Kuna croata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O kuna ou, na sua forma aportuguesada, cuna[1] (plural em português: kunas ou cunas[1] ), oficialmente kuna ou cuna croata, é a moeda oficial da Croácia. A unidade divisional do kuna é a lipa: 100 lipas perfazem 1 kuna. O código ISO 4217 para o kuna é HRK.

A palavra kuna significa "marta" em croata; a palavra lipa quer dizer "tília". O nome da moeda croata refere-se, portanto, ao antigo uso de peles de marta como unidades de valor no comércio medieval e não tem relação com as diversas moedas chamadas koruna.

O kuna foi criado em junho de 1994 após a independência da Croácia, em substituição ao dinar iugoslavo. Durante um período de transição, no início dos anos 90 até 1994, circulou na Croácia o dinar croata, abolido após a criação da kuna.

O kuna é gerenciado pelo Banco Nacional da Croácia e é cunhado pelo Instituto Monetário da Croácia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Henriques, Raul Pinheiro. Designação de unidades monetárias em português: Léxico e normalização linguística. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa — Departamento de Linguística Geral e Românica, 2013. Página visitada em 1 de dezembro de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.