Portal:Belo Horizonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal da
Cidade de
Belo Horizonte
Palácio da LiberdadeAssembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (edifício)Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Belo Horizonte é a atual capital do Estado de Minas Gerais. Há uma principal razão para sua fundação: Ouro Preto, a antiga capital de Minas Gerais já estava "espremida" entre as montanhas, e então não conseguia mais crescer socio-economicamente. Era preciso uma nova capital, e um grupo de engenheiros,liderado por Aarão Reis descobriram um vilarejo o Arraial do Curral Del Rei construído por bandeirante chamado João Leite da Silva Ortiz. Então, dediciram que ali seria a nova capital.Muitas famílias tiveram de mudar de casa com as obras que começaram em 1893. Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do Brasil e foi inspirada em cidades modernas como Paris e Washington, isso pode ser viso em detalhes como cruzamentos em todos os quarteirões, um parque no centro da cidade e canteiros e ruas da cidade floridos e cheios de árvores.

História
Durante a expansão paulista, que cresceu com a descoberta de ouro, o bandeirante João Leite da Silva Ortiz ocupou, em 1701, terras em que estabeleceu a fazenda do Cercado, base do núcleo do Curral del-Rei.

Até então capital de Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto, apresentava dificuldades de uma expansão urbana, devido à sua localização. Isso gerou a necessidade da transferência da capital para outra localidade. O Congresso Mineiro reunido em Barbacena em 1893, indicou pela lei n. 3, adicional à Constituição do Estado, algumas cidades como locais propícios à instalação da nova capital, depois que se ouvisse o parecer da Comissão Construtora, chefiada pelo engenheiro Aarão Reis, que optou por Belo Horizonte. Seu território foi desmembrado de Sabará e inicialmente foi denominada Cidade de Minas. A capital do estado foi oficialmente transferida em 12 de dezembro de 1897.

O local escolhido oferecia condições ideais: estava no centro da unidade federativa, a 100 km de Ouro Preto, rico em cursos d’água, clima ameno, numa altitude de 800 metros. A área destinada à nova capital parecia um grande anfiteatro entre as Serras do Curral e de Contagem, contando com excelentes condições climatológicas, protegida dos ventos frios e úmidos do sul e dos ventos quentes do norte, e arejada pelas correntes amenas do oriente que vinham da serra da Piedade.

Projetada pelo engenheiro Aarão Reis entre 1894 e 1897, Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna planejada. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas, cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares, visadas privilegiadas, e uma avenida em torno de seu perímetro (Avenida do Contorno). Outro aspecto interessante do projeto original é a abundância de parques e praças, com um grande parque municipal na área central.

Imagem em destaque Artigo em destaque

Vista geral da cidade.

Veja também outras imagens no Commons
A Região Metropolitana de Belo Horizonte ou RMBH é a terceira maior aglomeração urbana do Brasil, com uma população estimada de 4.939.053 habitantes em 2007. Seu produto interno bruto (PIB) somava em 2005 cerca de 62,3 bilhões de reais, dos quais aproximadamente 45% pertenciam à cidade de Belo Horizonte.

A RMBH é o centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural de Minas Gerais, representando em torno de 40% da economia e 25% da população do estado. A Grande BH é ainda o 62º maior aglomerado urbano do mundo e o sétimo maior da América Latina.

A RMBH é constituída por 34 municípios: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Curiosidades
  • Projetada pelo engenheiro Aarão Reis entre 1894 e 1897, Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira moderna planejada. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas, cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares, visadas privilegiadas, e uma avenida em torno de seu perímetro (Avenida do Contorno). Outro aspecto interessante do projeto original é a abundância de parques e praças, com um grande parque municipal na área central.
  • Belo Horizonte possui 148 bairros. Alguns deles são nacionalmente conhecidos como, por exemplo, a Savassi e a Pampulha.
  • A cidade já foi sede de importantes eventos internacionais como a Ecolatina (2006), o Encontro das Américas e o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, a final do Campeonato Mudial de Natação em Piscina Curta (2007), Copa do Mundo FIFA (2014).
  • O estádio Mineirão teve sua capacidade reduzida de 130.000 para 76.000 pessoas. Quando foi inaugurado, em setembro de 1965, era o segundo maior estádio coberto do mundo. Atualmente é o terceiro maior estádio brasileiro ficando atrás do Maracanã no Rio de Janeiro e o Mané Garrincha em Brasília.
  • Todas as ruas de Belo Horizonte mudam de nome após cruzarem a Avenida do Contorno, exceto a rua Itajubá, no bairro da Floresta.
Temas
Por categorias Categoria:Bairros de Belo Horizonte; Categoria:Bandas de Belo Horizonte; Categoria:Belo Horizonte ;Categoria:Belo-horizontinos; Categoria:Bispos e arcebispos de Belo Horizonte; Categoria:Centros culturais de Belo Horizonte; Categoria:Edifícios de Belo Horizonte; Categoria:Escolas de Belo Horizonte Categoria:Escolas de samba de Belo Horizonte; Categoria:Favelas de Belo Horizonte; Categoria:Igrejas de Belo Horizonte; Categoria:Logradouros de Belo Horizonte; Categoria:Museus de Belo Horizonte; Categoria:Parques de Belo Horizonte Categoria:Paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte; Categoria:Prefeitos de Belo Horizonte; Categoria:Regiões de Belo Horizonte; Categoria:Shopping centers de Belo Horizonte; Categoria:Transportes de Belo Horizonte Categoria:Universidade Federal de Minas Gerais; Categoria:Usiminas; Categoria:!Predefinições sobre Belo Horizonte.