RedeTV!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
RedeTV!
TV Ômega Ltda.
Tipo Rede de televisão aberta
País  Brasil
Fundação 15 de novembro de 1999 (16 anos)
Pertence a Grupo TeleTV
Proprietário
Presidente Amilcare Dallevo Jr.
Cidade de origem São Paulo, SP
Sede
Estúdios Avenida Presidente Kennedy, 2869 - Vila São José
Slogan A rede de TV que mais cresce no Brasil.
Formato de vídeo
Cobertura 84% dos domicílios com televisor no Brasil[1]
Emissoras próprias
Emissoras afiliadas
Nome(s) anteriore(s) Rede Manchete (1983-1999)
Página oficial redetv.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 20
Sky
  • Canal 16
  • Canal 364
Vivo TV
Canal 224
Oi TV
Canal 06 (SD e HD)
CTBC TV
Canal 708
GVT TV
Canal 224[nota 1]
StarOne C2
  • 3700 MHz @ 15000 ksps, Vertical (HDTV)
  • 3790 MHz (1360 e 1380 MHz Banda L), Vertical (SDTV) (Analógico)
Disponibilidade por cabo
NET
Vivo TV
  • Canal 09
  • Canal 309 (HD)
ViaCabo
  • Canal 18
  • Canal 403 (HD)
BVCi
Canal 117 (HD)
Astro
Canal 17
CaboNNet
Canal 05
Sim TV
Cabo Telecom
Canal 121
Sarandi TV a Cabo (Sarandi)
Canal 21
Adatel
Canal 13
TV Alphaville
  • Canal 19
  • Canal 219 (HD)
Disponibilidade digital
Portal RedeTV!
[1]

RedeTV! é uma rede de televisão brasileira, fundada em 15 de novembro de 1999, após a compra das concessões das cinco emissoras próprias da extinta Rede Manchete pelos empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho, sócios do Grupo TeleTV.[3] [4] [5] [6] As referidas cinco emissoras possuem as suas concessões para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza e passaram a compor a RedeTV! após a sua inauguração.[7]

A sede da RedeTV! encontra-se no Centro de Televisão Digital (CTD), um dos mais desenvolvidos da América Latina, situado na cidade de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo.[8] [9]

A programação da emissora é voltada principalmente ao entretenimento, com diversos programas direcionados a segmentos específicos: humorísticos, talk shows, jornalísticos, esportivos, séries, programas de entrevista e femininos.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História da RedeTV!

A RedeTV! foi criada em 15 de novembro de 1999 pelos empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho, que compraram no mês de maio de 1999 as cinco concessões da extinta Rede Manchete, rede de televisão do Grupo Bloch, dez dias antes do prazo final para a renovação das concessões, que estavam vencidas desde 1996.[10]

A sede do canal, antes no Rio de Janeiro, foi transferida para Barueri, em São Paulo, a nova emissora, sob o nome de TV! transmitia a programação da Manchete como Manchete Clip Show e a reprise de Pantanal. O nome da emissora inicialmente seria TV Ômega, nome da produtora independente do grupo TeleTV, empresa de Amilcare Dallevo Jr, que prestava serviço de telemarketing e produção para programas de televisão interativos por telefone. Foi então encomendado uma pesquisa para a agência de publicidade Fischer America que apresentou seis nomes para o público, tendo a RedeTV! sido a escolhida.[11]

A programação de estreia da RedeTV!, no feriado da Proclamação da República do Brasil, começou às 7h da manhã, exibindo uma entrevista com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, no Brasil TV!. Logo em seguida, no feminino A Casa é Sua, a apresentadora Valéria Monteiro conversou com o ator Maurício Mattar e recebeu vários esotéricos, que avaliaram o astral da casa na qual o programa é gravado. Fernanda Lima no programa Interligado apresentou um making of do filme Corra, Lola, Corra e mostrou dicas sobre cyber cafés. À noite, no TV Fama, às 19h, Mariana Kupfer apresentou uma biografia de Pelé, entrevistou Walter Salles e Daniela Thomas e visita a cozinha do chef Emmanoel Bassoleil, do restaurante Roanne. Ainda, no Superpop, Adriane Galisteu estreou ao lado de Emerson Fittipaldi, Gretchen e o cantor Paulo Ricardo. Encerrando a programação da inauguração da emissora, no Te vi na TV, João Kléber interpretou um bem-humorado monólogo sobre a Proclamação da República.[12]

A audiência da estreia da RedeTV! na data de sua inauguração, oscilou entre um e dois pontos na maior parte do dia, tendo o filme Kramer vs. Kramer atingido picos de mais de quatro pontos, segundo o Ibope.[13]

No começo, apostava em uma programação voltada para a classe A e com o tempo, foi popularizando a sua programação. A primeira grande polêmica na emissora foi em 2000 com a saída da então apresentadora do Superpop, Adriane Galisteu para a Rede Record. Os donos da emissora acusaram o diretor geral e namorado de Adriane, Rogério Gallo, de ter feito a negociação sem avisar a emissora,[14] que acabou sofrendo um processo dos dois.[15]

Também o jornalista José Luiz Datena em 2002 trocou a RedeTV!, onde acabara de assumir o Repórter Cidadão, pela Record. A RedeTV! acionou Datena e venceu. A Bandeirantes pagou a dívida em 2011.[16]

Um dos grandes sucessos da emissora foi a novela colombiana Betty, a Feia, exibida em 2002 e que conquistou o segundo lugar de audiência.[17] Destacaram-se também programas do humorista João Kleber, que acabou saindo da emissora em 2005 devido a proibição dos mesmos pelo Ministério Público, fazendo a emissora ser punida com o seu sinal cortado.[18] Até fevereiro de 2012, o maior sucesso da RedeTV! era o humorístico Pânico na TV, no ar desde 2003 e que conquistava bons índices de audiência para a emissora. Atualmente, o programa é exibido pela Rede Bandeirantes com o nome de Pânico na Band, nos mesmos horários que ocupava na emissora anterior.

