Portal:Ipatinga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar conteúdos)
Portal do município de
Ipatinga
 ver·editar Ipatinga
Bandeira de Ipatinga

Ipatinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço e se localiza a leste da capital do estado, distando desta cerca de 200 km. Ocupa uma área de 164,884 km², sendo 36,82 km² em área urbana.

A exploração da região da atual cidade teve início no século XIX, quando bandeirantes estiveram na região. No entanto, o povoamento só se intensificou entre as décadas de 1910 e 20, com a locação da EFVM. Em 1953, houve a criação do distrito, subordinado a Coronel Fabriciano, que na mesma década foi escolhido para sediar o núcleo industrial da Usiminas, acarretando um rápido crescimento populacional por pessoas vindas de várias partes do país. A pedido da empresa foram construídos os primeiros bairros de Ipatinga, destinados a seus trabalhadores, culminando na emancipação em 1964.

Paralelo à original "Vila Operária", o crescimento da população não industrial induziu o surgimento de novas divisões sem relação com o núcleo da Usiminas no decorrer da segunda metade do século XX, apesar da indústria ainda representar a principal fonte de renda municipal. A manutenção da atividade industrial na região contribuiu para a formação da Região Metropolitana do Vale do Aço, que corresponde a um dos principais polos urbanos do interior do estado. Ipatinga tem um papel fundamental como empregador para as cidades a seu redor e em 2011, gerava 68,9% do Produto Interno Bruto (PIB) metropolitano.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo destacado aleatório
Comércio na Avenida 28 de Abril

A Avenida 28 de Abril é uma avenida do município brasileiro de Ipatinga, no interior do estado de Minas Gerais. Começa na Rua Ouro Preto e termina na Rua Belo Horizonte, representando boa parte do movimento comercial do Centro de Ipatinga, que corresponde a um dos principais núcleos mercantis da cidade.

Estima-se que cerca de 82% dos estabelecimentos comerciais situados na avenida sejam alugados, enquanto que 18% são de propriedade dos comerciantes. Cerca de 69% das lojas possuem apenas o andar térreo, ao mesmo tempo que 29% apresentam dois andares e 2% três andares ou mais. Dentre os consumidores que circulam pelo comércio da via regularmente, aproximadamente 91% são do próprio município de Ipatinga, enquanto que 6% são oriundos de outras cidades e 3% de outros estados.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar História

A exploração da região conhecida inicialmente como Sertões do Rio Doce teve início no final do século XVI, em expedições à procura de metais preciosos, no entanto o desbravamento dessas terras foi proibido no começo do século XVII, a fim de evitar contrabando do ouro extraído nas redondezas de Diamantina. O povoamento foi liberado em 1755, porém até o século XX a área de Ipatinga não reportou uma significativa colonização.

Estação de Ipatinga (atual Estação Memória) da EFVM na década de 1930.

A locação da EFVM pelo leste mineiro, no entanto, vinha estimulando o desenvolvimento populacional nas áreas próximas das margens dos rios Doce e Piracicaba, assim como viria a ocorrer na região do Vale do Aço. Em 1922, foi inaugurada a Estação Pedra Mole, próxima ao atual bairro Cariru, e no mesmo ano foi construída a Estação Nossa Senhora, onde surgiu o povoado de Córrego de Nossa Senhora ou Horto de Nossa Senhora, no atual bairro Horto.

Em 1953, houve a criação do distrito, subordinado a Coronel Fabriciano, que na mesma década foi escolhido para sediar o núcleo industrial da Usiminas, acarretando um rápido crescimento populacional. A pedido da empresa foram construídos os primeiros bairros de Ipatinga, destinados a seus trabalhadores, culminando na emancipação em 1964. Paralelo à original "Vila Operária", o crescimento da população não industrial induziu o surgimento de novas divisões sem relação com o núcleo da Usiminas no decorrer da segunda metade do século XX.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais sobre a história de Ipatinga


 ver·editar Imagem aleatória
Pôr do sol no Parque Ipanema


 ver·editar Você sabia que...
  • ...Ipatinga foi uma das primeiras cidades de seu porte na América Latina a ter 100% de suas águas residuais tratadas?
  • ...o município conta com um dos maiores índices de área verde por habitante do Brasil?
  • ...o Parque Ipanema é uma das maiores áreas verdes do país localizadas dentro de um perímetro urbano?
  • ...a cidade registrou temperatura de 42,6 ºC, no dia 31 de outubro de 2012?


 ver·editar Categorias
 ver·editar Artigos relacionados
 ver·editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Ipatinga na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Projetos relacionados
Ipatinga no Wikinotícias     Ipatinga no Wikiquote     Ipatinga no Wikilivros     Ipatinga no Wikisource     Ipatinga no Wikcionário     Ipatinga na Wikiversidade     Ipatinga no Wikivoyage     Ipatinga no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/IpatingaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/IpatingaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:IpatingaCommons-logo.svg


 ver·editar Portais relacionados