Portal:Acre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal do Estado do
Acre

Acre

Acre Acre
Mapa do estado e localização no Brasil
Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Ocupa uma área de 152.581,4 km², sendo pouco menor que a Tunísia. Sua capital é a cidade de Rio Branco.

Esse estado é o extremo oeste da Região Norte do Brasil. Com duas horas a menos em relação ao fuso horário de Brasília (DF), nela se localiza o último povoamento do Brasil a ver o sol nascer, na serra da Moa, na fronteira com o Peru. A intensa atividade extrativista, que atingiu o auge no século XX, atrai brasileiros de várias regiões para o estado. Da mistura de tradições sulistas, paulistas, nordestinas e indígenas surgiu uma culinária diversificada, que junta a carne-de-sol com o pirarucu, peixe típico da região, pratos regados com tucupi, molho feito de mandioca.

O transporte fluvial, concentrado nos rios Juruá e Moa, a oeste do estado, e Tarauacá e Envira, a noroeste, é o principal meio de circulação, sobretudo entre novembro e junho, quando as chuvas deixam intransitável a BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul. O clima é quente e muito úmido, do tipo Am de Köppen, e as temperaturas médias mensais variam entre 24 °C e 27 °C, sendo a menor média da Região Norte. A Floresta Amazônica recobre todo o território estadual. Muito rica em seringueiras da espécie mais valiosa (Hevea brasiliensis) e Castanheiras (Bertholletia excelsa), a floresta garante ao Acre o lugar de maior produtor nacional de borracha e castanha. Os principais rios do Acre, navegáveis principalmente nas cheias (Juruá, Tarauacá, Envira, Purus, Iaco e Acre), atravessam o estado com cursos quase paralelos e que só vão confluir fora de seu território.

Capital

Ponte de Pedestres do Mercado de Rio Branco
Rio Branco é um município brasileiro, capital do estado do Acre. Localizado no Vale do Acre, na região Norte do Brasil, é o mais populoso município do Estado, com 335.796 habitantes, segundo Censo Demográfico 2010 ― quase metade da população estadual. Sua unidade territorial é de 8.836 Km².

Foi também um dos primeiros povoados a surgir nas margens do rio Acre. Em 1913, tornou-se município. Em 1920, capital do território do Acre e, em 1962, capital do estado. A capital ganhou este nome em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, que tornou-se amplamente conhecido pelo seu título nobiliárquico: Barão do Rio Branco. Sua vegetação natural é composta basicamente por floresta tropical aberta (baixos platôs e aluvial). Rio Branco possui um clima quente e chuvoso. O município de Rio Branco é adotante da cultura da faixa prefeital. É o centro administrativo, econômico e cultural da região.

Artigo em destaque

Cruzeiro do Sul
Cruzeiro do Sul é um município brasileiro localizado no oeste do estado do Acre. A cidade é, atualmente, a segunda mais populosa do Acre e a mais desenvolvida do interior do estado.

A cidade é um dos mais importantes pólos turísticos e econômicos do Estado. Tem seus encantos para mostrar, como: igarapés mágicos, praias de areias claras e finas, águas escuras e límpidas, passeios e pescarias pelos rios e a vegetação selvagem da floresta. Além disso, Cruzeiro do Sul é cercada de construções e monumentos que simbolizam e guardam a história e a grandeza do seu povo.

História

Palácio Rio Branco
História do Acre revela aspectos importantes da história brasileira, principalmente durante os séculos XIX e XX. Até o início do século XX o Acre pertencia à Bolívia. Porém, desde o princípio do século XIX, grande parte de sua população era de brasileiros que exploravam seringais e que, na prática, acabaram criando um território independente. Em 1899, os bolivianos tentaram assegurar o controle da área, mas os brasileiros se revoltaram e houve confrontos fronteiriços, gerando o episódio que ficou conhecido como a Questão do Acre.

Geografia

Rio Juruá
Geografia do Acre é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características geográficas do território acreano. O relevo do Acre é caracterizado pela ocorrência de depressões na maior parte do território (Depressão da Amazônia Ocidental). No norte, aparece uma planície estreita. Os rios acrianos pertencem à bacia hidrográfica do rio Amazonas. Os principais são o Purus, o Juruá e o Abunã. O clima é equatorial úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano (os índices pluviométricos variam de 2.000 mm a 2.500 mm anuais). A temperatura média anual varia entre 22ºC e 26ºC. No Acre, predomina a floresta Amazônica.

Turismo

Rio Moa, um dos rios que passam pelo parque.
Parque Nacional da Serra do Divisor se localiza nos municípios de Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, Brasil, na fronteira com o Peru. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

A origem do nome vem do relevo da região onde se encontra um divisor natural das águas das bacias hidrográficas do Rio Ucayali (Peru) e Rio Juruá (Brasil).

Cultura

Extração de látex de uma seringueira.
Cultura do Acre é muito parecida com a dos outros Estados da região Norte. A comida típica utiliza o pato e o pirarucu, que herdou dos índios, e o bobó de camarão, vatapá e carne de sol com macaxeira, trazido do Nordeste brasileiro logo quando iniciou a extração do látex.

No artesanato os artigos confeccionados com materiais extraídos da floresta amazônica. Do seringal surgiu a figura do seringueiro, que colaborou em momentos importantes da história brasileira para o desenvolvimento do país, trabalhando duro na extração do látex na floresta amazônica.

Você sabia?

Memória ao centenário da Revolução Acreana em Rio Branco, capital do Acre.
...que o nome Acre surgiu de aquiri, que significa rio dos jacarés na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região banhada pelo rio que empresta o nome ao estado?

...que Revolução Acreana é o termo dado à revolta da população que ocupava o que hoje é o estado do Acre contra a Bolívia, que detinha a soberania da área?

...que a maior parte do Estado do Acre ainda é formada por mata intocável, protegida principalmente pelo estabelecimento de florestas de proteção integral, reservas indígenas e reservas extrativistas?

...que Acre é um dos menores estados brasileiros e um dos mais isolados, por outro lado possui em seu território uma imensa riqueza natural?

...que o clima que predomina no Acre é o amazônico equatorial, que corresponde a uma elevada temperatura e uma grande concentração de umidade, condições ideais para proliferação da biodiversidade?

...que a rede hidrográfica é um importante meio de transporte no Acre, uma vez que a maioria dos núcleos urbanos se encontra às margens de rios?

...que com a assinatura do Tratado de Petrópolis não foi preciso estourar uma guerra para se resolver o problema do Acre?

...que o ponto mais ao ocidente do Brasil são a nascente do rio Moa, no Acre. O município mais ao oeste é Mâncio Lima, no mesmo estado?

...que a capital mais ao oeste do Brasil, Rio Branco recebeu esse nome em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, mais conhecido como Barão do Rio Branco?

...que Acre foi anexado pelo Brasil no ano de 1903 e só adquiriu status de estado em 1962?

...que Acre é um dos estados brasileiros que mais produzem e exportam borracha/látex. É também o maior produtor nacional de castanha-do-Pará?

...que quem nasce no estado do Acre é chamado de acriano ou acreano?

Feriados

Data
Feriado
23 de janeiro Dia do evangélico
15 de junho Aniversário do estado
6 de agosto Início da Revolução Acreana
5 de setembro Dia da Amazônia
17 de novembro Assinatura do Tratado de Petrópolis

Categorias

Para ver todas as subcategorias, clique em [►]
Colabore!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao Acre dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre o estado do Acre.

Portais

Brazil Region Norte.svg
BRAlogo1.png
Rotating earth (Very small).gif
Norte brasileiro Brasil Geografia