Em 2011, a RedeTV! venceu a licitação do Clube dos 13 pelos direitos de transmissão em TV aberta do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014[19] por três anos da principal competição do futebol nacional.[20] Um acordo entre a Rede Globo e a RedeTV! chegou a ser aceito, mas a emissora carioca desistiu[21] e o contrato com a CBF para a transmissão da Série A foi anulado, devido a um acordo da Rede Globo com a maioria dos clubes da competição, considerado mais vantajoso e vários times ignoraram o resultado da licitação. A RedeTV! chegou a dizer que transmitiria o Brasileirão de 2012.[22] Por este acordo da RedeTV! com o Clube dos 13, em represália,[23] a Globo tirou a Série B,[24] que era exibido havia sete anos, e o Clube dos 13 notificou a RedeTV! que o contrato a ser seguido será o da Globo.[25]

A emissora também fez parte do consórcio de veículos que investigaram o caso Panama Papers.[26] [27] [28] Dos veículos brasileiros, ao lado da RedeTV!, o portal UOL e o jornal O Estado de S. Paulo também fizeram parte do consórcio.[26] [27] Um especial jornalístico sobre o Panama Papers foi exibido pela emissora.[29]

Entre os vários nomes que trabalharam na rede estão Márvio Lúcio, Vinícius Vieira, Fernanda Lima, Nicole Bahls, Wellington Muniz, Marcelo Rezende, Marília Gabriela, Otávio Mesquita, Leonor Corrêa, Sabrina Sato, Monique Evans, Fabiana Saba, Eduardo Sterblitch, Valéria Monteiro, Clodovil Hernandez, Hebe Camargo, Marcos Chiesa, Luiz Gasparetto, Daniel Zukerman, Luiza Mell, Nei Gonçalves Dias, Olga Bongiovanni, Emílio Surita, Regina Volpato e muitos outros. Os programas produzidos já apresentados foram A Casa É Sua, Interligado, Galera na TV, Perfil, Gabi, Late Show, Noite Afora, Eu Vi na TV, Tarde Quente, Canal Aberto, Encontro Marcado, Vídeo Adrenalina, Brothers, Saturday Night Live, Bom Dia Mulher, Manhã Maior, Se Liga Brasil.

No esporte, transmitiu Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B, Campeonato Paulista de Futebol, Campeonato Paulista de Futebol - Série A2, Copa São Paulo de Futebol Júnior, Liga dos Campeões da UEFA, Liga Europa, Fórmula Mundial, UFC, X Games, XFC, Campeonato Paulista de Basquete e a primeira partida de um jogo da NBA, NBA Global Games Rio 2013.

Na teledramaturgia, a emissora produziu os seriados Mano a Mano, Vila Maluca, Donas de Casa Desesperadas e exibiu as novelas estrangeiras Pedro, o Escamoso, Gata Selvagem e Paixões Ardentes. Apresentou os reality shows Apartamento das Modelos, GAS Sound, A Corrida Milionária e Dr. Hollywood. Foram destaques a exibição das séries Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Friends, Desperate Housewives, Dexter, Dallas, Andromeda e Star Trek.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Seguindo o parâmetro das grandes redes de televisão do Brasil, a RedeTV! implanta tecnologia de captação, exibição e arquivo completamente digital, em toda sua grade programação (tapeless).

A RedeTV!, também utiliza sistema de automação para diagramação de sua grade de programas, desenvolvido inteiramente por sua equipe de TI.

Toda exibição de vídeos ao vivo, matérias externas ou comerciais é exibida digitalmente, assim como muitas emissoras Brasileiras.

Além disso possui equipamentos como helicópteros e moto links e os exclusivos "Mochilinks" sendo a primeira emissora do Brasil a usar este tipo de tecnologia para transmissão ao vivo .

A RedeTV! também transmite em alta definição (HD).

Transmite ainda com tecnologia 3D desde maio de 2010, tendo sido a primeira emissora aberta brasileira a transmitir no formato de 3 dimensões, feito que alguns consideravam impossível em razão da largura de banda do sinal.

Segundo a própria emissora, ela é "a primeira do Brasil e a primeira do mundo a transmitir conteúdo em 3D por meio do sinal de TV digital aberto"

Internacionalização[editar | editar código-fonte]

No dia 1º de dezembro de 2010, a emissora lança seu sinal na França, exibindo sua programação para Paris e outros territórios franceses. Com o canal veio a promessa da criação de um programação para os brasileiros que vivem na França e também a criação de legendas em francês para seus programas terem acesso ao público francês. O público alvo são 421 mil assinantes da empresa multinacional de TV a cabo anglo-francesa Orange.[30] A meta da emissora é atingir o público de 150 países, os próximos territórios que a RedeTV! irá iniciar suas transmissões serão os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, são eles respectivamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e o Timor-Leste.[31]

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de emissoras da RedeTV!

A cobertura da RedeTV! conta com cinco emissoras próprias (RedeTV! São Paulo, RedeTV! Rio de Janeiro, RedeTV! Belo Horizonte, RedeTV! Recife e RedeTV! Fortaleza) sendo a 5ª maior rede do Brasil.

O Estado de Minas Gerais tem a maior cobertura geográfica da RedeTV! no Brasil, com 234 municípios. Enquanto no Ceará a RedeTV! está sendo transmitida em apenas 10 municípios, 6 na Região Metropolitana de Fortaleza, mais Juazeiro do Norte, Crato (retransmissora de Crato), Araripe e Aracati.

