Portal:Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal do Estado do
Paraná

Paraná

Bandeira do Estado do Paraná
Brasão do Estado do Parana
Mapa do estado e localização no Brasil
O Paraná é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na região Sul do país e tem como limites São Paulo (a norte e leste), oceano Atlântico (leste), Santa Catarina (sul), Argentina (sudoeste), Paraguai (oeste) e Mato Grosso do Sul (noroeste). Ocupa uma área de 199.880 km², pouco maior que o Senegal.

Sua capital é Curitiba e outros importantes municípios são Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Toledo, Umuarama, Francisco Beltrão, Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte, além de outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba como Araucária, que possui o segundo PIB do estado.

De acordo com PIB, o Paraná é o quarto estado mais rico do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Paraná apresenta uma estreita planície no litoral, e a serra do Mar é a borda dos Planaltos e Serras de Leste-Sudeste. Após a Depressão Periférica, no centro-leste do estado, surgem os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.

Artigo

Curitiba
Curitiba é uma cidade brasileira, capital do estado do Paraná, localizada a 945 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. Em 2007, segundo a revista norte-americana Reader's Digest, era a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil. É a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.851.215 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3.172.357 habitantes sobre uma área de 15.447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil.


Geografia

Parque Estadual de Vila Velha Rio Iguaçu
A Taça, um dos principais símbolos do Parque e de Ponta Grossa.
O Parque Estadual de Vila Velha situa-se na cidade brasileira de Ponta Grossa, estado do Paraná. O parque está à vinte quilômetros a sudeste do centro da cidade e à cem quilômetros de Curitiba, capital do Estado.

Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, o governo estadual criou o parque pelo motivo de proteger 18 km² de formações rochosas. O parque foi classificado como um dos sítios geológicos brasileiros, pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos, graças às esculturas naturais impressionantes causadas pela erosão nos arenitos do Grupo Itararé.

Rio Iguaçu
O Rio Iguaçu é um afluente do rio Paraná e é o maior rio do estado do Paraná, Brasil, formado pelo encontro dos rio Iraí e rio Atuba na parte leste do município paranaense de Curitiba junto a divisa deste com os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais.

O curso do rio segue o sentido geral leste/oeste com algumas partes servindo de divisa natural entre o Paraná e Santa Catarina, bem como em certo trecho do seu baixo curso faz a fronteira entre o Brasil e Argentina (província de Misiones). Em 2008 o rio Iguaçu foi considerado o 2º rio mais poluído do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Tietê em São Paulo.

História

Monumento ao Tropeiro, na cidade da Lapa
A História do Paraná é um domínio de estudos da história do Brasil, voltado para a análise dos fatos históricos no estado do Paraná, que se estende desde as primeiras expedições exploradoras, no século XVI, até os dias atuais. No entanto, a história do estado começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era habitado por povos indígenas, como os tupi-guaranis, caingangues e xoclengues. Entre as primeiras cidades que foram fundadas, estão Paranaguá, Curitiba, Castro, Ponta Grossa, Palmeira, Lapa, Guarapuava e Palmas.

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu visto a partir do lado brasileiro
A área das Cataratas do Iguaçu (em espanhol, Cataratas del Iguazú) são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina. A área total de ambos os parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

O Parque Nacional argentino foi criado em 1934; e o Parque Nacional brasileiro, em 1939, com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002 o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros.

As Cataratas do Iguaçu estão participando da campanha mundial de escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza, organizada pela Fundação New 7 Wonders. As Cataratas estão entre as 28 finalistas da campanha, que deve durar até 2011 quando deve ser atingido o número de 1 bilhão de votos. Outra concorrente brasileira no concurso é a Floresta Amazônica.

Você sabia?

Universidade Federal do Paraná
…que a Universidade Federal do Paraná é a universidade mais antiga do Brasil, fundada em 1912?

…que Curitiba é a metrópole e capital mais fria do Brasil?
…que a maior usina hidroelétrica do mundo, a Usina de Itaipu, está localizada no Paraná?
…que o Paraná é direta e indiretamente responsável pela geração de mais de 40% da energia elétrica do Brasil?
…que Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico mais visitado do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro?


Categorias

Feriados

Data
Feriado
19 de dezembro Emancipação política do Paraná
Colabore!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao Paraná dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre o estado do Paraná.

Imagens

Moinho holandês na cidade de Castro Aeroporto Internacional de Curitiba Farol na Ilha do Mel
Moinho holandês na cidade de Castro Aeroporto Internacional de Curitiba Farol na Ilha do Mel

Portais

Brazil Region Sul.svg
BRAlogo1.png
Rotating earth (Very small).gif
Sul brasileiro Brasil Geografia