TV Itacolomi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Itacolomi
S.A. Rádio Guarani
Av. Assis Chateaubriand, 499, Floresta, Belo Horizonte
Cidade de concessão Belo Horizonte, Minas Gerais
Canais
4 analógico
Slogan Sempre na liderança (1960)
A emissora dos mineiros (1980)
Fundador Assis Chateaubriand
Proprietário Diários Associados
Fundação 8 de novembro de 1955 (61 anos)
Extinção 18 de julho de 1980 (37 anos)
Sucessora Rede Manchete
, RedeTV!
Prefixo PRB3 - TV (1955-1973)
ZYA 721 (1973-1980)

A TV Itacolomi era um dos dois canais de televisão pertencentes aos Diários Associados que tinham sede em Belo Horizonte. O mesmo grupo também tinha participação em um segundo canal em Belo Horizonte situação essa bastante excepcional, já que, em tese, um mesmo grupo não poderia explorar 2 canais na mesma cidade. O outro canal dos Diários Associados em Belo Horizonte era uma associação entre empresários e o jornal Estado de Minas a TV Alterosa, que existe até hoje, ao contrário da TV Itacolomi, cuja concessão foi cassada quando o governo brasileiro cassou as concessões das emissoras que integravam a Rede Tupi de televisão.

Fundada em 1955, por Assis Chateaubriand, a Itacolomi foi inaugurada em 8 de novembro de 1955, foi a primeira emissora de televisão de Minas Gerais, tendo funcionado até 18 de julho de 1980, quando sua concessão foi cassada.

A primeira sede da emissora funcionou no Edifício Acaiaca, na Av. Afonso Pena, 867. Na década de 1970, mudou-se para o Palácio do Rádio, na Av. Assis Chateaubriand, 499; hoje, sede da TV Alterosa.

O jingle da TV Itacolomi ainda hoje está na cabeça de inúmeros mineiros que a conheceram, já que foi intensamente repetido ao longo dos anos.Era um indiozinho que pintava um mapa do Brasil em cima de uma escada e um coro ao fundo dizia: "TV I-ta-co-lo-mi, sempre na liderança, canal 4, Belo Horizonte, Miiiinas Gerais".

Após o fim da Itacolomi, o canal 4 de Belo Horizonte foi repassado para a Rede Manchete, se tornando a TV Manchete Minas,desde 1999 com a venda das concessões da mesma desde de então o canal transmite a RedeTV!.

Produções[editar | editar código-fonte]

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Jornalísticos[editar | editar código-fonte]

Precedido por
-
Canal 4 VHF de Belo Horizonte
1955-1980
Sucedido por
TV Manchete Minas
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.