Em 1º de junho de 2008, a TV Brasília voltou a ser afiliada da RedeTV!, após cinco anos a emissora já havia transmitido a programação RedeTV! em sinal aberto na capital federal (Brasília) desde de seu o início até junho de 2003.[32]

A RedeTV! inaugurou o seu sinal em Palmas no dia 10 de outubro de 2009, pelo canal 53 UHF, a sua afiliada chama-se RedeTV! Tocantins ou também como Rede Tocantins de Televisão. No dia 1º de dezembro de 2010, é inaugurada a TV Capital em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, perdendo-a meses depois para a Rede 21 (TV IMPD). Com isso, 25 estados da federação passam a receber as imagens da RedeTV! com intermédio de emissoras locais, mas capitais como Rio Branco, Campo Grande, Aracaju e Teresina continuam fora da área de cobertura da RedeTV!, porém, estas cidades podem sintonizar a emissora por meio de uma operadora de televisão via satélite ou a cabo. A cidade de Cuiabá ficou sem cobertura da RedeTV!, devido à desfiliação da TV Cuiabá, que se mudou para a Rede Brasil, passando a RedeTV! a ser sintonizada somente por meio de uma operadora de televisão via satélite ou a cabo na cidade. Em 2014, a RedeTV! voltou a ser transmitida em Cuiabá com a afiliação da TV Pantanal, que antes transmitia a Rede Aparecida, emissora católica.

Nesses 15 anos de existência, a rede nunca conseguiu nenhuma afiliada em Salvador (capital do Estado da Bahia) e nem mesmo em outras cidades baianas. Em 1997, dois anos depois da perda da afiliada TV Aratu (na época da Rede Manchete), a Manchete entrou no ar através do canal 18 até a extinção, a transição e a criação da RedeTV! em 1999, transformando-se em retransmissora da RedeTV!. Ficou no ar por 10 anos, quando no dia 17 de novembro de 2009, entrou no ar a CNT Nordeste emissora própria da CNT, que outrora era ocupado provisoriamente pela RedeTV!. No início de dezembro de 2009, a RedeTV! voltou na capital baiana pelo canal 59 UHF, porém, com o sinal extremamente fraco de apenas 1 kW de potência.[33]

Programas[editar | editar código-fonte]

A maior parte das atrações da emissora são composta por programas de entretenimento, com diversos gêneros de programas, entre eles estão: humorísticos, talk shows, jornalísticos, esportivos, séries, e programas de entrevista.

Contratados[editar | editar código-fonte]

Jornalismo
Esportes
Entretenimento
Humoristas
  • Angelo Campos
  • Denys Motta
  • Ricardinho Mendonça
  • Tatola Godas
  • Diogo Portugal

Colunistas do Portal[editar | editar código-fonte]

  • Angelis Borges (Aceita que é Polêmica)
  • Íris Stefanelli (Bastidores da Fama)
  • Flávia Noronha (Papo de Amigas)
  • Valderson de Souza (Astrologia)
  • Stella Freitas (Por Dentro do Teatro)

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Banco Lehman Brothers[editar | editar código-fonte]

Em 24 de dezembro de 1999, a Folha de S.Paulo revelou que o banco Lehman Brothers estava oferecendo a RedeTV! a investidores estrangeiros como uma "oportunidade de adquirir a última rede disponível no Brasil".[35]

Atraso de salários[editar | editar código-fonte]

1999[editar | editar código-fonte]

Então com 1.200 funcionários, a emissora havia deixado de pagar salários dos antigos funcionários da TV Manchete.[36] Os ex-funcionários da TV Manchete decidiram em 7 de dezembro de 1999, durante assembleia, declarar estado de greve, a nova emissora deveria pagar aos funcionários os salários de novembro, a primeira parcela do 13º salário e a sétima parcela dos salários atrasados da Manchete. Marcelo de Carvalho disse que uma liminar obtida por Pedro Jack Kapeller, o "Jaquito", presidente do grupo Bloch, que controlava a TV Manchete, exigia que a TV Ômega, razão social da RedeTV!, pagasse dívidas da Manchete. "Temo que ele arreste os salários", afirma Carvalho.[37] Em 2 de junho de 2000, pelo menos 50 homens que foram funcionários da Manchete do Rio de Janeiro e São Paulo invadiram a retransmissora da RedeTV! na avenida Sumaré, expulsaram os seguranças e a tiraram do ar, apenas o áudio da programação ficou mantido, e no início daquela noite, as imagens colocadas eram mensagens de repúdio ao atraso no pagamento de dívidas trabalhistas. Um dos cartazes dizia: "S.O.S Rede Manchete/Rede TV! Amílcare Dalleno, pague sua dívida trabalhista!". A RedeTV! não quis se pronunciar e a Polícia Militar acompanhou a ação fora do edifício e não chegou a agir.[38] [39]

As produtoras Jotaeme Produções de Vídeo, D2 Videoproduções e BRC Produções Audiovisuais acusaram a RedeTV! de calote. Entre os dias 8 e 10 de dezembro de 1999, as três empresas foram até os estúdios da RedeTV! nos bairros de Vila Leopoldina e Alphaville e retiraram os equipamentos, uma unidade móvel digital com cinco câmeras, outras nove câmeras de estúdio, três monitores e dois aparelhos de videotape, que haviam sido alugados para montar no Morumbi a estrutura do programa A Casa É Sua. A sócia e diretora da Joetame declarou: "Nós retiramos o material porque a Rede TV! simplesmente não deu qualquer satisfação, não disse quando poderia pagar. Entramos em uma roubada".[40] O vice-presidente da emissora, Marcelo de Carvalho, disse que os fornecedores fazem parte de "uma máfia que ajudou a afundar a Manchete".[40] Rita de Cássia, da Jotaeme afirmou que "Nunca prestamos serviços à Manchete", "Nossa unidade móvel é digital, é top. Na tabela, custa R$ 15 mil por dia."[40] Marcelo de Carvalho negou dificuldades financeiras.[40]

