Filme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Filme (em Portugal também fita) é um produto audiovisual finalizado, com uma certa duração, para ser exibido no cinema, na televisão ou em algum outro veículo. Um filme é formado por uma série finita de imagens fixas, registradas sobre um suporte físico e que, projetadas a uma velocidade maior que a capacidade resolutiva da visão humana, dão ao espectador a sensação de movimento. [1]

Gêneros de filmes[editar | editar código-fonte]

Um filme pode ser categorizado em diferentes tipos de gêneros ao mesmo tempo, sendo em um desses gêneros sempre o que é mais destacado durante o longa.

Com a criação de cada vez mais filmes ao longo dos anos, esse meio procura abordar com o passar dos anos ,assuntos originais e inovadores com a intenção de atrair ainda mais pessoas a assistirem os filmes.

Portanto os diferentes tipos de gêneros que já existem até então não podem ser considerados como uma lista definitiva de todos os gêneros que já foram criados.

Principais gêneros[editar | editar código-fonte]

  • Ação apresenta personagens do bem e do mal que usam a força física para resolver seus conflitos,sendo um gênero que normalmente está misturado com outros e muito conhecido por agregar vários filmes de super-heróis que estão fazendo muito sucesso hoje em dia.
  • Aventura é um gênero que apresenta um mundo heroico em que o protagonista passa por diferentes obstáculos em busca de alcançar seu objetivo.
  • Animação normalmente feito por computação gráfica.Seu processo de produção é muito mais lento do que os outros filmes levando normalmente 7 horas para fazer apenas um desenho, mas com o avanço da tecnologia estimasse que esse tempo diminua com o passar dos anos.
  • Chanchada é um filme que possui um humor ingênuo e geralmente voltado para uma população específica, como por exemplo apenas para um determinado país.
  • Drama sua intenção é de causar tensão no público, sendo Tragédias uma forma de drama ,além dos dramas românticos que são um dos mais procurados pelo público.
  • Romance apresenta um enredo entre dois protagonistas que se relacionam amorosamente,tendo geralmente um "final feliz" , mas sempre havendo exceções como por exemplo "Romeu e Julieta".
  • Comédia tem o objetivo de fazer o público rir , tanto de formas visuais como por meio de suas palavras.
  • Fantasia enredo em que utiliza-se a magia ,aspectos sobrenaturais ou extraordinários.
  • Terror ou Horror tem o objetivo de causar medo no público e também de dar sustos, estando ligado diretamente ao suspense causando tensão em algumas cenas do filme.
  • Ficção científica apresenta assuntos relacionados ao futuro, como tecnologia avançada,viagens espaciais para outras galáxias ou para outros planetas,entre outros assuntos ficcionais.
  • Musical pode apresentar qualquer tipo de enredo, mas sempre tendo várias músicas e coreografias ao longo do filme.
  • Faroeste é um gênero clássico dos EUA conhecidos como "filmes de cowboys", apesar de outros países também terem feito sobre essa categoria.
  • Documentário voltado para a exploração da realidade, abordando vários assuntos diferentes, como natureza,animais,biografias ,culturas etc.

Produção de um filme[editar | editar código-fonte]

A elaboração de um filme é algo duradouro e pode-se dar por etapas.

Algumas produções têm muita visibilidade, englobando muitos custos (o filme mais caro produzido teve um custo de cerca de 700 milhões de dólares) e sendo formadas pelas altas empresas de Hollywood, já outras são menores, contando com a menor participação de pessoas em cada equipe.

A produção de um filme pode ser dividida em três fases: a pré-produção, a produção e a pós-produção

A pré-produção[editar | editar código-fonte]

Etapa marcada pelo planejamento do filme.

É onde o roteirista e a equipe especializada no roteiro desenvolvem a história do filme em sua forma cinematográfica. O roteiro separa os momentos da história em cenas individuais que podem ser gravadas e apresenta as falas dos personagens.

Após o roteiro, há outros processos a serem realizados, como a análise técnica ou o plano de imagens, que determinam a maneira como o roteiro será introduzido no filme e como as cenas serão gravadas, além de introduzir cada profissional em sua especialização.

Com as equipes formadas, outros recursos são levados em conta, como o figurino (roupas e acessórios utilizados pelos personagens), as câmeras, os cenários (lugares onde serão gravadas as cenas do filme), dentre outros.

Com o roteiro e os preparativos prontos para o filme, o elenco é formado e dias são marcados.

