Portal:Rondônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Rondônia


Bandeira de Rondônia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o estado brasileiro de Rondônia.


 ver · editar Rondônia


Bandeira do Estado de Rondônia
Brasão do Estado de Rondônia
Mapa do estado e localização no Brasil
Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Norte e tem como limites os estados do Mato Grosso (a leste), Amazonas (ao norte), Acre (a oeste) e a República da Bolívia (a oeste e sul). O estado possuí 52 municípios e ocupa uma área de 237.576,167 quilômetros quadrados, praticamente igual à da Romênia. Sua capital é a cidade de Porto Velho.

Com 1.503.928 habitantes (IBGE/2009), Rondônia é o 3º estado mais populoso e o mais denso da região Norte, sendo o 23º mais populoso do Brasil. A capital de Rondônia, Porto Velho, possui uma população de 382.829 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE para 2009, sendo a 3ª maior capital da região Norte. A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta principalmente de imigrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os paranaenses, paulistas, mineiros, gaúchos, capixabas, baianos e matogrossenses (cuja presença é marcante nas cidades do interior do estado), além de cearenses, maranhenses, amazonenses e acreanos, que fixaram-se na capital, preservando-se ainda os fortes traços amazônicos da população nativa nas cidades banhadas por grandes rios, sobretudo em Porto Velho e Guajará-Mirim, as duas cidades mais antigas do estado.

 ver · editar Artigo destacado aleatório


Rio Madeira, ao fundo Porto Velho.

Porto Velho é a capital e o maior município, tanto em extensão territorial quanto em população, do estado de Rondônia. Com uma área de 34.068,50 km², o município é maior que os estados de Sergipe e Alagoas, apesar disso a sua população é de 382.829 habitantes, sendo assim a terceira maior capital da região Norte superado apenas pelas cidades de Manaus e Belém. Localiza-se à margem direita do rio Madeira (afluente do rio Amazonas).

Tornado município do Amazonas em 2 de outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em plena Floresta Amazônica, e inserida na maior bacia hidrográfica do mundo, onde os rios ainda governam a vida dos homens, é a capital do estado de Rondônia. Fica nas barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior afluente da margem direita do rio Amazonas.

Ler artigo»

 ver · editar Você sabia?


Você sabia que...
 ver · editar Como colaborar


Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Estado de Rondônia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados ao estado de Rondônia dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


 ver · editar Projetos
 ver · editar Wikimedia


Wikimedia-logo.svg
Rondônia no Commons Rondônia no Commons
Imagens e mídia
Rondônia no Wikcionário Rondônia no Wikcionário
Definições
Rondônia no Wikilivros Rondônia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Rondônia no Wikinotícias Rondônia no Wikinotícias
Notícias
Rondônia no Wikiquote Rondônia no Wikiquote
Citações
Rondônia no Wikisource Rondônia no Wikisource
Biblioteca
Rondônia na Wikiversidade Rondônia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Veja também


Recarregue o conteúdo desta página