia entre outubro de 1991 e dezembro de 2006, tendo sido substituído pelo Euro. O tolar era dividido em cem stotins. O código monetário ISO 4217 para o tolar é SIT.

O nome tolar deriva de Thaler (em português táler), uma moeda de prata cunhada pela primeira vez em 1518 em Joachimsthal, Boêmia, da qual deriva a palavra inglesa dollar.

Como o esloveno é uma linguagem com variação na forma plural as flexões do plural da palavra "tolar" são tolarja para 2 SIT, tolarji para 3 ou 4 SIT e a partir de 5 SIT, usa-se a palavra tolarjev, genitivo plural de tolar.

Em 28 de junho de 2004, o tolar foi atrelado ao euro no Sistema Monetário Europeu, através do European Exchange Rate Mechanism II , o mecanismo de taxas de câmbio da União Europeia.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O tolar foi introduzido em 8 de Outubro de 1991. Ele convertia e substituía o dinar iugoslavo na proporção de 1 para 1. Em 28 de Junho de 2004 o tolar foi atrelado ao euro no Sistema Monetário Europeu ("European Exchange Rate Mechanism")

Em 1 de Janeiro de 2007, o tolar foi substituído pelo euro. As emissões eslovenas de moedas do euro seguiram o padrão adotado pelas demais nações que utilizam esta moeda. O cronograma de conversão do tolar para o euro foi diferente do adotado na primeira onda de adesão à moeda única. A taxa de conversão foi encerrada em 11 de Julho de 2006 em 239,64 tolares para 1 euro. Apesar de substituído, o tolar se manteve aceito para realização de pagamentos mas o troco passou a ser dado em euros.

Moedas[editar | editar código-fonte]

Em 1992, foram introduzidas moedas as denominações de 10, 20 e 50 stotins ("stotinov"), e 1, 2 e 5 tolares ("tolarjev"). A moeda de 10 tolares foi adicionada em 2000, seguida das moedas de 20 e 50 tolares, em 2003. O anverso exibe a denomimação do valor enquanto o reverso exibe animais nativos da Eslovênia.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.