2006[editar | editar código-fonte]

A RedeTV! naquele ano demitiu 80 funcionários e tirou do ar o Programa do Jacaré e a Vila Maluca, também foram dispensadas equipes de jornalismo e da área de esportes.[36]

2008[editar | editar código-fonte]

A 6ª Câmara Cível do Rio de Janeiro decidiu em 4 de junho, que a Rede TV! não poderá mais citar os atores Dado Dolabella e de Luana Piovani, além de pagar indenização de R$ 150 mil para a atriz e R$ 50 mil para o ator. Em 2007, eles entraram na Justiça porque o Pânico na TV os perseguiu, no Rio de Janeiro. Na sentença, desembargadores disseram: "Apesar de ter inúmeros processos, a emissora continua adotando práticas de desserviço. Se isso se repetir, vamos sugerir que o sinal da Rede TV! seja suspenso". Isso foi publicado no Diário Oficial. Outro programa da emissora, Superpop, também foi mencionado. A Rede TV! não comentou o assunto, mas ainda pode recorrer da decisão, em Brasília.[41]

2011 à 2013[editar | editar código-fonte]

A partir de 2011 a emissora passou a enfrentar uma grave crise financeira, resultando em atraso dos salários dos funcionários, venda de horários da programação[42] , reclamações[43] , greves[44] e demissões[45] chegando a pagar os salários[46] . Em janeiro de 2012, a jornalista Rita Lisauskas foi demitida após reclamar publicamente do atraso de salário de funcionários no Facebook[47] . Em março de 2012, os humoristas do Pânico na TV trocaram a RedeTV! pela Rede Bandeirantes, entre os motivos da saída, estavam os salários atrasados[48] , também em março, a emissora anuncia a demissão de 200 funcionários o que representa 30% da sua folha de pagamento, na lista aparecem nomes do jornalismo esportivo como os narradores Luiz Alfredo e Otávio Muniz, além das comentaristas Marília Ruiz e Juliana Cabral,[49] enquanto Monique Evans saiu sem receber[50] e Cláudia Barthel, que chegou a entrar na lista de funcionários dispensados sem pagamento[51] mas teve seu contrato com a emissora renegociado[52] .

A partir de fevereiro de 2013, ex-funcionários da RedeTV! criaram uma página no Facebook reclamando da falta de pagamentos[53] . A emissora também atrasou os pagamentos ao Ibope[54] .

Em resposta, o presidente Amilcare Dallevo afirmou que os salários foram pagos, já o vice-presidente Marcelo de Carvalho responsabilizou a Rede Globo e a crise financeira mundial que resultaram na perda dos direitos do Brasileirão e do UFC, a RedeTV! teve cancelados contratos comerciais.[55]

Lista de proibidos[editar | editar código-fonte]

Na RedeTV!, existe uma regra que deve ser seguida pelos funcionários da emissora de uma lista de nomes proibidos de serem citados na rede, onde são incluídos os artistas, jornalistas e personalidades diversas que tiveram problemas judiciais com o canal.[56] Consultado sobre a famosa lista, o vice-presidente da emissora Marcelo de Carvalho esclareceu o porquê do veto. "Toda e qualquer pessoa, artista, personalidade etc. que tenha uma questão jurídica contra a empresa está vetada. Acho, inclusive, o máximo de hipocrisia o sujeito acionar uma emissora porque teoricamente se sente 'ofendido', por exemplo, por uma gozação de um programa de humor e, quando há uma festa, vai correndo atrás das câmeras e dos microfones da mesma emissora. Acionou, está vetado. E se por engano for gravado, mando cortar na edição."[56]

Ao deixarem a RedeTV! pela Band em 2012, o Pânico na TV deixou cerca de 20 ações na justiça para a emissora resolver,[57] processos estes movidos por diversas pessoas que se sentiram ofendidas pelas brincadeiras feitas pelo humorístico. São os casos de Luana Piovani,[58] [59] Dado Dolabella,[58] [59] Carolina Dieckmann,[60] Preta Gil,[61] [62] Mariana Kupfer,[63] Zezé Di Camargo & Luciano,[64] Sasha Meneghel.[65] Em 2010, a Rede Globo entrou com uma ação pela invasão do Pânico aos estúdios do Big Brother Brasil 10.[66]

Posteriormente, tanto o programa Pânico na TV quanto a RedeTV! entraram na justiça em relação a ambos, o humorístico exigindo pagamentos atrasados, enquanto os donos da emissora moveram processos por difamação e prejuízo causados pelo quadro "Tchecas do Pânico". A confusão começou quando foi revelado que duas modelos contratadas pelo programa para se passarem por tchecas, na verdade eram garotas-propaganda de uma nova marca de cerveja, a marca Proibida. Enganado, o "Pânico" se envolveu na campanha de marca concorrente de sua patrocinadora, a Ambev, que cobrou uma multa da RedeTV!.[67]

