Portal:Bahia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Receba as nossas boas-vindas ao Portal da Bahia!
Este é o portal dedicado à Bahia. Aqui é o centro de partida para a navegação por todo o conteúdo relacionado aos mais diversos temas sobre a Bahia. Você pode continuar como leitor, mas também pode colaborar com a Wikipédia lusófona e com o Portal da Bahia. Para isto, vá ao quadro "Onde colaborar" e atenda um pedido. De toda maneira, sinta-se a vontade para abrir um novo tópico na página de discussão sobre o portal mesmo ou sobre os artigos relativos à Bahia em geral.
Símbolo do Portal Bahia.
Fitinha azul do Senhor do Bonfim.
Bairro do Comércio: Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Forte de São Marcelo e Fonte da Rampa do Mercado.
Ruínas do Castelo de Garcia d'Ávila e a Capela.
Bandeira da Bahia inserida no território baiano.
Rio São Francisco barrado para a geração de energia através do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso.
Placa da Irmandade da Boa Morte, de Cachoeira.
Praia da Barra cheia de banhistas, um dia antes da abertura do Carnaval de 2008, ao fundo estão o Farol da Barra e Forte de Santo Antônio da Barra.
Ilha Redonda do Arquipélago de Abrolhos.
Cidade Alta de Porto Seguro.
Objetos deixados no interior da gruta do Santuário de Bom Jesus da Lapa.
Rio Paraguaçu visto de longe.
Vista do Morro Pai Inácio.
Raso da Catarina.
Morro de São Paulo.
Fitinha vermelha do Senhor do Bonfim.
 ver·editar Bahia
Bandeira da Bahia

A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É aquela que mais possui vizinhos (oito) e a de maior litoral, banhado pelo Oceano Atlântico no leste do território. Ocupa mais de 567 mil quilômetros quadrados, sendo pouco maior que a França. Está situada no sul da região Nordeste, na qual representa maior extensão territorial, população, produto interno bruto e número de municípios. Sua capital é Salvador, que possui a maior população. Completam o grupo de dez municípios mais populosos Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas, Barreiras e Jequié.

Brasão da Bahia

Foi entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro onde a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou em 1500, marcando o achamento europeu do Brasil e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha. Parte mais antiga e um dos primeiros núcleos de riqueza açucareira da América Portuguesa, foi destino de imenso contingente de trabalhadores compulsórios africanos. Consequentemente, sua influência cultural está presente na música, na culinária, na religião, no modo de vida de sua população, não só ao redor de Salvador e Recôncavo baiano, mas, principalmente, em toda a costa baiana.

 ver·editar 
Nuvola filesystems services.png
Artigo em destaque


Itapetinga é um município brasileiro no interior da Bahia. Pertence a Mesorregião do Centro-Sul Baiano e a Microrregião de Itapetinga, a distância do município para a capital do estado é de 562 km e 580 km de carro. A sua população em 2010, segundo estimativa do IBGE, era de 68.314 habitantes, sendo assim a 24ª cidade mais populosa da Bahia.

O PIB de Itapetinga é de R$ 555 753,694 mil e o PIB per capita é de R$ 8 432,78. e a sua densidade é de 42,44 hab./km². O município é um dos mais urbanizados da Bahia, 97% da população mora na área urbana e apenas 3% na área rural. A economia itapetinguense é movimentada pela pecuária, frigoríficos, indústria de calçados e os serviços, que tem 56,36% de participação na economia.

O município tem como marca a pecuária, produz 1 600 litros de leite de vaca e possui 88 427 cabeças de bovinos segundo o Censo Agropecuário 2006 do IBGE. A cidade também é famosa pelo São João, que atrae milhares de pessoas que podem aproveitar a festa pública no Parque Poliesportivo da Lagoa ou nas festas privadas como a "Vaca Louca" e o "Forró Bakana".


 ver·editar 
Nuvola apps filetypes.png
Sabia que…
 ver·editar 
Nuvola filesystems camera.png
Imagem em destaque
Cachoeira (esquerda), São Félix (direita) e Rio Paraguaçu.JPG
Vista aérea do trecho do Rio Paraguaçu, pelo qual os municípios de Cachoeira (esquerda) e São Félix (direita) fazem limite entre si. Conectando ambas as margens está a Ponte Dom Pedro II.
 ver·editar 
Crystal Clear app desktop enhancements.png
Navegação externa
 ver·editar Onde colaborar
Fitinha azul do Senhor do Bonfim.