Portal:São Mateus (Espírito Santo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de São Mateus

Casario do PortoBarra NovaCatedral São MateusIgreja VelhaPraia de GuririSede da PrefeituraMonumento a colonização do solo mateenseExploração de petróleo na região do NativoCachoeira do Cravo
Este portal foi criado em 28 de janeiro de 2015 e pretende reunir dados relacionados ao município brasileiro de São Mateus (ES)
São Mateus | Imagens
Comentários na página de discussão.
 ver · editar São Mateus
Diversas imagens sobre São Mateus
Diversas imagens sobre São Mateus

São Mateus é o segundo município mais antigo e sétimo mais populoso do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundado em 21 de setembro de 1544, recebendo autonomia municipal apenas em 1764. Originalmente, chamava-se Povoado do Cricaré, sendo rebatizado no ano de 1566 pelo padre José de Anchieta para o nome de São Mateus. Sua população atual gira em torno dos 121 mil habitantes, sendo considerado um marco na colonização do solo do Espírito Santo.

É considerado o município com a maior população negra do estado. Tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de negros no Brasil. Também há a forte presença de italianos, que são responsáveis pela colonização de grande parte dos sertões mateenses.

Sua economia está baseada na oferta de serviços e na exploração e produção de petróleo. Na década de 1970, foram descobertos vários campos de exploração e na década de 1980, essas descobertas foram ampliadas. Na década de 2000 foi implantado na região de Campo Grande o Terminal Norte Capixaba, responsável pelo escoamento de toda a produção da região.

Localiza-se a uma latitude 18º42'58" sul e a uma longitude 39º51'21" oeste, estando a uma altitude de 36 metros. Sua área total é de 2 338,727 km², equivalente a 5,12% do território capixaba. Limita-se ao norte com os municípios de Boa Esperança, Pinheiros e Conceição da Barra; ao sul com São Gabriel da Palha, Vila Valério, Jaguaré e Linhares; a leste com o oceano Atlântico e a oeste com Nova Venécia. Dista da Capital do Estado, Vitória, 215 km. Também destaca-se pelo forte apelo turístico, tanto histórico quanto de temporada. O carnaval de Guriri, principal balneário do município, é um dos mais animados do estado e chega a ser conhecido nacionalmente, recebendo, principalmente, turistas de Minas Gerais.

Saiba mais...


 ver · editar Artigo destacado aleatório
Estátua de São Benedito

Benedito Caravelas, mais conhecido como Benedito Meia-Légua, foi um escravo, insurgente e líder quilombola, tendo atuado na região que compreende os atuais municípios de São Mateus e Conceição da Barra. O apelido Meia-Légua veio de suas várias viagens ao nordeste. Suas qualidades de líder, sua coragem e sua astúcia transformaram-no em símbolo de esperança de libertação para os escravos da região norte do Espírito Santo.

Pretendia invadir São Mateus no dia 26 de Julho de 1881, dia de Santa Ana. No entanto o plano foi descoberto, sendo o ataque evitado pelas autoridades.

Saía sempre me pequenos grupos, sendo que cada grupo tinha um líder que mantinha sempre as características suas, a fim de confundir os perseguidores. Com tal artifício, Meia-Légua e seus companheiros conseguiram se manter durante quarenta anos, sempre perseguidos, mas nunca capturados. Quando era noticiada sua morte, ele reaparecia em outra fazendo com novas investidas. Graças a isso, espalhou-se o mito de que era imortal.

Velho, doente e mancando de uma perna, só foi morto por ter sido traído por um caçador, que denunciou as tropas seu esconderijo, sendo este o oco de uma árvore, onde sempre dormia. Aqueles que o perseguiam montaram tocaia em volta do tronco e ali ficaram até a noite, esperando que ele se recolhesse para dormir. Logo que o viram entrar, taparam o tronco e lhe atearam fogo, que ardeu durante dois dias e duas noites.

Leia o artigo completo...


 ver · editar História
José de Anchieta

A história de São Mateus inicia-se no final do século XVI. Não há data precisa da chegada dos primeiros colonos, nem a indicação dos seus nomes, mas, pela tradição oral, os primeiros colonizadores portugueses chegaram a São Mateus por volta de 1544.

É o segundo município mais antigo do Espírito Santo, Brasil. Foi fundado em 21 de setembro de 1544, recebendo autonomia municipal apenas em 1764. Originalmente, chamava-se Povoado do Cricaré, sendo rebatizado no ano de 1566 pelo padre José de Anchieta para o nome de São Mateus. Sua população atual gira em torno dos 121 mil habitantes, sendo considerado um marco na colonização do solo do Espírito Santo.

É considerado o município com a maior população negra do estado. Tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de negros no Brasil. Também há a forte presença de italianos, que são responsáveis pela colonização de grande parte dos sertões mateenses.

Veja mais em História de São Mateus
 ver · editar Imagem aleatória
Monumento à colonização do solo mateense


 ver · editar Você sabia que...
  • ...São Mateus é considerado o município com a maior população negra do Espírito Santo?
  • ...em 13 de abril de 1848 Villa Nova do Rio de Sam Matheus a então ganhou foros de cidade?
  • ...inicialmente, o território mateense compreendia 29,8% do território capixaba?
  • ...a Igreja Velha, se concluída, teria mais de 300 metros de comprimento?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Colabore
  • Adicione imagens nos artigos.
Colabore!
Colabore!
  • Melhore os artigos sobre São Mateus.
  • Crie artigos relacionados ao município de São Mateus dando visibilidade ao assunto escolhido.


 ver · editar Portais relacionados
Portal:Espírito Santo Portal:Brasil Portal:Geografia
 ver · editar São Mateus no...
 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página