Programa de televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um programa é um conjunto de emissões periódicas transmitidas por televisão ou rádio para entreter as pessoas, agrupadas sobre um título ou cabeceira comum, nas que a modo de bloco se inclui a maior parte dos conteúdos audiovisuais que se oferecem numa estação ou network. No âmbito profissional, não são considerados programas os blocos de conteúdos dedicados às auto promoções, à continuidade e à publicidade convencional. Os programas televisivos servem para entretimento, informar, entre outras finalidades.

Um último uso é o que se emprega no próprio jargão mediático. Os profissionais do meio utilizam este vocábulo para descrever o conteúdo que não é informativo, desportivo nem de ficção. Segundo esta acepção, uma série, um filme, um jogo de futebol ou um noticiário não seriam um programa, termo que ficaria reservado às restantes linhas de programação (Programa de concursos, revistas, reality shows, late night talk show, etc.), às que também se conhece com o nome genérico de entretenimento ou variedades. Tal distinção obedece à forma em que a maioria das cadeias organizam as suas diferentes áreas de produção e outras fontes de televisão.[1][2]

Géneros de programas[editar | editar código-fonte]

Em função do conteúdo emitido, um programa pode classificar-se em diferentes géneros. A seguir destacam-se alguns deles:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.