Portal:Vale do Aço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Atualizar conteúdos)
Bem vindo ao portal do
Vale do Aço
Aeroporto de Ipatinga, em Santana do Paraíso.Avenida Pedro Linhares Gomes com a Usiminas ao fundo, em Ipatinga.Coronel Fabriciano e a Serra dos Cocais em segundo planoEscritório Central da Aperam South America, em Timóteo.
Igreja Matriz de São Sebastião, em Coronel Fabriciano.Lagoa Dom Helvécio, no Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria.Monumento Sinergia, em Timóteo.Praça Santa Ifigênia, em Córrego Novo.
Esse portal pretende reunir informações e mídia sobre a Região Metropolitana do Vale do Aço
Vale do Aço | Imagens
Comentários na página de discussão
 ver·editar Vale do Aço
Imagem de satélite do das três principais cidades do Vale do Aço; Coronel Fabriciano (ao meio), Ipatinga (acima) e Timóteo (abaixo).

A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), mais conhecida como Vale do Aço, é uma região metropolitana brasileira no interior do estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do país. Foi reconhecida pela lei complementar nº 51, de 30 de dezembro de 1998, sendo efetivada como região metropolitana em 12 de janeiro de 2006. Localizada no Vale do Rio Doce, é composta pelas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo e pelo colar metropolitano, que é constituído por outros 24 municípios.

O desbravamento da região, que teve início no século XVI, mas foi intensificado somente no século XIX, levou ao surgimento dos primeiros núcleos urbanos, que deram origem a alguns municípios do colar metropolitano. Devido à vastidão das florestas a área ficou conhecida a princípio como Vale Verde. Posteriormente, a locação da Estrada de Ferro Vitória a Minas entre 1911 e 1929 favoreceu a colonização, mas foi a instalação da Belgo-Mineira em Coronel Fabriciano, em 1936, a responsável por acelerar o desenvolvimento populacional, o desmatamento e a construção de casas, estabelecimentos e ruas.

A implantação da Acesita (em Timóteo) e Usiminas (em Ipatinga), nas décadas de 1940 e 50, respectivamente, também trouxe infraestrutura básica e espaços de lazer à população e consolidou a integração das atuais cidades, cujos territórios encontravam-se subordinados a Coronel Fabriciano até 1964. Por influência da importância econômica das siderúrgicas a região passou a ser chamada de Vale do Aço. Tornou-se conhecida internacionalmente em virtude das grandes empresas locais, a exemplo da Aperam South America (antiga Acesita), Cenibra e Usiminas, e apesar de seu povoamento relativamente recente, corresponde a um dos principais polos urbanos do interior do estado.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais sobre o Vale do Aço...


 ver·editar Artigo destacado aleatório
Bandeira de Coronel Fabriciano

Coronel Fabriciano é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço e se localiza a leste da capital do estado, distando desta cerca de 200 km. Ocupa uma área de pouco mais de 221 km², sendo aproximadamente 17 km² em área urbana.

O começo do povoamento ocorreu em meados do século XIX, associado ao fluxo de tropeiros, levando à formação do povoado de Santo Antônio de Piracicaba na região do atual Melo Viana e à posterior criação do distrito em 1923. Na mesma ocasião, a localidade passa a ser atendida pela EFVM e é construída a Estação do Calado, ao redor da qual se estabeleceu o núcleo urbano que corresponde ao Centro de Fabriciano. O desenvolvimento observado em função da vinda de complexos siderúrgicos culminou na criação do município, emancipado de Antônio Dias em 1948. Sediou os núcleos industriais da Acesita e Usiminas, que foram essenciais para a evolução da cidade. Mas, com a emancipação de Timóteo e Ipatinga na década de 60, as empresas passaram a pertencer a estes municípios, respectivamente.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar Imagem aleatória
Monumento "Os Cinco Elementos da Natureza" na Praça da Estação e o Sobrado dos Pereira, em Coronel Fabriciano.


 ver·editar Conheça os municípios
 ver·editar Você sabia que...
  • ...apesar do reconhecimento da região metropolitana somente em 1998, a primeira comissão a favor da oficialização do Vale do Aço como aglomeração urbana é datada de 1974?
  • ...o Parque Ipanema, em Ipatinga, é uma das maiores áreas verdes do Brasil localizadas dentro de um perímetro urbano?
  • ...o Hospital Doutor José Maria Morais (antigo Hospital Siderúrgica), em Coronel Fabriciano, criado em 1936, foi um dos primeiros grandes centros de saúde do leste mineiro?


 ver·editar Categorias


 ver·editar Artigos relacionados
 ver·editar Vale do Aço no...
Vale do Aço no Wikinotícias     Vale do Aço no Wikiquote     Vale do Aço no Wikilivros     Vale do Aço no Wikisource     Vale do Aço no Wikcionário     Vale do Aço na Wikiversidade     Vale do Aço no Wikivoyage     Vale do Aço no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Vale_do_A%C3%A7oWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Vale_do_A%C3%A7oWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Vale_do_A%C3%A7oWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Vale_do_A%C3%A7oWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Vale_do_A%C3%A7oWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Vale_do_A%C3%A7oWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Vale_do_A%C3%A7oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Vale_do_A%C3%A7oCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página