Saba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Saba (desambiguação).
Saba
Flag of Saba.svg
Saba wapen.svg
Bandeira Brasão
Lema: "Remis Velisque" (Latim)
"Como remos e velas" (Português)

Localização

Capital The Bottom
Cidade mais populosa The Bottom
Língua oficial Neerlandês e inglês[1]
 - Geografia Geografia
Área  
 - Total 13 km² 
População  
 - Estimativa para 2013 1,991 hab. 
 - Densidade  (150/km².º)
Moeda Dólar Americano (USD)
Cód. Internet .an, .nl
Cód. telef. +599-4

Saba é uma das ilhas e município especial dos Países Baixos localizada nas Pequenas Antilhas, no mar do Caribe.

Foi descoberta por Cristóvão Colombo em 13 de novembro de 1493. É território neerlandês desde 1640. A partir de 1 de janeiro de 2010, passou a ter o estatuto de município do Reino dos Países Baixos, sendo dissolvido, nesse momento, o território das Antilhas Holandesas.

Sua capital é The Bottom. A população da ilha era de 1 991 habitantes em 2013 , com uma densidade populacional de 118 h/km². A área da ilha é de 13 km². O ponto mais alto da ilha tem 887 metros, no Mount Scenery, um vulcão ativo, porém a última erupção desse vulcão ocorreu em 1640.

Possui uma rica vegetação densa na maior parte da ilha e grandes paredões rochosos. Além de uma grande diversidade botânica tropical. As únicas maneiras de se chegar à ilha são por embarcações ou de avião. A companhia aérea Winair administra o único aeroporto da ilha, que faz voos diários para as ilhas de São MartinhoSanto Eustáquio e São Cristóvão.

A ilha é servida pelo aeroporto Juancho E. Yrausquin, com uma pista de 400 metros, considerado um dos mais perigosos aeroportos do mundo.[2] Apesar do perigo, nunca houve acidentes no aeroporto, que também comporta um pequeno heliporto.

Na capital da ilha, The Bottom, encontra-se a Saba University School of Medicine, uma universidade de medicina com pouco mais de 180 alunos.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Saba está ao sudoeste de São Martinho e noroeste de Santo Eustáquio e parte das Ilhas Leeward . Faz parte dos chamados. Ilhas SSS

A ilha é de vulcânica origem e consiste principalmente do vulcão Mount Cenário. O pico mais alto dos seus quatro cone vulcânico sobe 877 metros para o céu, marcando a maior elevação do Reino dos Países Baixos .

Os 13  quilômetros quadrados da ilha são quase redondos, e são de 4,5 km de diâmetro e é cercada por falésias franjas; praias naturais não existem. A 250 metros ao norte da Saba é uma ilha rochosa desabitada Islândia verde , que é cheio de plantas tropicais.

População[editar | editar código-fonte]

Saba tem 1.846 habitantes (censo a partir de janeiro de 2014)  [3], dos quais cerca de 58 por cento são Católico Romanos e 14 por cento Anglicana , 22 por cento da população pertencem a outras comunidades religiosas diante.

Na verdade, o funcionário língua holandesa , mas há Inglês tanto como coloquial, bem como a educação e a língua oficial antes. Cinco por cento da população fala espanhol e apenas dois por cento dos holandeses como primeira língua .Cerca de um por cento da população fala o crioulo Papiamentu .

Principais cidades[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.