Portal:Naviraí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandeira-de-navirai,Brasil.png
Brasao-de-armas-navirai.png

Portal de Naviraí

Navirai1.jpg
Naviraí é uma cidade localizada em Mato Grosso do Sul. Centro urbano de formação contemporânea (pouco mais de 50 anos de existência) que cresceu oferecendo prosperidade a seus habitantes. Apesar disso, mantém a qualidade de vida que lhe corresponde uma cidade de seu porte. A cidade tem alguns cognomes que descreve suas características tais como Navy (diminutivo de seu nome), Corredor do Mercosul (por ficar próximo a países vizinhos tais como o Paraguai), Capital do Cone Sul (principal cidade da região onde se localiza), Melhor traçado urbano de MS (possui um traçado diferenciado e comtemporâneo que dificilmente se vê em outras cidades do estado e do Brasil). Sua cultura é vinculada aos migrantes e imigrantes que aportaram na cidade em diversas épocas. Em Naviraí o artesanato apresenta detalhes em tela e escultura típicas da região. Também é possível encontrar peças como crochê, macramé, tricô, peças em alumínio, madeira, entre outras. É a 7ª maior cidade do estado de Mato Grosso do Sul em população (cerca de 54.000 habitantes) e os seus habitantes são chamados de naviraienses.



Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
História




Naviraí foi fundada em 16 de abril de 1952 por Ariosto da Riva e outros companheiros. Chamado inicialmente de povoado Vera Cruz, pois era alcançado apenas por via fluvial através do Rio Amambai, começou a ser povoado por diversos povos a partir de então. Os primeiros núcleos familiares começaram a construir seus ranchos de tronco e sapê onde se localiza atualmente o Rancho São Lucas, que já era habitado anteriormente pelos índios guaranis. No ano seguinte surgiram as primeiras serrarias e várias fábricas de beneficiamento de madeira, então bastante abundante nesta região. Nos anos 50 o acesso á região era praticamente inexistente. Apenas no ano de 1955 foi concluído um acesso rodoviário precário que fez a ligação inicialmente de Vera Cuz á cidade de Dourados e com isso começou um desenvolvimento mais acelerado a partir de então.
A localidade de Vera Cruz passa a ser distrito com o novo nome de Naviraí (nome que permanece até hoje) em 22 de dezembro de 1958 pela Lei Estadual nº 1195. Nessa mesma época seu território passa a ser subordinado ao novo município de Caarapó, que foi desmembrado de Dourados. Em 11 de novembro de 1963, Naviraí foi elevado á categoria de município pela Lei Estadual nº 1944, sendo desmembrado do município de Caarapó e instalado em 16 de maio de 1965. O autor do projeto de criação de Naviraí é do deputado federal Weimar Gonçalves Torres e o primeiro administrador municipal é João Martins Cardoso.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
Sabia que…




...a cidade possui os dois primeiros estádios inaugurados na região sul do estado? O Pacolão, inaugurado em 1977 e o Virotão, inaugurado no ano seguinte. Foram inaugurados mais de oito anos antes do Douradão (1986).
...o lutador Luan Chagas (o Tarzan), nascido na cidade, pode ser num futuro próximo, o único representante de MS no MMA mundial? É considerado pelos críticos bastante ágil.
...quando houve a divisão do estado, em 11 de outubro de 1977, Naviraí já tinha algum desenvolvimento urbano? Isso com cerca de 14 anos de emancipação política.
Artigo em destaque




Imagem em destaque




Praias Turismo.jpg

Vista parcial do Parque Nacional de Ilha Grande, que inclui Naviraí



Commons-logo.svg
Commons
Naviraiense em destaque




Luan Chagas, também conhecido por Luan "Tarzan" Chagas, Luan Chagas "Tarzan" ou apenas Tarzan (Naviraí, 16 de junho de 1993) é um lutador de MMA brasileiro, especialista em caratê e jiu-jitsu. São 19 lutas desde 2012, sendo 15 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Desde que entrou para o UFC, em 2016, foram 4 lutas, sendo 1 vitória. Luan fez sua estréia no UFC em 14 de Maio de 2016, no UFC 198 contra Serginho Morais, e terminou em empate dividido.

Crystal 128 forward.png
leia mais...
Geografia




Brazil Mato Grosso do Sul Navirai location map.svg

Sobre a Geografia de Naviraí são pontos que merecem destaque:

  • Sua altitude média é de 364 metros e varia pouco.
  • Divide-se em 2 distritos que subdividem-se em mais de 35 bairros.
  • Possui uma expressiva população e extensão territorial com bairros desde completamente rurais a bairros que são verdadeiros centros urbanos.
  • É um importante entroncamento rodoviário regional do estado.
  • Destaca-se por ser um importante pólo econômico do estado com destaque à prestação de serviços.