Saba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saba
Flag of Saba.svg
Saba wapen.svg
Bandeira Brasão
Lema: With oars and sails (Inglês)

Como remos e velas (Português)


Localização

Capital The Bottom
Cidade mais populosa The Bottom
Língua oficial Holandês, Inglês e Alemão
Área  
 - Total 13 km² 
População  
  1,991 hab. 
 - Densidade  (150/km³.º)
Moeda Dólar Americano (USD)
Cód. Internet .an, .nl
Cód. telef. +599-4

Saba é uma das ilhas e município especial dos Países Baixos localizada nas Pequenas Antilhas, no mar do Caribe.

Foi descoberta por Cristóvão Colombo em 13 de novembro de 1493. É território neerlandês desde 1640. A partir de 1 de janeiro de 2010, passou a ter o estatuto de município do Reino dos Países Baixos, sendo dissolvido, nesse momento, o território das Antilhas Neerlandesas.

Sua capital é The Bottom. A população da ilha era de 1 991 habitantes em 2013 , com uma densidade populacional de 118 h/km². A área da ilha é de 13 km². O ponto mais alto da ilha tem 887 metros, no Mount Scenery, um vulcão ativo, porém a última erupção desse vulcão ocorreu em 1640.

Possui uma rica vegetação densa na maior parte da ilha e grandes paredões rochosos. Além de uma grande diversidade botânica tropical. Os únicos métodos de chegar a ilha é por embarcações ou com voos diários que chegam na ilha. A companhia aérea Winair administra o único aeroporto da ilha, que faz voos diários paras ilhas de São MartinhoSanto Eustáquio e São Cristóvão.

A ilha é servida pelo aeroporto Juancho E. Yrausquin, com uma pista de 400 metros, considerado um dos mais perigosos aeroportos do mundo.[1] Apesar do perigo, nunca ouve acidentes no aeroporto, que também comporta um pequeno heliporto.

Na capital da ilha, The Bottom, se encontra a Saba University School of Medicine, uma universidade de medicina com pouco mais de 180 alunos.

Principais cidades[editar | editar código-fonte]


Mapa da ilha de Saba

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.