Praia de Pipa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praia de Pipa/RN - Brasil
Praia Pipa.jpg

Vista da Praia de Pipa.

Localização
Coordenadas
Endereço
Parte de
Altitude
39 mVisualizar e editar dados no Wikidata
Descrição
Tipo de praia
oceânica
Extensão da orla
10km.
Banhada por
Funcionamento
Acesso público
terrestre

A Praia da Pipa ficou conhecida em razão de uma pedra localizada à beira-mar, cuja forma assemelha-se a uma pipa (vasilha de guardar bebidas). Seus antigos moradores indígenas mantiveram comércio de pau-brasil com os franceses a época da invasão do litoral potiguar. Pipa tem registro em mapas 1515, de Reinel, pai, como “Oratapipy”; 1550, de Pierre Descaliers, como “ Oracampica”; 1574, de Luís Teixeira, como “Itacoatisara”; 1625, de Jodocus Honduís, como “Ponta da Pipa”; 1626, de Albernoz, como “Itacoatiara”; 1643, de Macgrave, como “Tapuya paraçoitaba ou pta da pipa”. (fonte: Câmara Municipal de Tibau do Sul).

Pipa tornou-se distrito através da lei nº 379 de dezembro de 2008, a partir de um projeto de lei municipal apresentado à Câmara Municipal de Tibau do Sul, pelo então vereador Manoel Messias Marinho. Pipa hoje em dia é um distrito do município de Tibau do Sul, ficando a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. É o principal balneário do Litoral Sul do estado, que inclui ainda praias como Ponta do Madeiro e Praia do Amor.

A mais endêmica e atípica característica desse paraíso tropical é a junção entre dunas imponentes sobrepostas no horizonte em cima dos tabuleiros que acabam em falésias geomorfologicamente vivas pela ação do mar e ventos; não se conhece outro lugar do mundo em que a costa de dunas e falésias sedimentares se recombinem de forma tão espetacular com um verde denso que chega a tomar a parte frontal falesiana.

Sobre a praia[editar | editar código-fonte]

Inicialmente era uma pacata vila de pescadores, bem calma, tranquila, até ser frequentada por surfistas e logo em seguida turistas de todas as partes do planeta. É famosa por ter uma das noites mais movimentadas do estado, possui grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação.

Pipa continua sendo um lugar que atrai muitos surfistas em função de suas ondas, e recentemente vem sendo procurada também por praticantes de kitesurf, graças a combinação de belas ondas e bons ventos.

O nome "pipa" deve-se ao fato de que os portugueses ao passar de navio pelas proximidades avistaram uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Pipa, em Portugal, é a denominação mais usual para barril de vinho ou de azeite,[1] forma que a pedra fazia lembrar.

Pipa também tem história na guerra do Brasil holandês, como explica o verbete dedicado a Maurício de Nassau.

A Praia de Pipa, em toda a sua extensão, está definida como área de preservação de tartarugas marinhas, segundo a Resolução n.º10, de 24/10/1996, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).[2]

Esclarece-se que o nome Praia de Pipa é mais conhecida pelos habitantes locais e pela população do estado, enquanto que o nome Praia da Pipa é mais conhecida pelos turistas.

A praia também realiza anualmente o Festival Gastronômico de Pipa.

Vista panorâmica da Praia de Pipa.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Praia de Pipa
SEQUÊNCIA DE PRAIAS
Oceano Atlântico
precedida por:

Ponta do Madeiro (Tibau do Sul)

Praia de Pipa

(Tibau do Sul)

sucedida por:

Praia do Amor (Tibau do Sul)

Ícone de esboço Este artigo sobre uma praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Rio Grande do Norte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.