Portal:Ipatinga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Atualizar conteúdos)
Portal do município de
Ipatinga
 ver·editar Ipatinga
Bandeira de Ipatinga

Ipatinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço e se localiza a leste da capital do estado, distando desta cerca de 200 km. Ocupa uma área de 164,884 km², sendo 36,82 km² em área urbana.

A exploração da região da atual cidade teve início no século XIX, quando bandeirantes estiveram na região. No entanto, o povoamento só se intensificou entre as décadas de 1910 e 20, com a locação da EFVM. Em 1953, houve a criação do distrito, subordinado a Coronel Fabriciano, que na mesma década foi escolhido para sediar o núcleo industrial da Usiminas, acarretando um rápido crescimento populacional por pessoas vindas de várias partes do país. A pedido da empresa foram construídos os primeiros bairros de Ipatinga, destinados a seus trabalhadores, culminando na emancipação em 1964.

Paralelo à original "Vila Operária", o crescimento da população não industrial induziu o surgimento de novas divisões sem relação com o núcleo da Usiminas no decorrer da segunda metade do século XX, apesar da indústria ainda representar a principal fonte de renda municipal. A manutenção da atividade industrial na região contribuiu para a formação da Região Metropolitana do Vale do Aço, que corresponde a um dos principais polos urbanos do interior do estado. Ipatinga tem um papel fundamental como empregador para as cidades a seu redor e em 2011, gerava 68,9% do Produto Interno Bruto (PIB) metropolitano.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo destacado aleatório
Monumento "7 de Outubro", no bairro Bom Retiro.

Massacre de Ipatinga foi um episódio de agressões e assassinato em massa acontecido no então distrito brasileiro de Ipatinga, pertencente ao município de Coronel Fabriciano, no interior do estado de Minas Gerais, no dia 7 de outubro de 1963. O fato consistiu em um atrito entre militares, então sob ordens do governador mineiro José de Magalhães Pinto, e funcionários da Usiminas, revoltados com as más condições de trabalho e a humilhação que sofriam ao serem revistados antes de entrar e sair da empresa para sua jornada de trabalho.

Na noite anterior ao dia do massacre, os trabalhadores que saíram do turno da noite foram submetidos a uma forte revista, em que leite e alimentos não puderam ser levados para casa. A Polícia Militar havia descoberto recentemente planos de resistência e reuniões sindicais no distrito, que eram combatidas. Revoltados com os fatos, operários se confrontaram contra a Cavalaria da Polícia após tentar dissolver uma aglomeração no alojamento Santa Mônica (atual bairro Horto) e somente com o intermédio de padre Avelino Marques, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, foi decidido que ao amanhecer haveria uma reunião entre a diretoria da Usiminas e representantes da polícia, do sindicato local e dos operários.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar História

A exploração da região conhecida inicialmente como Sertões do Rio Doce teve início no final do século XVI, em expedições à procura de metais preciosos, no entanto o desbravamento dessas terras foi proibido no começo do século XVII, a fim de evitar contrabando do ouro extraído nas redondezas de Diamantina. O povoamento foi liberado em 1755, porém até o século XX a área de Ipatinga não reportou uma significativa colonização.

Estação de Ipatinga (atual Estação Memória) da EFVM na década de 1930.

A locação da EFVM pelo leste mineiro, no entanto, vinha estimulando o desenvolvimento populacional nas áreas próximas das margens dos rios Doce e Piracicaba, assim como viria a ocorrer na região do Vale do Aço. Em 1922, foi inaugurada a Estação Pedra Mole, próxima ao atual bairro Cariru, e no mesmo ano foi construída a Estação Nossa Senhora, onde surgiu o povoado de Córrego de Nossa Senhora ou Horto de Nossa Senhora, no atual bairro Horto.

Em 1953, houve a criação do distrito, subordinado a Coronel Fabriciano, que na mesma década foi escolhido para sediar o núcleo industrial da Usiminas, acarretando um rápido crescimento populacional. A pedido da empresa foram construídos os primeiros bairros de Ipatinga, destinados a seus trabalhadores, culminando na emancipação em 1964. Paralelo à original "Vila Operária", o crescimento da população não industrial induziu o surgimento de novas divisões sem relação com o núcleo da Usiminas no decorrer da segunda metade do século XX.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais sobre a história de Ipatinga


 ver·editar Imagem aleatória
 ver·editar Você sabia que...
  • ...Ipatinga foi uma das primeiras cidades de seu porte na América Latina a ter 100% de suas águas residuais tratadas?
  • ...o município conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil?
  • ...o Parque Ipanema é uma das maiores áreas verdes do país localizadas dentro de um perímetro urbano?
  • ...a cidade registrou temperatura de 42,6 ºC, no dia 31 de outubro de 2012?


 ver·editar Categorias
 ver·editar Artigos relacionados
 ver·editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Ipatinga na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Projetos relacionados
Ipatinga no Wikinotícias     Ipatinga no Wikiquote     Ipatinga no Wikilivros     Ipatinga no Wikisource     Ipatinga no Wikcionário     Ipatinga na Wikiversidade     Ipatinga no Wikivoyage     Ipatinga no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/IpatingaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:IpatingaCommons-logo.svg


 ver·editar Portais relacionados