Entre os nomes divulgados pela emissora e seus motivos de veto são: todos do extinto Pânico na TV, menos a Sabrina Sato,[56] Marcelo Rezende,[56] Carolina Dieckmann (processou a emissora em razão do quadro sandálias da humildade),[56] [68] [69] Preta Gil (processou a emissora em razão de uma brincadeira do Pânico na TV),[70] Roberto Avallone (apresentou o Bola na Rede),[56] Claudete Troiano,[56] Alexandre Garcia,[56] Xororó (processo por ofender sua honra em programa Canal Aberto),[56] [71] a família da dupla Zezé Di Camargo & Luciano (por razão de uma sátira de 2 Filhos de Francisco pelo Pânico na TV),[56] [72] Mariana Kupfer (apresentou o TV Fama e que processou a emissora por danos morais por ter se sentido ofendida pelo programa Pânico na TV!),[73] Luana Piovani (processou a emissora em razão do quadro sandálias da humildade),[56] [74] Chrystian da dupla com Ralf,[75] Hugo Gloss,[56] e Sasha Meneghel, filha da Xuxa (ação feita pela apresentadora por conta de uma brincadeira do Pânico na TV).[56] [76] [77] Além das pessoas famosas que se sentiram ofendidas e processaram a emissora, na lista também constam nomes como Claudete Troiano, Florestan Fernandes Jr. e Mona Dorf, que trabalharam na extinta Rede Manchete e processaram a antiga emissora falida em 1999.[75]

Em algumas ocasiões, ocorreram problemas por conta de funcionários da emissora quebrarem a regra da lista, são exemplos, Luana Piovani, que teve sua entrevista para Amaury Júnior vetada após a mesma processar a emissora.[78] A equipe do Saturday Night Live gravou uma paródia sobre as fotos nuas da atriz Carolina Dieckmann, a equipe soube depois que a paródia não iria ao ar de jeito nenhum. Cada vez que descumpre a ordem, o canal pagar R$ 50 mil à atriz.[79] No TV Fama, ao vivo, Nelson Rubens perguntou se o Latino tinha reatado casamento com a Rayanne Morais. Na RedeTV! é terminantemente proibido falar no nome do Latino, porque ele processou a casa por quebra de contrato quando tinha um programa na emissora. Pelo telefone, o apresentador recebeu reclamações da diretoria.[80] Também a nutricionista Ruth Lemos, vetada pela emissora, terminou por aparecer em seu famoso vídeo em uma atração da casa.[81] Ex contratados também são regra, Cristina Lyra teve sua imagem borrada quando foi exibida numa foto durante entrevista de Flávia Noronha para Daniela Albuquerque no programa Sensacional.[82] Andréia Sorvetão também é vetada e criticou a emissora quando participou de A Fazenda 7.[83]

Cassação da concessão[editar | editar código-fonte]

Numa carta endereçada a presidente Dilma Rousseff e aos ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em 25 de julho de 2013, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo e teria sido enviada ao Ministério das Comunicações, acusa a emissora de lesionar funcionários, segundo o sindicato, estão a falta de repasse dos valores do INSS aos cofres da Previdência Social, o FGTS de seus empregados, a falta de pagamento por rescisão de contrato a funcionários demitidos e a apropriação dos valores descontados em folha de pagamento que deveriam ser repassados à entidade sindical. O documento pede a cassação da concessão da RedeTV!.[84] A RedeTV! nega as acusações.[84] Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, classificou como grave as denúncias, mas diz não ter recebido a carta e ainda afirmou não saber se compete a ele caçar a concessão.[85]

Dívida da Rede Manchete[editar | editar código-fonte]

A extinta Bloch Editores e o antigo proprietário da extinta Rede Manchete, Pedro Jack Kapeller, abriram um processo alegando que a RedeTV! era sucessora da emissora carioca e, portanto, deveria ficar com as dívidas trabalhista, tributária e cível da extinta rede de televisão. Em 2012, por decisão da 9ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em segunda instância, concluiu que a emissora paulista não era herdeira das responsabilidades da extinta Manchete. Ainda podendo recorrer da decisão em Brasília, no Supremo Tribunal Federal ou no Supremo Tribunal de Justiça.[86]

Caso Coca-Cola vs. Dolly[editar | editar código-fonte]

O Caso Coca-Cola vs. Dolly envolve processos judiciais movidos pela Coca-Cola no Brasil, indenizada por ter sido vítima de campanha difamatória no ano de 2003 pelo presidente da fabricante brasileira de refrigerantes Dolly, Laerte Codonho, e a RedeTV!, que divulgou como verdades as alegações.

Retirada do sinal[editar | editar código-fonte]

O programa Eu Vi na TV era comandado pelo humorista João Kléber e reunia esquetes de humor, pegadinhas e o quadro "teste de fidelidade" no qual a fidelidade do parceiro era testada. O programa saiu do ar após a demissão do humorista João Kléber, resultado de várias ações judiciais que a RedeTV! havia sofrido por conta dos quadros polêmicos do apresentador em seus programas. Em 14 de novembro de 2005, por uma decisão judicial, o sinal do canal 9 VHF de São Paulo foi desligado às 21 horas — 10 minutos depois do horário político — e a RedeTV! ficou por mais de 25 horas fora do ar. A medida foi tomada porque a emissora descumpriu uma ordem judicial onde ela era obrigada a exibir um programa educativo produzido pelo Ministério Público e por ONGs, no lugar do Tarde Quente chamado Direitos de Resposta.[87]

RedeTV! e ECAD[editar | editar código-fonte]

Na coluna de 3 de julho de 2013 no site da revista Veja, o jornalista Lauro Jardim noticiou que o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o ECAD, cobra na 31ª Vara Cível do Rio de Janeiro cerca de 120 milhões de reais relativo ao pagamento de direitos autorais das músicas executadas na programação da emissora. A Rede TV! discorda do valor cobrado.[88]

Assédio sexual[editar | editar código-fonte]

A atriz e modelo Priscila Vilela que participou do programa Teste de Fidelidade em 14 de julho de 2013, publicou, no domingo de 4 de agosto, um vídeo no YouTube com acusações em relação a RedeTV!. No vídeo, intitulado "paga meu cachê, RedeTV", faz um depoimento no qual se diz vítima de calote da emissora, que não lhe teria pagado por um trabalho como "sedutora", e ainda afirmou que foi assediada sexualmente pelo diretor do programa.[89]

