Moedas de euro andorranas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre União Europeia e Andorra
Bandeira da União Europeia   Bandeira da Andorra
Mapa indicando localização da União Europeia e da Andorra.
Mapa indicando localização da União Europeia e da Andorra.

O euro (EUR o ) é uma moeda comum utilizada nos países da União Europeia que pertencem à Zona Euro. As moedas do euro têm uma face comum a todos os países-membros e outra face nacional, mostrando um desenho escolhido pelo país que cunhou a moeda.

No entanto, seis países europeus que não fazem parte da Zona Euro nem da União Europeia utilizam esta moeda, sendo que três deles têm acordo sobre a sua utilização, pelo que cunham a sua própria moeda, e os restantes utilizam-na de facto, como é o caso de Andorra.

Antes da criação do euro, Andorra utilizava a peseta espanhola e o franco francês. Com a adesão da Espanha e França à moeda única Andorra tornou-se utilizadora de facto do euro.

Em 2003, o Governo de Andorra solicitou oficialmente à União Europeia a autorização para cunhar as suas próprias moedas de euro. O Banco Central Europeu acolheu a solicitação, tendo sido realizadas negociações desde 2004.[1] 1 de janeiro de 2009 foi apontada como a data mais próxima possível de adesão, no entanto não veio a se concretizar.[2]

O objetivo foi, então, de cunhar a sua própria moeda a partir de 2012, data ao menos considerada em maio de 2010 segundo a entrevista feita a Benjamin Angel, responsável pelas questões de transição ligadas à UEM, no seio da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia.[3] A tiragem não excederá o valor de 2,3 milhões.

Acordo monetário[editar | editar código-fonte]

O acordo monetário[4] foi assinado em 29 de junho de 2011, entre a Comissão Europeia e o Principado de Andorra. No artigo primeiro do acordo é confirmado que o euro é a moeda oficial do país e não apenas moeda de facto. Foi assinado por Olli Rehn, comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, e por Antoni Martí Petit, chefe do Governo de Andorra.

Andorra não pode emitir notas, mas poderá «emitir as moedas de euro a partir de 1 de julho de 2012»[4] . A emissão das moedas será feita por uma instituição à sua escolha e, pelo menos, 80% dessas moedas serão colocadas em circulação. O Principado poderá de igual forma cunhar as suas moedas de euro para coleção, além da sua produção monetária.

Um projeto para a face nacional da moeda foi produzida sem no entanto ser oficial.

Referências

  1. «Boletim Mensal do BCE - Abril de 2006» (PDF) (em inglês). Banco Central Europeu. Consultado em 16 de novembro de 2011 
  2. «Andorra - Informationen zu künftigen Euromünzen und der Einführung des Euro» (em alemão). euro-anwaerter.de. Consultado em 16 de novembro de 2011 
  3. «Monnaies Magazine du mois de mai 2010» (em francês). mongenie [ligação inativa]
  4. a b «Acordo monetário entre a União Europeia e o Principado de Andorra» (PDF) (em francês). Comissão Europeia. Consultado em 16 de novembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Andorra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.