Falésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Falésia, arriba ou costa alta é um acidente geográfico constituído por uma encosta íngreme ou vertical. Geralmente estes termos referem-se a formações litorâneas, mas também podem ser consideradas aquelas encontradas em montanhas, falhas e margens de rios. Quando uma falésia tem grandes dimensões é chamada de penhasco.

Falésias são escarpas que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. As ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa.[1] Com as mudanças climáticas, o nível do mar pode descer, deixando entre a falésia e o mar um espaço plano. Passa-se a chamar, então, uma arriba fóssil. As falésias são geralmente constituídas de camadas sedimentares ou vulcano-sedimentares, acompanhando a linha costeira. No Nordeste brasileiro são conhecidas como formações do grupo Barreira.

Aparecem no litoral meridional do Brasil: no Rio de Janeiro e no litoral do Rio Grande do Sul, como por exemplo na Praia de Torres onde ocorre a proximidade da Serra do Mar com o litoral. Há também as falésias do Rio Grande do Norte, localizadas na Praia de Pipa e também as falésias da praia de Tambaba (PB), Canoa Quebrada (CE)[2] e as localizadas em cidades como Porto Seguro, Prado e Mucuri, no sul e extremo-sul da Bahia.[3][4] Um litoral de falésias é indicativo de movimentos positivos do relevo, seja por eustasia seja por epirogênese.

A localização das mais altas falésias do mundo depende também da definição do conceito. O Guinness World Records afirma que a mais alta falésia do mundo fica em Kalaupapa, Havaí.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mundo Estranho (: ). «O que são falésias?». Consultado em 5 de janeiro de 2016. 
  2. Canoa Quebrada e Aracati - As praias
  3. Extremo Sul da Bahia é opção de praias na baixa temporada
  4. Falésias e praias virgens enfeitam o litoral da Bahia
  5. «Highest Cliffs». Guinness World Records. Arquivado desde o original em 27 de novembro de 2005. Consultado em 2 de maio de 2006. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Conteúdo relacionado com Cliffs no Wikimedia Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.