Bloqueio na justiça[editar | editar código-fonte]

Um dos ex funcionários da RedeTV!, o jornalista Berto Filho conseguiu na justiça o bloqueio da verba publicitária da Bombril, patrocinadora do Mega Senha e apresentado pelo vice-presidente da emissora, Marcelo de Carvalho, pelo pagamento de salários tanto na época em que trabalhava na Rede Manchete e posteriormente na RedeTV! entre 1998 e 1999, o jornalista, em nota, encoraja para que outros colegas que também foram prejudicados, a entrar com a mesma ação.[90]

Críticas[editar | editar código-fonte]

O humorista e comentarista esportivo Marco Bianchi, que teve o programa Ora Bolas, engavetado pela RedeTV!, afirmou que achou muito desrespeitosa a postura dos donos da emissora, Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho.

Cquote1.svg Não deram nem motivo [para terem engavetado o projeto], eles não tem o menor respeito pelo profissional que esteja à disposição deles. Fiquei cinco meses à disposição daqueles dois sujeitos que não tem envergadura moral para dirigir um boteco de esquina, muito menos para comandar uma emissora de televisão. Não deram nenhuma satisfação, eu não entrei na fila do calote. Cquote2.svg
Marco Bianchi.[91]

Também o humorista Rafinha Bastos, que comandou o Saturday Night Live e posteriormente se desligou da emissora, insinuou que a RedeTV! só tem “safado e sem-vergonha”.

Cquote1.svg Você trabalharia num lugar que é conhecido por só ter ladrão, safado e sem-vergonha? Não, né! Eu trabalhei seis meses na RedeTV!, gente. Eu sei, não me julga, foi um erro. Cquote2.svg
Rafinha Bastos.[92]

Salário de Hebe Camargo[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2012, quando Hebe ficou internada num hospital da cidade de São Paulo, ela teve a ideia de ligar para Carlos Nascimento, jornalista e apresentador do SBT. Na ligação, ela disse que queria votar para o reality show O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, durante esta semana, o programa estava em uma competição do Pelé e Juscelino Kubitschek, e ela escolheu votar no rei Pelé.[93] Durante a conversa também falou sobre o estado de saúde, afirmando que graças a Deus e à riqueza dos remédios, estava melhorando. Em sua participação, aproveitou para elogiar o ex-patrão Silvio Santos e criticou a atual emissora.[94]

Cquote1.svg Eu queria dizer que Silvio Santos trata muito bem todos os seus funcionários, e jamais atrasou os pagamentos deles. Cquote2.svg
Hebe Camargo.[95]

Multiprogramação[editar | editar código-fonte]

A emissora sempre se fez contra a restrição de multiprogramação por emissoras não públicas, imposta pelo Ministério das Comunicações. Desde 2009 a emissora transmite reprise de seus programas no sinal digital, enquanto no analógico, transmitia programação paga (infomerciais). Porém, em 23 de dezembro, passou a transmitir os infomerciais também no sinal digital, por causa da pressão governamental e de seus locadores de espaço.[96]

