Portal:Ji-Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal de Ji-Paraná
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Ji-Paraná.

Portal de Ji-Paraná

Ji-Paraná é um município do estado de Rondônia, no Brasil. O nome do município tem origem na expressão da língua geral setentrional jy paraná, que significa "rio dos machados", através da junção de jy (machado) e paraná (rio). É uma alusão ao grande número de pedras que se pareciam com machados indígenas no então rio Ji-Paraná, atualmente conhecido como rio Machado.



Saiba mais...
História


A atual cidade de Ji-Paraná já foi denominada sucessivamente Vila Urupá, Presidente Penna e Vila de Rondônia. Em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel concedeu emancipação política à Vila de Rondônia através da Lei nº 6.448, que deu autonomia ao município, transformando-o na atual Ji-Paraná. A instalação aconteceu no mesmo ano, no dia 22 de novembro, pertencendo o município ainda porém à Comarca de Porto Velho, até o dia 29 de fevereiro de 1980, quando, através da Lei nº 6.750, de 10 de dezembro de 1979, deu-se a instalação do Município de Ji-Paraná.

Saiba mais...
Você sabia…


...que a cidade é conhecida por "Coração de Rondônia", devido à localização da cidade na região central do estado e à presença de uma ilha com o formato que lembra um coração, localizada na confluência dos rios Machado e Urupá.
...que o município fica bem ao centro do estado?
...que é cortada pela BR-364?
Artigo em destaque…


Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJP) é uma instituição privada de ensino superior que se localiza no município de Ji-Paraná, Rondônia. A origem da unidade da Ulbra de Ji-Paraná prende-se à idéia concebida há alguns anos pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, por meio do projeto de Ji-Paraná, que começou a se tornar realidade no ano de 1984 com a doação de uma área de 52.250 m², pelo empresário Luís Bernardi destinada num primeiro momento à construção de uma escola que oferecesse o ensino fundamental e médio. Para a construção da escola, a Evangelische Zentralstelle, da Alemanha, aprovou a doação de 50% da verba necessária, e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), através da Fundação Luterana e a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo de Canoas, completaram a verba necessária para a concretização do projeto. A construção do prédio, totalizando dez blocos interligados por passarelas, teve início em julho de 1984, perfazendo mais de 6000 m² de área construída. Em julho de 1986, foi criada a associação Jiparanaense de Educação e Cultura (AJEC), fase embrionária que se tornou Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná (Iles/Ulbra) e hoje, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra).

Saiba mais...
Imagem em destaque…



Teatro Dominguinhos.



Ji-Paraná no Commons