Libra esterlina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde dezembro de 2009). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Libra esterlina
Pound Sterling (em inglês)
Dados
Código ISO 4217 GBP
Usado  Reino Unido
Dependências da Coroa do Reino Unido
Territórios britânicos ultramarinos
Inflação 3% (UK CPI, Abril 2008)
2,3% (The World Factbook, 2007)
The World Factbook, 2007 est.
Sub-Unidade
1/100


Penny (centavo)
Símbolo £
Plural Libras esterlina
Moedas 1p, 2p, 5p, 10p 20p, 50p, £1, £2 e £5
Notas £5, £10, £20 e £50
(£1 Escócia e £100 Escócia e Irlanda do Norte somente)
Banco central Não disponível
Bank of England
Fabricante Royal Mint
www.royalmint.com

A libra esterlina ou simplesmente libra (em inglês, pound, plural pounds, informal. Pound Sterling, ou pounds sterling, formal) é a moeda oficial do Reino Unido. Desde 15 de Fevereiro de 1971 e da adoção do sistema decimal, ela é dividida em 100 pence (singular: penny). Antes dessa data, uma libra esterlina valia 20 shillings (que valiam por sua vez 12 pence cada um), ou 240 pence.[1]

A palavra libra (pound) era um termo utilizado pelas unidades monetárias de várias regiões da Europa. A palavra deriva do baixo latim libra (século X). Originalmente, esse valor correspondia a uma libra de prata.

A palavra esterlina (sterling) vem do francês antigo esterlin, que originou o termo em inglês antigo stière (forte, duro, indestrutível), nome dos dinheiros escoceses do rei David I da Escócia (1123 a 1153) e, do novo dinheiro inglês do rei Henrique II em 1180. Caracterizando-se, a partir dessa data, como sendo moeda cunhada em oito gramas de ouro, sendo sua conversão real do seu vale, correspondente em cédula.

Um aspecto importante da libra é o fato de ser emitida por mais de um banco, uma vez que o padrão é único, ou seja, os bancos da Inglaterra e da Escócia operam em coordenação, embora o comando e controle da política monetária sejam definidos somente pelo banco da Inglaterra.

A libra esterlina, simbolizada pelo "£ (Sterling)", símbolo derivado de $(cifrão) e "L" maiúsculo manuscrito, ou seja, o "padrão - ouro", também é utilizada em Matemática para assinalar as funções e as regras de derivação e/ou determinação de derivadas.

A libra esterlina é considerada uma das moedas mais valorizada do mundo, superando inclusive o euro e o dólar, abaixo apenas de dinar kuwaitiano, dinar bareinita, rial omanense e dinar jordano.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Nota linguística: penny, pence e shilling traduzem-se em português como dinheiro, dinheiros e xelim, respectivamente. Essas traduções, no entanto, têm-se tornado algo arcaicas, e na maioria das vezes utilizam-se as palavras inglesas sem tradução.
  2. «XE Currency Table: GBP - British Pound». XE. Consultado em 2 de abril de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.