Portal:Amapá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o estado brasileiro do Amapá.

'Aqui começa o Brasil'

 ver·editar Brasão do Amapá.svg Portal do Estado do Amapá
Localização do estado do Amapá
Bandeira do Amapá
Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da região Norte e tem como limites a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste. Ocupa uma área de 142.814,585 km². A capital é Macapá e seu atual governador é Waldez Góes.

As cidades mais populosas são Macapá e Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 807.810 habitantes em 2017. Quanto aos indicadores sociais, o Amapá possui a 14ª menor incidência de pobreza, a 12ª menor taxa de analfabetismo e o 15º maior PIB per capita do país. No entanto, o estado apresentou em 2010, a 3ª maior taxa de mortalidade infantil entre os estados brasileiros.

Sua capital Macapá detém o 94º maior produto interno bruto (PIB) da nação, com 8,9 bilhões de reais e é a quinta cidade mais rica do norte brasileiro, respondendo por 2,85% de todo o PIB da região. Na Amazônia, é a terceira maior aglomeração urbana, com 3,5% da população de toda a Região Norte do Brasil, reunindo em sua região metropolitana quase 560 mil habitantes. Aproximadamente 60% da população do estado está na capital.

Crystal 128 forward.png Saiba mais sobre Amapá...


Crystal 128 forward.png Categoria do Amapá

 ver·editar Sabia que...
Marco Zero do Equador
  • ...toda população de Mazagão foram trazidos de Marrocos para o Amapá em 1770?
  • ...o primeiro censo de Macapá foi realizado em 1790? Contaram-se 2.532 pessoa e em 17 anos só foram acrescentados 18 habitantes?
  • ...a primeira capital do Amapá foi o município do Amapá?
  • ...Macapá é a única capital estadual brasileira que não possui interligação por rodovia a outras capitais?
  • ...Macapá é conhecida como a Capital do Meio do Mundo por ser a única cortada pela Linha do Equador? (imagem)

  • ...a linha do meio-campo no Estádio Zerão, em Macapá, fica exatamente em cima da Linha do Equador, um lado do campo fica no Hemisfério Norte e o outro, no Hemisfério Sul?
  • ...quase 40% da rede hidrográfica do Amapá faz parte da bacia do Rio Amazonas?
 ver·editar Artigos em destaque
Barão do Rio Branco
A Questão do Amapá, também conhecida como Contestado franco-brasileiro refere-se a uma disputa de limites envolvendo França e Brasil, no final do século XIX, agravada a partir de 1895. A França não reconhecia o rio Oiapoque como limite entre a Guiana Francesa e o Amapá, reivindicando para si parte do território no Amapá, ao sul daquele rio, região que havia sido ocupada por colonos franceses.

O barão do Rio Branco (imagem), foi encarregado em 1898 de defender a posição brasileira perante o conselho federal suíço, escolhido como tribunal arbitral. Em 5 de abril de 1899, Rio Branco entregou sua "Memória apresentada pelos Estados Unidos do Brasil à Confederação Suíça", e, em 6 de dezembro do mesmo, ano uma segunda memória, em resposta aos argumentos franceses. Como anexo, apresentou o trabalho de Joaquim Caetano da Silva "O Oiapoque e o Amazonas", de 1861. Os documentos formavam cinco volumes e incluíam um atlas com 86 mapas. A sentença, de 1 de dezembro de 1900, redigida pelo conselheiro federal coronel Edouard Müller, deu a vitória ao Brasil, que incorporou, a seu território, 260 000 quilômetros quadrados.


Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (imagem) é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará, com território distribuído pelos municípios de Almeirim, Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Pracuúba e Serra do Navio.

Com uma área de 3 846 429,40 ha (38 464 km² ou 8,78 milhões de acres) e um perímetro de 1 921,48 km, Montanhas do Tumucumaque é o maior parque nacional do Brasil e o maior em florestas tropicais do mundo. Sua administração cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 ver·editar Região Metropolitana
Mapa da Região Metropoitana do Macapá.

A Região Metropolitana do Macapá é uma região metropolitana no estado do Amapá, instituída pela Lei Complementar Estadual nº 21, de 26 de fevereiro de 2003, e compreende os municípios de Macapá, capital do estado, Santana e de Mazagão. Este último foi incluído em 2016. Apresenta uma população de 610.564 habitantes segundo a Estimativas de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 ver·editar Etnias
Composição étnica do Amapá
Brancos

21,4 %

Negros

4,5 %

Pardos

74,4 %

Amarelos ou Indígenas

0,8 %

A maior parte da população amapaense é de Etnia pardos, sendo 74% da população.Já os Indígenas e Amarelos, são a minoria, sendo eles 0,8% da população do Amapá.Logo após, tem os Brancos, com 21% da população amapaense e os Negros, 4% da população amapaense.

 ver·editar História

Oiapóquia (também conhecida como Oyapóckia, ou Oyapókia) foi um projeto de lei do senador Cândido Mendes em 1853, apresentado na Assembleia Geral Legislativa do Brasil, no Rio de Janeiro, para criação de uma província na fronteira do extremo norte do do país onde a capital seria Macapá. Objetivando uma divisão na região amazônica para prover a segurança das fronteiras, que eram extensas e abandonadas. Este projeto inicialmente foi rejeito.

Em 1873, Cândido Mendes retorna com o projeto, modificando o nome da província para Pinsônia, em homenagem ao navegador Vincente Pinzón. A nova representação veio assinada por 387 macapaenses rebatendo argumentos utilizados pelo opositores paraenses de que na região seria inabitável pelo fato de oferecer riscos à saúde. Porém não obtiveram êxito.

Com a vitória brasileira na Questão do Amapá, a região de litígio foi anexada ao Pará.

Pinsônia Mapa 1868.jpg

Crystal 128 forward.png Leia o artigo completo...


Crystal 128 forward.png Veja mais em História do Amapá

 ver·editar Subdivisões do Amapá
O Estado do Amapá subdivide-se em duas mesorregiões e quatros microrregião, totalizando em 16 municípios.

Messorregiões:

Microrregiões:

Mesorregião do Sul do Amapá:

Mesorregião do Norte do Amapá:


Bandeira do estado do Amapá
Amapá
História • Política • Geografia • Educação • Demografia • Economia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens