Portal:Naviraí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal de Naviraí

Bandeira-de-navirai,Brasil.png
Naviraí é uma cidade localizada em Mato Grosso do Sul. Centro urbano de formação contemporânea (pouco mais de 50 anos de existência) que cresceu oferecendo prosperidade a seus habitantes. Apesar disso, mantém a qualidade de vida que lhe corresponde uma cidade de seu porte. A cidade tem alguns cognomes que descreve suas características tais como Navy (diminutivo de seu nome), Corredor do Mercosul (por ficar próximo a países vizinhos tais como o Paraguai), Capital do Cone Sul (principal cidade da região onde se localiza), Melhor traçado urbano de MS (possui um traçado diferenciado e comtemporâneo que dificilmente se vê em outras cidades do estado e do Brasil). Sua cultura é vinculada aos migrantes e imigrantes que aportaram na cidade em diversas épocas. Em Naviraí o artesanato apresenta detalhes em tela e escultura típicas da região. Também é possível encontrar peças como crochê, macramé, tricô, peças em alumínio, madeira, entre outras. É a 7ª maior cidade do estado de Mato Grosso do Sul em população (cerca de 54.000 habitantes) e os seus habitantes são chamados de naviraienses.



Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
História




Naviraí foi fundada em 16 de abril de 1952 por Ariosto da Riva e outros companheiros. Chamado inicialmente de povoado Vera Cruz, pois era alcançado apenas por via fluvial através do Rio Amambai, começou a ser povoado por diversos povos a partir de então. Os primeiros núcleos familiares começaram a construir seus ranchos de tronco e sapê onde se localiza atualmente o Rancho São Lucas, que já era habitado anteriormente pelos índios guaranis. No ano seguinte surgiram as primeiras serrarias e várias fábricas de beneficiamento de madeira, então bastante abundante nesta região. Nos anos 50 o acesso á região era praticamente inexistente. Apenas no ano de 1955 foi concluído um acesso rodoviário precário que fez a ligação inicialmente de Vera Cuz á cidade de Dourados e com isso começou um desenvolvimento mais acelerado a partir de então.
A localidade de Vera Cruz passa a ser distrito com o novo nome de Naviraí (nome que permanece até hoje) em 22 de dezembro de 1958 pela Lei Estadual nº 1195. Nessa mesma época seu território passa a ser subordinado ao novo município de Caarapó, que foi desmembrado de Dourados. Em 11 de novembro de 1963, Naviraí foi elevado á categoria de município pela Lei Estadual nº 1944, sendo desmembrado do município de Caarapó e instalado em 16 de maio de 1965. O autor do projeto de criação de Naviraí é do deputado federal Weimar Gonçalves Torres e o primeiro administrador municipal é João Martins Cardoso.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
Sabia que…




...a cidade possui os dois primeiros estádios inaugurados na região sul do estado? O Pacolão, inaugurado em 1977 e o Virotão, inaugurado no ano seguinte. Foram inaugurados mais de oito anos antes do Douradão (1986).
...o lutador Luan Chagas (o Tarzan), nascido na cidade, pode ser num futuro próximo, o único representante de MS no MMA mundial? É considerado pelos críticos bastante ágil.
...quando houve a divisão do estado, em 11 de outubro de 1977, Naviraí já tinha algum desenvolvimento urbano? Isso com cerca de 14 anos de emancipação política.
Artigo em destaque




O Mercado Municipal de Naviraí (mais conhecido como Mercadão Municípal de Naviraí, Mercadão de Naviraí ou apenas Mercadão) tem como limites a Avenida Iguatemi, Rua Emília Zerbeth Napolitano, Rua da Paz e uma antiga escola, na região central de Naviraí. Fica ao lado de um importante supermercado e da Biblioteca Arandu e não muito distante da Praça Euclides Antônio Fabris, a mais central da cidade. O prédio inaugurado em 5 de setembro de 2015 após 5 anos de construção, tem sua origem num antigo ginásio abandonado. Atualmente ele é considerado um ponto turístico de Naviraí e faz parte das tradições da cidade. O mercado é dotado de moderna infra-estrutura, qualificando seu espaço interno e externo. Possui área construída de 1.358,81 m² onde estão distribuidos 40 Boxes com variedade de recursos hortifrutigranjeiros e peixes da região.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
Imagem em destaque




Praias Turismo.jpg

Vista parcial do Parque Nacional de Ilha Grande, que inclui Naviraí



Commons-logo.svg
Commons
Naviraiense em destaque




Luan Chagas, também conhecido por Luan "Tarzan" Chagas, Luan Chagas "Tarzan" ou apenas Tarzan (Naviraí, 16 de junho de 1993) é um lutador de MMA brasileiro, especialista em caratê e jiu-jitsu. São 19 lutas desde 2012, sendo 15 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Desde que entrou para o UFC, em 2016, foram 4 lutas, sendo 1 vitória. Luan fez sua estréia no UFC em 14 de Maio de 2016, no UFC 198 contra Serginho Morais, e terminou em empate dividido.

Crystal 128 forward.png
leia mais...
Geografia




Brazil Mato Grosso do Sul Navirai location map.svg

Sobre a Geografia de Naviraí são pontos que merecem destaque:

  • Sua altitude média é de 364 metros e varia pouco.
  • Divide-se em 2 distritos que subdividem-se em mais de 35 bairros.
  • Possui uma expressiva população e extensão territorial com bairros desde completamente rurais a bairros que são verdadeiros centros urbanos.
  • É um importante entroncamento rodoviário regional do estado.
  • Destaca-se por ser um importante pólo econômico do estado com destaque à prestação de serviços.