Notas e referências

Notas

Referências

  1. «Cobertura geográfica». RedeTV!. Consultado em 16 de dezembro de 2015. 
  2. «Confira as Cidades que não recebem o sinal da RedeTV». GVT. 
  3. Erica Benute (9 de agosto de 1999). «O dono da Rede TV!». ISTOÉ Gente. Terra Networks. Consultado em 16 de dezembro de 2015. 
  4. José Roberto Caetano (2 de junho de 1999). «Aconteceu, virou Manchete». Exame. Abril.com. Consultado em 16 de dezembro de 2015. 
  5. Carla França (14 de novembro de 1999). «Rede TV! estréia programação». Folha da Região. Consultado em 16 de dezembro de 2015. 
  6. «TeleTV compra Rede Manchete por US$ 608 milhões». Diário do Grande ABC. 9 de maio de 1999. Consultado em 16 de dezembro de 2015. 
  7. Aline Sordili (22 de maio de 1999). «Nova TV Manchete estréia em agosto com outro nome». Ilustrada. Folha de S.Paulo. Consultado em 16 de dezembro de 2015. 
  8. : Centrais de Produção RedeTV! INSTITUCIONAL.
  9. «RedeTV!». Portfólio de Veículos. Meio&Mensagem. Consultado em 16 de dezembro de 2015. 
  10. RedeTV! comemora 10 anos; veja fatos inusitados de sua história Folha Online, 28 de novembro de 2009
  11. Rede TV! É o novo nome da TV Manchete Agência Folha - São Paulo. Maio de 1999.
  12. Francisco Martins da Costa (15 de novembro de 1999). «Rede TV! estréia hoje com FHC e Gretchen». Folha de S.Paulo. UOL. Consultado em 12 de março de 2014. 
  13. Rede TV! estréia com 1 ponto de audiência Folha de S.Paulo. 16 de novembro de 1999.
  14. Demissão cria vagas na Rede TV! Folha de S.Paulo, 22 de outubro de 2000
  15. Gallo pagou o pato ISTOÉ Gente.
  16. Ricardo Feltrin (1 de agosto de 2011). «Band pagou dívida de R$ 5 milhões de Datena com RedeTV!». F5. Folha de S.Paulo. Consultado em 9 de novembro de 2013. 
  17. Rede TV! engata "namoro" com grupo venezuelano Cisneros Folha Online. (Junho, 2003).
  18. Rede TV tira 2º programa de Kléber do ar Folha Online. (Novembro, 2005).
  19. RedeTV! faz proposta de R$ 1,5 bilhão e sai vencedora da licitação do C13 UOL Esporte. (março de 2011).
  20. C-13 anuncia vencedor da licitação dos direitos de transmissão do BrasileiroGloboesporte.com. (março de 2011).
  21. Globo chegou a aceitar acordo com Rede TV!, mas desistiu UOL Esporte. (maio de 2011).
  22. Marcel Alcântara e Leandro Carneiro (1 de abril de 2011). «RedeTV! diz acreditar 100% que a emissora transmitirá Brasileirão a partir de 2012». Vírgula. UOL. Consultado em 9 de novembro de 2013. 
  23. Paulo Macheco e Daniel Castro (6 de novembro de 2013). «Irritada com a Band, CBF negocia Série B de 2014 com a Rede TV!». Notícias da TV. UOL. Consultado em 9 de novembro de 2013. 
  24. Erich Beting (17 de maio de 2011). «Série B é segundo golpe da Globo sobre RedeTV!». Consultado em 9 de novembro de 2013. 
  25. Alexandre Sinato (3 de maio de 2011). «Clube dos 13 notifica RedeTV! que contrato a ser seguido será o da Globo». UOL Esporte. Consultado em 9 de novembro de 2013. 
  26. a b «Mídia brasileira é citada no Panama Papers». Meio&Mensagem. 4 de abril de 2016. Consultado em 23 de maio de 2016. 
  27. a b «Panama Papers: Estadão, Rede TV e Uol fecham parceria em investigação que atinge políticos brasileiros». Comunique-se. 4 de abril de 2016. Consultado em 23 de maio de 2016. 
  28. Fernando Rodrigues (3 de abril de 2016). «Saiba como foi feita a série Panama Papers». Blog do Fernando Rodrigues. UOL. Consultado em 23 de maio de 2016. 
  29. «Confira a íntegra da investigação especial 'Panama Papers'». Portal RedeTV!. UOL. 3 de abril de 2016. Consultado em 23 de maio de 2016. 
  30. RedeTV! chega à França já de olho nos EUA e no Japão
  31. Mundo afora
  32. Depois de quatro anos, RedeTV! firma acordo de transmissão com TV Brasília Portal Imprensa. (Junho, 2008).
  33. Novas retransmissoras de TV em Salvador (BA) e Sorriso (MT)Digital Satélite. (novembro de 2009).
  34. «RedeTV! contrata Reinaldo Azevedo como comentarista especial do RedeTV News». Portal RedeTV!. UOL. 29 de janeiro de 2016. Consultado em 29 de janeiro de 2016. 
  35. Banco oferece Rede TV! ao capital estrangeiro Folha de S.Paulo, 24 de dezembro de 1999
  36. a b Rede TV! elimina programas e demite 80 funcionários Folha Online, 3 de abril de 2006
  37. Funcionários da Rede TV! declaram greve Folha de S.Paulo, 8 de dezembro de 1999
  38. Funcionários da extinta Manchete tiram a Rede TV! do ar Folha de S.Paulo, 2 de junho de 2000
  39. Ex-funcionários da Manchete invadem Rede TV! e tiram canal do ar em SP Folha de S.Paulo, 3 de junho de 2000
  40. a b c d Locadores acusam Rede TV! de calote Daniel Castro, Folha de S.Paulo, 25 de dezembro de 1999
  41. Fabíola Reipert (5 de junho de 2008). «Justiça quer cassar concessão de Rede TV!». Agora São Paulo. Folha de S.Paulo. Consultado em 12 de julho de 2014. 
  42. Igreja Universal compra horário na Rede TV! Gospel Prime.
  43. Rede TV! continua sem pagar funcionários e dá o cano em plano de saúde Hoje Em Dia.
  44. Funcionários da Rede TV! fazem greve contra atraso de salário Folha.com.
  45. Rede TV! demite funcionários e não paga plano de saúde NaTelinha.
  46. Rede TV! paga salário atrasado e evita greve de funcionários
  47. Rita Lisauskas é demitida da RedeTV!; jornalista entrará na Justiça NaTelinha.
  48. 'Pânico' troca Rede TV! pela Band Veja.com.br.
  49. Rede TV!" demite 30% de sua folha de pagamento SRZD. (março, 2012).
  50. Monique Evans reclama de salário atrasado na RedeTV! Veja.com.br.
  51. Apresentadora demitida da RedeTV! está com salário atrasado Yahoo TV!.
  52. Cláudia Barthel continua na Rede TV! UOL Televisão
  53. Ex-funcionários da Rede TV! criam página de denúncias no Facebook UOL Televisão
  54. Mais uma dívida Veja.com.br
  55. Rede TV! culpa Globo por atrasos de salários; Rafinha Bastos assina por 2 anos Folha.com.
  56. a b c d e f g h i j k l m Rede TV! inclui Rafinha, Dieckmann e Marcelo Rezende a lista de proibidos UOL Televisão
