Portal:Timóteo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Timóteo
Este portal reúne conteúdo relacionado ao município brasileiro de Timóteo (MG)
Timóteo | Imagens
Comentários na página de discussão.
 ver · editar Timóteo
Bandeira de Timóteo
Bandeira de Timóteo

Timóteo é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço, estando situado a cerca de 200 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 144 km², sendo aproximadamente 35 km² em área urbana.

O começo do povoamento ocorreu em meados do século XIX, quando Francisco de Paula e Silva adquiriu três sesmarias na localidade e se instalou em uma delas, no atual bairro Alegre. Na década de 1940 o então distrito de Timóteo foi escolhido para sediar o núcleo industrial da Acesita, atual Aperam South America. A pedido da empresa foi construída uma vila operária destinada a seus trabalhadores, paralela ao núcleo urbano original. O desenvolvimento em função da instalação da usina incentivou a emancipação em 1964, desmembrando-se de Coronel Fabriciano.

O município tem cerca de 35% de sua área protegida pelo Parque Estadual do Rio Doce, que constitui a maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais. Tradições como o artesanato, as escolas de samba carnavalescas e o congado se destacam na cidade, da mesma forma que atrativos como o Pico do Ana Moura, a Igreja São José Operário e as praças 29 de Abril e 1º de Maio, que estão entre as principais áreas de lazer e de promoção de eventos da região. A Aperam South America, sob intermédio da Fundação Aperam-Acesita, mantém um centro cultural que conta com teatro, museu e áreas destinadas a exposições, cursos e aulas de teatro.

Saiba mais...


 ver · editar Artigo destacado aleatório
Mapa de localização dos bairros de Timóteo
Mapa de localização dos bairros de Timóteo

Essa é a lista de bairros de Timóteo, que são as divisões oficiais do município brasileiro supracitado, localizado no interior do estado de Minas Gerais. Foram levados em consideração os bairros oficiais cadastrados pelo censo demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O começo do povoamento ocorreu em meados do século XIX, com o estabelecimento da agropecuária na região do atual bairro Alegre. No entanto, o impulso que incentivou a emancipação, ocorrida em 1964, foi a instalação da Acesita em 1944, a pedido da qual foi construída uma vila operária destinada a seus trabalhadores, paralela ao núcleo urbano original. Essa situação levou à divisão da cidade em dois agrupamentos: um composto pelos bairros construídos pela empresa, região que cresceu ao redor do Centro-Norte e ainda hoje é conhecida como "Acesita", e o outro formado a partir das ocupações originais no Centro-Sul, que por sua vez é referido como "Timóteo".

Leia o artigo completo...
 ver · editar História

A exploração da região conhecida inicialmente como Sertões do Rio Doce teve início no final do século XVI, em expedições à procura de metais preciosos, no entanto o desbravamento dessas terras foi proibido no começo do século XVII, a fim de evitar contrabando do ouro extraído nas redondezas de Diamantina. O povoamento foi liberado em 1755, porém a existência de indígenas no Vale do Rio Doce era vista como um obstáculo para a exploração.

Primeira locomotiva da Acesita, exposta na Fundação Aperam-Acesita.
Primeira locomotiva da Acesita, exposta na Fundação Aperam-Acesita.

Os nativos já se encontravam praticamente extintos do Vale do Rio Doce, conforme consta em documentos de 1832, o que serviu como um incentivo à estadia de forasteiros e à colonização. Data de 11 de setembro de 1831 a chegada de Francisco de Paula e Silva (vulgo Chico Santa Maria), que se estabeleceu juntamente com sua família e numerosos escravos nas proximidades do atual bairro Alegre. Por volta de 1840, já estava consolidado um povoado, mais tarde rebatizado de São Sebastião do Alegre e, posteriormente, Timóteo.

A locação da EFVM pelo leste mineiro vinha estimulando o desenvolvimento populacional nas áreas próximas da ferrovia em construção, assim como viria a ocorrer na região do Vale do Aço entre as décadas de 1910 e 20. A disponibilidade de ferrovia, cursos hídricos e matas para a extração de madeira foram fatores decisivos para a escolha de Timóteo como o melhor local para a implantação da Acesita (atual Aperam South America) em 1944. A pedido da empresa foi construída uma vila operária destinada a seus trabalhadores, paralela ao núcleo urbano original, porém seu desenvolvimento incentivou a emancipação em 1964. O progresso local abriu caminho para crescimento populacional no decorrer da segunda metade do século XX.

Saiba mais sobre a história de Timóteo


 ver · editar Imagem aleatória
Vista da Igreja Matriz de São José, da Paróquia São José, no bairro Timirim.


 ver · editar Você sabia que...
  • ...o município é o 68º colocado no ranking de ocorrências de descargas elétricas no estado de Minas Gerais, segundo o INPE?
  • ...o prédio da Fundação Aperam-Acesita funcionou inicialmente após a sua inauguração, na década de 1970, como casa de hóspedes da então Acesita?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Timóteo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Timóteo no...
Timóteo no Commons Timóteo no Commons
Imagens e mídia
Timóteo no Wikcionário Timóteo no Wikcionário
Definições
Timóteo no Wikilivros Timóteo no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Timóteo no Wikinotícias Timóteo no Wikinotícias
Notícias
Timóteo no Wikiquote Timóteo no Wikiquote
Citações
Timóteo no Wikisource Timóteo no Wikisource
Biblioteca
Timóteo na Wikiversidade Timóteo na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Portais relacionados
Portal:Vale do Aço Portal:Minas Gerais Portal:Brasil Portal:Geografia
Recarregue o conteúdo desta página