Portal:Timóteo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar conteúdos)
Portal Timóteo
Este portal pretende reunir informações relacionadas ao município brasileiro de Timóteo-MG
Timóteo | Imagens
Comentários na página de discussão.

 ver·editar Timóteo
Bandeira de Timóteo

Timóteo é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço e se localiza a leste da capital do estado, distando desta cerca de 200 km. Ocupa uma área de 144,381 km², sendo 14,545 km² em área urbana.

O começo do povoamento ocorreu em meados do século XIX, quando Francisco de Paula e Silva adquiriu três sesmarias na localidade e se instalou em uma delas, no atual bairro Alegre, próximo ao chamado Ribeirão de Timóteo. Francisco estabeleceu a agricultura e a criação de gado, incentivando a formação de um povoado, mais tarde batizado de São Sebastião do Alegre. Em 1938, houve a criação do distrito subordinado a Antônio Dias, já com a denominação de Timóteo, que na década seguinte foi escolhido para sediar o núcleo industrial da Acesita, atual Aperam South America. Isso só foi possível dada a facilidade de recebimento de matéria prima e escoamento por meio da EFVM, disponibilidade de água no rio Piracicaba e madeira nas vastas matas locais. Em 1948, foi anexado ao município de Coronel Fabriciano.

A pedido da Acesita foi construída uma vila operária destinada a seus trabalhadores, paralela ao núcleo urbano original, porém seu desenvolvimento incentivou a emancipação em 1964. Essa situação levou à divisão da cidade em dois agrupamentos: um composto pelos bairros construídos pela empresa, região que cresceu ao redor do Centro-Norte e ainda hoje é conhecida como "Acesita", apesar da mudança de nome da empresa, e o outro formado a partir das ocupações originais no Centro-Sul, que por sua vez é referido como "Timóteo". Apesar do crescimento do setor de serviços, a indústria ainda representa a principal fonte de renda municipal e sua manutenção na região contribuiu para a formação da Região Metropolitana do Vale do Aço, que corresponde a um dos principais polos urbanos do interior do estado.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo destacado aleatório
Estação Mário Carvalho

A Estação Mário Carvalho, também conhecida como Estação de Timóteo, é uma estação ferroviária que funciona como terminal de carga e passageiros no município brasilero de Timóteo, no interior do estado de Minas Gerais. Localizada na margem direita do Rio Piracicaba, que divide Coronel Fabriciano com Timóteo, e à esquerda da BR-381, foi inaugurada em 1942, tendo passado por uma grande ampliação de sua capacidade devido ao crescimento da população da cidade.

É importante para a economia municipal, pois é uma alternativa para o escoamento da produção da Aperam South America (antiga Acesita) e recebimento de matéria-prima destinada à empresa. Dentre as alternativas de transporte coletivo regulares, a EFVM também é a opção de viagem mais barata para várias cidades da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e Espírito Santo.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar História

A exploração da região conhecida inicialmente como Sertões do Rio Doce teve início no final do século XVI, em expedições à procura de metais preciosos, no entanto o desbravamento dessas terras foi proibido no começo do século XVII, a fim de evitar contrabando do ouro extraído nas redondezas de Diamantina. O povoamento foi liberado em 1755, porém a existência de indígenas no vale do rio Doce era vista como um obstáculo para a exploração.

Vista de São Sebastião do Alegre (região do atual Centro-Sul) na década de 1930

Os nativos já se encontravam praticamente extintos do vale do rio Doce, conforme consta em documentos de 1832, o que serviu como um incentivo à estadia de forasteiros e à colonização. Data de 11 de setembro de 1831 a chegada de Francisco de Paula e Silva (vulgo Chico Santa Maria), que se estabeleceu juntamente com sua família e numerosos escravos nas proximidades do atual bairro Alegre. Por volta de 1840, já estava consolidado um povoado, mais tarde rebatizado de São Sebastião do Alegre e, posteriormente, Timóteo.

A locação da EFVM pelo leste mineiro vinha estimulando o desenvolvimento populacional nas áreas próximas da ferrovia em construção, assim como viria a ocorrer na região do Vale do Aço entre as décadas de 1910 e 20. A disponibilidade de ferrovia, cursos hídricos e matas para a extração de madeira foram fatores decisivos para a escolha de Timóteo como o melhor local para a implantação da Acesita (atual Aperam South America) em 1944. A pedido da empresa foi construída uma vila operária destinada a seus trabalhadores, paralela ao núcleo urbano original, porém seu desenvolvimento incentivou a emancipação em 1964. O progresso local abriu caminho para crescimento populacional no decorrer da segunda metade do século XX.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais sobre a história de Timóteo


 ver·editar Imagem aleatória
Escola Estadual Getúlio Vargas, no bairro Funcionários.


 ver·editar Você sabia que...
  • ...o município é o 68º colocado no ranking de ocorrências de descargas elétricas no estado de Minas Gerais, segundo o INPE?
  • ...o prédio da Fundação Aperam-Acesita funcionou inicialmente após a sua inauguração, na década de 1970, como casa de hóspedes da então Acesita?


 ver·editar Categorias
 ver·editar Artigos relacionados
 ver·editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Timóteo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Timóteo no...
Timóteo no Wikinotícias     Timóteo no Wikiquote     Timóteo no Wikilivros     Timóteo no Wikisource     Timóteo no Wikcionário     Timóteo na Wikiversidade     Timóteo no Wikivoyage     Timóteo no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Tim%C3%B3teoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Tim%C3%B3teoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Tim%C3%B3teoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Tim%C3%B3teoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Tim%C3%B3teoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Tim%C3%B3teoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Tim%C3%B3teoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Tim%C3%B3teoCommons-logo.svg


 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página