  57. Jimenez, Keila (30 de agosto de 2014). «'Pânico' deixa herança de processos para a RedeTV!». Folha de São Paulo. Consultado em 13 de março de 2016. 
  58. a b Santos, Eliane (24 de agosto de 2007). «'Pânico' é condenado a pagar R$300 mil para Luana Piovani e Dado Dolabella». Globo.com. Consultado em 13 de março de 2016. 
  59. a b Santos, Eliane (4 de junho de 2008). «Dolabella e Piovani ganham processo contra o 'Pânico' e levam R$ 200 mil». Globo.com. Consultado em 13 de março de 2016. 
  60. «Carolina Dieckmann ganha ação contra turma do Pânico». Folha de São Paulo. 28 de julho de 2006. Consultado em 13 de março de 2016. 
  61. Ghermandi, Carla. «Preta Gil receberá R$ 100 mil da Rede TV!». Crescer. Consultado em 13 de março de 2016. 
  62. Ghermandi, Carka. «Preta Gil ganha na Justiça contra Rede TV!». Revista Quem. Consultado em 13 de março de 2016. 
  63. «Mariana Kupfer engorda lista dos 'vetados' na RedeTV!». Diário do Nordeste. 14 de março de 2008. Consultado em 13 de março de 2016. 
  64. «RedeTV! vence processo por sátira da dupla Zezé di Camargo e Luciano no "Pânico"». Portal IMPRENSA. 8 de maio de 2014. Consultado em 13 de março de 2016. 
  65. «Justiça do Rio proíbe Rede TV! de falar sobre Sasha». O Estado do Paraná. 12 de novembro de 2009. Consultado em 13 de março de 2016. 
  66. «Globo processa Rede TV! por invasão do 'Pânico' ao 'BBB'». Diário do Grande ABC. 9 de março de 2010. Consultado em 13 de março de 2016. 
  67. «'Pânico' e RedeTV! entram com processos um contra o outro». O Dia. 21 de maio de 2012. Consultado em 13 de março de 2016. 
  68. «Carolina Dieckmann ganha ação contra turma do Pânico». Folha de S.Paulo. UOL. 28 de julho de 2006. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  69. «Atriz Carolina Dieckmann ganha ação contra RedeTV!». Conjur. 28 de julho de 2006. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  70. «Justiça proíbe Rede TV de citar nome de Preta Gil». Bahia Notícias. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  71. «RedeTV! é condenada a indenizar Xororó por ofender sua honra em programa». Portal IMPRENSA. 31 de março de 2009. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  72. Keila Jimenez (8 de maio de 2014). «Zezé Di Camargo e Luciano perdem ação judicial de R$ 1,1 milhão por sátira na RedeTV!». Folha de S.Paulo. UOL. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  73. «Mariana Kupfer engorda lista dos 'vetados' na RedeTV!». Agência Estado. Diário do Nordeste. 14 de março de 2008. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  74. «RedeTV! é condenada a pagar R$ 250 mil a Luana Piovani». Extra (jornal do Rio de Janeiro). Globo.com. 24 de agosto de 2007. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  75. a b João Batista Jr. (9 de setembro de 2011). «Os proibidos da Rede TV!». Terraço Paulistano. Veja São Paulo. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  76. «Rede TV! proibida de falar sobre Sasha após sátiras no "Pânico na TV"». A Tarde. UOL. 12 de novembro de 2009. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  77. «Rede TV! é proibida de citar Sasha após sátiras no programa "Pânico na TV"». Babado. IG. 11 de novembro de 2009. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  78. «Luana Piovani está vetada nos programas da RedeTV!». Globo.com. 3 de setembro de 2007. Consultado em 13 de março de 2016. 
  79. «RedeTV! herda do Pânico ação de Carolina Dieckmann». Conesul News. 22 de maio de 2012. Consultado em 13 de março de 2016. 
  80. Flávio Ricco; José Carlos Nery (5 de agosto de 2015). «Separação de Latino e Rayanne provocou momentos de tensão na RedeTV!». UOL. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  81. Thiago Rocha. «twitpic». Twitter. Consultado em 27 de agosto de 2015. 
  82. «Sensacional? RedeTV! censura a participação de uma ex-contratada da emissora; confira». Bastidores da Televisão. 22 de setembro de 2016. Consultado em 13 de março de 2016. 
  83. «Sorvetão detona a RedeTV! e diz que levou "pé na bunda" da emissora». UOL. 5 de novembro de 2014. Consultado em 13 de março de 2016. 
  84. a b «Sindicato pede cassação da concessão da RedeTV!». Veja. 2 de agosto de 2013. Consultado em 7 de agosto de 2013. 
  85. Ministro das Comunicações diz que denúncias trabalhistas contra RedeTV! são graves Veja.com.br
  86. Justiça livra Rede TV! de arcar com a dívida da Manchete Exame.com.br.
  87. «Rede TV! continua fora do ar». Folha de S. Paulo. 15 de novembro de 2005. Consultado em 9 de março de 2014. 
  88. Rede TV! e Ecad Lauro Jardim. Veja.com.
  89. Atriz chama RedeTV! de caloteira e acusa canal de incentivar prostituição Terra Brasil.
  90. Jornalista consegue bloquear na Justiça verba publicitária do "Mega Senha" da RedeTV! Portal Imprensa.
  91. «Marco Bianchi detona donos da RedeTV: "Não tem envergadura moral para dirigir um boteco de esquina"». R7. 22 de outubro de 2013. Consultado em 23 de outubro de 2013. 
  92. «Rafinha Bastos insinua que RedeTV! só tem “safado e sem-vergonha”». R7. 11 de janeiro de 2013. Consultado em 23 de outubro de 2013. 
  93. «Hebe fala em ligação para o SBT sobre seu salário atrasado na RedeTV!». A Gazeta. 23 de agosto de 2012. Consultado em 6 de setembro de 2012. 
  94. «Salário de Hebe Camargo na RedeTV! pode cair pela metade». Gazeta Online. 12 de agosto de 2012. Consultado em 6 de setembro de 2012. 
  95. «Hebe reclama de salário atrasado na RedeTV! em programa do SBT». EMais Estadão. 23 de agosto de 2012. Consultado em 6 de setembro de 2012. 
  96. Daniel Castro (24 de dezembro de 2014). «Pressionada, RedeTV! troca reprises por cultos em alta definição». Universo Online. Consultado em 29 de dezembro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Wikinotícias Categoria no Wikinotícias
Wikidata Base de dados no Wikidata