Portal:Rio Grande do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal do Rio Grande do Norte
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Rio Grande do Norte.
(Atualizar Conteúdos)

Portal do Rio Grande do Norte


Bandeira do Rio Grande do Norte.svg
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o estado brasileiro do Rio Grande do Norte.


 ver·editar Rio Grande do Norte
Mapa político do Rio Grande do Norte.
Localização do Rio Grande do Norte no Brasil.

Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte a leste, a Paraíba a sul e o Ceará a oeste. É dividido em 167 municípios e sua área total é de 52 811,126 km², o que equivale a 3,42% da área do Nordeste e a 0,62% da superfície do Brasil, sendo um pouco maior que a Costa Rica. Com mais de três milhões de habitantes, o Rio Grande do Norte é o décimo sexto estado mais populoso do Brasil, possuindo o melhor IDH e a maior renda per capita do Nordeste e a melhor expectativa de vida do Norte-Nordeste (74 anos), acima das médias nacional (73,8 anos) e regional (71,2 anos). Na bandeira nacional brasileira, o estado é representado pela estrela Shaula (λ Scorpius).

Devido à sua localização geográfica, que forma um vértice a nordeste da América do Sul, o Rio Grande do Norte é tido como uma das "esquinas" do Brasil e do continente, posição que também lhe confere uma grande projeção para o Atlântico (a maior dentre os estados brasileiros). Seu litoral, com extensão aproximada de quatrocentos quilômetros, é um dos mais famosos do Brasil. Na economia, destaca-se o setor de serviços. Devido ao seu clima semiárido em parte do litoral norte, o Rio Grande do Norte é responsável pela produção de mais 95% do sal brasileiro.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo destacado aleatório
Bandeira de Natal.svg

Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal, à microrregião de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e ao Polo Costa das Dunas. A cidade nasceu às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil, numa região chamada "esquina do continente", distante 2.507 quilômetros de Brasília. É conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de "Capital Espacial do Brasil" devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim.

A capital potiguar é a capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, é a vigésima cidade mais populosa do país, detendo em 2010 uma população de 803.311 habitantes, além de ser a sede da quarta maior Região Metropolitana do Nordeste brasileiro, 15ª maior do país e 369ª maior do mundo. Deve-se observar que há áreas conurbadas à cidade, porém pertencentes aos municípios vizinhos, como Nova Parnamirim, com aproximadamente 50 mil habitantes, que é uma extensão da zona sul da cidade, dentro do município vizinho de Parnamirim, e outras áreas do aglomerado urbano da metrópole. Atrai aproximadamente 2 milhões de turistas ao ano por contar com muitas praias e belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país, o Carnatal, o que faz com que a cidade se configure como a oitava cidade mais visitada por turistas do Brasil (dado de 2005) e a mais visitada por portugueses. O município foi eleito pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo) como o melhor destino turístico do Brasil em 2007.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar História

Com a distribuição das capitanias hereditárias, o então Rio Grande é doado, em 1535, a João de Barros e Aires da Cunha, pelo Rei Dom João III de Portugal. A colonização fracassa e os franceses, que traficavam o pau-brasil, passam a dominar a área até 1598, quando os portugueses, liderados por Manuel de Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque Maranhão, iniciaram a construção do Forte dos Reis Magos para garantir a posse da terra.

O domínio lusitano durou até 1634, quando o Forte dos Reis Magos caiu em poder dos holandeses, que só foram expulsos em 1654. Nesse período, todos os arquivos, documentos e registros do governo português foram destruídos, o que até hoje dificulta a reconstituição da história da época.

Invasões preocupavam Portugal e, uma vez que a capitania do Rio Grande do Norte ficava localizada no ponto mais estratégico da costa brasileira, o Rei retomou a posse da Capitania e ordenou a construção de um forte para expulsar os Franceses da costa.

Em 1701, após ser dirigido pelo governo da Bahia, o Rio Grande do Norte passou ao controle da capitania de Pernambuco. Em 1817, a capitania aderiu à Revolução Pernambucana, instalando-se na cidade de Natal uma junta do governo provisório. Com o fracasso da rebelião, aderiu ao Império e tornou-se província em 1822. Em 1889, com a República, transformou-se em Estado.


 ver·editar Imagem aleatória
Praça da Matriz de Nísia Floresta.


 ver·editar Categorias
 ver·editar Você sabia?

...que o Rio Grande do Norte é conhecido "esquina do continente" americano devido à sua localização geográfica no Brasil?

...que o Rio Grande do Norte é o segundo estado mais seguro da nação, atrás apenas de Santa Catarina?

...que o Rio Grande do Norte apresenta a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o menor índice de mortalidade infantil, o menor índice de desnutrição e a segunda maior expectativa de vida da Região Nordeste,?

...que o Rio Grande do Norte é o estado que mais produz mais de 95% do sal brasileiro e é um dos maiores produtores de petróleo do país?

 ver·editar Como colaborar!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o estado do Rio Grande do Norte na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Projetos

   Principal   

  • Apoie a criação do Wikiprojeto Rio Grande do Norte, clicando aqui.

   Outros   

Geográfico
Sociedade
 ver·editar Relacionados
 ver·editar Wikimedia
Rio Grande do Norte no Wikinotícias     Rio Grande do Norte no Wikiquote     Rio Grande do Norte no Wikilivros     Rio Grande do Norte no Wikisource     Rio Grande do Norte no Wikcionário     Rio Grande do Norte na Wikiversidade     Rio Grande do Norte no Wikivoyage     Rio Grande do Norte no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Rio_Grande_do_NorteWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Rio_Grande_do_NorteWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Rio_Grande_do_NorteWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Rio_Grande_do_NorteWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Rio_Grande_do_NorteWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Rio_Grande_do_NorteWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Rio_Grande_do_NorteWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Rio_Grande_do_NorteCommons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página
Bandeira do Rio Grande do Norte
Rio Grande do Norte
História • Política • Geografia • Demografia • Economia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens