Rede Super

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a rede de supermercados no estado do Rio de Janeiro, veja Rede Supermarket.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde março de 2014).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rede Super
Igreja Batista da Lagoinha
Sociedade Rádio Alvorada Ltda
Tipo Rede de televisão comercial
País  Brasil
Fundação julho de 2000 (17 anos) [nota 1]
por Pr. Márcio Valadão
Pertence a Igreja Batista da Lagoinha
Proprietário Pr. Márcio Valadão
Presidente Pr. André Valadão
Cidade de origem Minas Gerais Belo Horizonte, MG
Sede Belo Horizonte Belo Horizonte, MG
Avenida Professor Magalhães Penido, 460 - Pampulha
Estúdios Belo Horizonte Belo Horizonte, MG
Avenida Professor Magalhães Penido, 460 - Pampulha
Slogan Inspirando você!
Formato de vídeo
Canais irmãos Rádio Super (90.1 FM)
Cobertura 12 estados e 82 municípios brasileiros
Emissoras afiliadas Ver lista completa
Cobertura internacional Via Satelite
Nome(s) anteriore(s) Rede de Televisão Comunitária (1997-2000)
Página oficial redesuper.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
Oi TV[1]
Canal 211 (Satélite SES-6)[1]
Disponibilidade por cabo
BVCi
Canal 02
Astro
Canal 23
TCM
Canal 34

Canal 140

NET
TV Litorânea
Canal 44
Cabo Telecom
Canal 164
SGC A Cabo
Canal 30
VerTV
Canal 15
RCA
Oi TV
TVN
Canal 33 (Canoas)
Sidy's
Canal 47

Rede Super é uma emissora de televisão brasileira com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais fundada em maio de 1997 como Rede de Televisão Comunitária e pertence à Igreja Batista da Lagoinha desde julho de 2000 como Rede Super.[2] A emissora tem uma programação voltada principalmente para os cristãos. O conteúdo da programação é voltado para todas as idades e estilos. Os programas variam a infantis, jornalístico, esportivo, musicais e mensagens cristãs para todas as idades.

História[editar | editar código-fonte]

Os jornalistas Alberico de Sousa Cruz e Lauro Diniz fundaram em maio de 1997 a Rede de Televisão Comunitária,[3] um canal de notícias na frequência 21 UHF que conseguiu ficar no ar até 2000, quando foi vendido para a Igreja Batista da Lagoinha.[4]

Em 2000, é realizada a venda da Rede de Televisão Comunitária para a Igreja Batista da Lagoinha, sendo assim transformada em Rede Super. Após a venda, as primeiras transmissões do canal na TV paga foi pela NET e posteriormente entrou com o sinal via satélite abrangendo uma maior cobertura.[5] Em 17 de julho de 2002, a igreja adquiriu o canal a cabo local e passou a transmitir 24 horas de programação evangélica.

A partir de 2001, a Rede Super transmite todos os ensaios gerais do Diante do Trono, cultos e eventos da Lagoinha, além dos congressos que a igreja e a banda organizam dentro de Belo Horizonte, começando pelo ensaio geral da gravação do álbum Preciso de Ti. Neste ano a emissora inaugura sua primeira filial em Juiz de Fora. Não há dados que confirmam se a Rede Super pôde transmitir a gravação do CD, VHS e DVD Preciso de Ti direto do Mineirão, em Belo Horizonte, na noite de 14 de julho daquele ano.

A partir de 2002, a Rede Super passa a transmitir a primeira fase do Programa Diante do Trono com as apresentações do álbum Nos Braços do Pai. A primeira fase do programa foi a de maior sucesso, sendo exibida pela RedeTV! por alguns anos em rede nacional.

Com o passar dos anos, a Rede Super começa a ganhar retransmissoras no estado de Minas Gerais. Em 2009 a rede teria um momento histórico: a transmissão da gravação do 12º CD e DVD do Diante do Trono Tua Visão, diretamente da Praça da Estação em Belo Horizonte, na noite de 1 de agosto.

Em 22 de fevereiro de 2010, assume a presidência da Rede Super, o pastor André Valadão.[2] No ano de 2013, a Rede Super produz a segunda fase do Programa Diante do Trono, o qual não teve o mesmo sucesso da primeira fase. Em novembro, a programação do canal chega a Fortaleza através do Canal 54 Fortaleza.[6] A afiliação dura até janeiro de 2014.

Em fevereiro de 2015, a Rede Super passou a transmitir a sua programação no canal 32 UHF. Neste ano a Rede Super também deixou de ter a Via Brasil TV como afiliada. No dia 2 de agosto, a Super deixa de ser transmitida pelo canal 21. O canal 21 passou a transmitir a TV Senado e atualmente retransmite a TV Novo Tempo.

No dia 3 de outubro de 2016, a Rede Super passou a ficar no ar pelo canal 29 UHF.

A Rede Super está em cerca de 230 cidades em todo o Brasil. O sinal está disponível em antena parabólica digital para todo o território brasileiro e também é transmitido pela internet, abrangendo assim, todo o mundo.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Houve boatos de que a Rede Super trocaria de canal com a TV Novo Tempo sendo que esta seria transmitida pelo canal 32 UHF e a Rede Super voltaria para o canal 21 UHF para entrar no sinal digital.

Além disso a ANATEL deu um prazo até fevereiro de 2016 para a Rede Super entrar no sinal digital ou então seria desligada juntamente com o sinal analógico embora estar sendo gerada em Belo Horizonte. O prazo foi prorrogado para julho de 2017.

Em função disso, em 28 de março de 2017, a Rede Super, através da Lagoinha, começou a campanha A Rede Super não pode Parar, em que se buscavam R$ 3 milhões para digitalização do sinal da rede e o desligamento do sinal analógico em Belo Horizonte, sob a sentença de fechamento da emissora. Na mesma noite de lançamento, foram arrecadados ao menos R$ 60 mil em doações.

Cobertura nacional[editar | editar código-fonte]

  • Antena parabólica - programação da Rede Super através do satélite StarOne C2 Freqüência: 3648 MHz (Banda C) FEC:3/4 Symbol Rate:2170 MBaud Polarização Vertical[7]

Slogans[editar | editar código-fonte]

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de emissoras da Rede Super

A Rede Super esta em 12 estados, 82 municípios e 3 capitais do Brasil. Em Minas Gerais está em 65 municípios com uma filial em Juiz de Fora

Notas e referências

Notas

  1. Foi inaugurada como Rede de Televisão Comunitária. Em julho de 2000, foi inaugurada como Rede Super.

Referências

  1. a b «Line-UP OI TV». Consultado em 11 de março de 2014 
  2. a b «IBL na gestão». Rede Super. 27 de fevereiro de 2011. Consultado em 10 de março de 2014 
  3. «ALBERICO DE SOUSA CRUZ - TRAJETÓRIA». Memória Globo. Globo.com. Consultado em 10 de março de 2014 
  4. Cunha, Magali do Nascimento (2007). A explosão gospel: um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico ... - Magali do Nascimento Cunha - Google Livros. p. 216 http://books.google.com.br/books?id=lDVBCBZVgQMC&pg=PA216&lpg=PA216&dq=%22Rede+Super%22&source=bl&ots=aS61pyWakL&sig=6RwJItbI8aoBLZUwUeAKN1Skveo&hl=pt-BR&sa=X&ei=NfAdU-vYL8j_kAf8oIHIBQ&redir_esc=y#v=onepage&q=%22Rede%20Super%22&f=false. Consultado em 10 de março de 2014. O canal 21 de Belo Horizonte - a Rede Super - foi inaugurado em maio de 1997 pelos jornalistas Alberico Souza Cruz e Lauro Diniz para ser um canal de notícias. Com equipamento de ponta e localização privilegiada na cidade, conseguiu ser operado por cinco anos, quando foi vendido para a Igreja Batista da Lagoinha. (...)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  5. «Rede Super de Televisão chega ao Vale do Aço». Plox. 13 de novembro de 2013. Consultado em 10 de março de 2014. Cópia arquivada em 10 de março de 2014 
  6. Gabriel Vaquer (8 de novembro de 2011). «Canal da banda Diante do Trono tira Valdemiro Santiago do ar em Fortaleza». NaTelinha. UOL. Consultado em 3 de setembro de 2016 
  7. «CANAIS DO SATÉLITE STARONE C2 - BANDA C». Portal BSD. Consultado em 10 de março de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]