Portal:Mossoró

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal de Mossoró
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Mossoró.
(Atualizar Conteúdos)

Portal de Mossoró


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o município brasileiro de Mossoró.


 ver·editar Mossoró
Localização de Mossoró no Rio Grande do Norte

Mossoró é um município brasileiro, segundo mais populoso do estado do Rio Grande do Norte, distando 285 quilômetros da capital Natal. Localiza-se às margens do rio Apodi-Mossoró, na região oeste do estado e na microrregião homônima.

Principal município da Costa Branca Potiguar, de acordo com uma estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até agosto de 2011, a cidade possui uma população de 263 344 habitantes, o qual a coloca como a décima nona maior cidade da Região Nordeste e a 94ª maior do Brasil, numa região de transição entre litoral e sertão a 42 quilômetros da costa litorânea. Sua área territorial é de 2 110,207 km², sendo o maior município do estado em tamanho territorial. De toda essa área, 11,5834 km² estão em perímetro urbano, o que classifica Mossoró como sendo a terceira maior área urbana do estado, perdendo apenas para Natal e Parnamirim.

Localizado entre duas capitais, Natal e Fortaleza, às quais é ligada pela BR-304, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino, e atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, considerada uma das cidades de médio porte brasileiras mais atraente para investimentos no país. O município é o maior produtor em terra, de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do Estado, tendo um dos maiores PIB per capita da região. As festividades realizadas na cidade anualmente, atraem uma enorme quantidade de turistas. Destaque para o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas de São João do país, e o Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo em destaque aleatórios

Denomina-se Motim das Mulheres, Guerra das Mulheres ou Revolta das Mulheres o movimento que ocorreu a 30 de agosto de 1875 na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte. Naquele dia, cerca de trezentas mulheres saíram pelas ruas da cidade em passeata, com o objetivo de protestar contra a obrigatoriedade do alistamento militar. As mulheres fizeram de refém o escrivão de paz e em praça pública rasgaram o livro e os papéis que recrutavam os homens mossoroenses para lutar na Guerra do Paraguai. Revoltadas, mulheres nordestinas invadiram repartições públicas e delegacias, armadas com pedras e pedaços de pau, para rasgar documentos que convocavam seus maridos para o Exército ou para a Marinha.

A sede do jornal O Mossoroense (terceiro mais antigo do Brasil e o quarto da América Latina ainda em atividade) foi o principal palco do motim. Entre as líderes da revolta, estavam Joaquina de Souza, Maria Filgueira e Anna Rodrigues Braga, conhecida como Anna Floriano, esta última chegou a empunhar um espeto de ferro para defender a redação do jornal local da invasão dos mandantes de um político que queria impedir a publicação dos fatos.

O fim dessa revolta ocorreu de forma semelhante à Inconfidência Mineira: revoltosas foram escolhidas a dedo e condenadas à morte por enforcamento ou fuzilamento.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar História

Por volta de 1600, por meio de cartas e documentos que faziam referência às salinas existentes na região, acredita-se que, pela primeira vez, o território que hoje corresponde ao município de Mossoró teria sido povoado. De acordo com Luís da Câmara Cascudo, historiador potiguar experiente e notório, os holandeses Gedeon Morris de Jonge e Elbert Smiente extraíam o sal existente na região até meados de 1644.

D. Fernando Martins Mascarenhas, que era governador de Pernambuco, concedeu, em 1701, terras em Paneminha ao Convento do Carmo de Recife, com sesmarias de entrada em volta, que ainda hoje pertencem ao município de Mossoró. Do mesmo modo, foram sendo concedidas mais terras a brasileiros e portugueses. Durante o século XVIII, às margens de um rio, várias fazendas instaladas por proprietários vindos de outras regiões. A população desses lugares era restrita somente aos vaqueiros, criadores e procuradores da fazenda, uma vez que seus donatários moravam geralmente fora de suas propriedades, como em Natal ou em outras províncias vizinhas, como a Paraíba e o Ceará. Acredita-se que as primeiras pessoas a se instalarem de forma definitiva em suas propriedades foram as famílias Gamboa, Guilherme e Ausentes, que habitavam locais situados às margens do Rio Mossoró, e foram se espalhando para outros luguares até chegarem a Apodi.

Crystal 128 forward.png
Veja mais sobre História de Mossoró


 ver·editar Você sabia...

... que Mossoró é conhecida como "Terra de Santa Luzia"?

... que foi em Mossoró onde ocorreu o primeiro voto feminino do Brasil, de Celina Guimarães Viana, em 1928?

... que foi em Mossoró onde Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, teve sua única derrota?

... que Mossoró, apesar de ser mais populoso que Parnamirim, município vizinho a Natal, possui área urbana e densidade demográfica menor?


 ver·editar Categorias
 ver·editar Imagem aleatória
Palácio da Resistência, sede da prefeitura municipal.


 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Mossoró na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Adicione novas imagens na Galeria de Imagens.
  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • De suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados à cidade de Mossoró dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Mossoró}} em artigos relacionados.
 ver·editar Wikimedia
Mossoró no Wikinotícias     Mossoró no Wikiquote     Mossoró no Wikilivros     Mossoró no Wikisource     Mossoró no Wikcionário     Mossoró na Wikiversidade     Mossoró no Wikivoyage     Mossoró no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Mossor%C3%B3Wikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Mossor%C3%B3Wikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Mossor%C3%B3Wikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Mossor%C3%B3Wikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Mossor%C3%B3Wiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Mossor%C3%B3Wikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Mossor%C3%B3Wikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Mossor%C3%B3Commons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página