A produção[editar | editar código-fonte]

Momento das gravações, tudo o que foi preparado na pré-produção é introduzido na produção.

É onde é introduzido o trabalho do diretor, que coordena o set de filmagens e coloca tudo em ordem, orientando aos atores como devem atuar e determinando como será gravada cada cena.

A pós-produção[editar | editar código-fonte]

Etapa de finalização do filme. Com as cenas gravadas, assume daí a equipe encarregada da edição, que, por meio de técnicas e tecnologias editam e finalizam o filme.

É onde ocorre a realização de efeitos especiais, dublagem, trilha sonora, entre outros.

Equipe técnica[editar | editar código-fonte]

Na produção de um filme, atuam diversos profissionais em várias áreas, e todos contribuem para sua finalização. Algumas especializações que podem ser levadas em conta são:

  • Diretor: coordena toda a equipe
  • Roteirista: produz o roteiro
  • Produtor: adapta o roteiro para a versão cinematográfica
  • Produtor executivo: administra a parte financeira e controla os custos do filme.
  • Elenco: atores responsáveis pela representação dos personagens
  • Diretor de fotografia: cuida da iluminação das cenas e escolhe quais câmeras e lentes serão utilizadas
  • Diretor de arte: define como serão os cenários e os figurinos
  • Técnico de som: escolhe os microfones e coordena o trabalho dos micriofonistas

Filme e cinema[editar | editar código-fonte]

Os filmes foram assim denominados a partir do material básico utilizado como suporte para a impressão das imagens, o filme cinematográfico ou película cinematográfica. Segundo Aumont e Marie [2], "A partir da palavra inglesa film, que significa película, criou-se a palavra francesa film, que desde a origem do cinema designa o espetáculo cinematográfico gravado sobre esta película."

Inicialmente silenciosos ou dependentes de uma sonorização externa a cada nova sessão, os filmes passaram a contar com som sincronizado a partir do final dos anos 1920. Neste mesmo período, a velocidade de projeção das imagens foi padronizada em 24 quadros por segundo.

Primeiro filme brasileiro[editar | editar código-fonte]

 “Os estranguladores”; dirigido por Antônio Leal e Francisco Marzullo. Principais artistas do elenco: Eduardo Arouca, Francisco Marzullo e João de Deus. Esse filme policial, de somente 40 minutos, que apresenta um toque de drama e mistério, conta a historia dos dois sobrinhos de um dono de joalheria que são brutalmente mortos por uma quadrilha de contrabandistas. O filme é baseado em fatos reais e foi estreado no Brasil em 1908.

Principais premiações para filmes[editar | editar código-fonte]

  • Urso de Ouro; um dos mais prestigiados prêmios de cinema do mundo, entregue no Festival de Berlim, desde o ano de 1951, para a melhor obra do ano, escolhida pelo júri internacional. E, desde 2007, também é entregue para a melhor curta metragem do ano.
  • Oscar; é uma cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles (Califórnia) em 1927, que foi concebida por Louis B. Mayer. A premiação consiste em presentear anualmente os profissionais da indústria cinematográfica com o prêmio Oscar, em reconhecimento à excelência do trabalho do artista. Outras premiações também foram inspiradas no Oscar como, por exemplo: Emmy, Tony e Grammy.
  • Globo de Ouro; são premiações entregues tudo ano aos melhores profissionais do cinema e da televisão dentro e fora dos EUA. A cerimônia é realizada desde 1961 no Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles.
  • MTV Movie e TV Awards; é um show de prêmios de cinema e televisão apresentado todo ano na MTV. Os produtores e executivos da MTV decidem os indicados e, através de uma votação online feita pelo publico em geral, são decididos os vencedores.
  • BAFTA; é uma academia britânica, fundada em 16 de abril de 1947, na cidade de Londres, pelos grandes nomes da indústria cinematográfica britânica, tendo como seu primeiro presidente, o diretor, David Lean. Anualmente, a academia  premia os melhores trabalhos cinematográficos do ano, sendo esta, a segunda maior premiação da história do cinema. Este tem como objetivo, reconhecer o trabalho de atores, diretores, produtores e os demais profissionais de cinema. É reconhecida também pela sua exigência e rigidez em suas análises e méritos. É conhecido como “Oscar britânico”.
  • Framboesa de ouro; é uma premiação humorística dos EUA, onde serão premiados os piores atores, filmes, e demais atributos cinematográficos apresentados ao longo do ano. Essa paródia do Oscar foi criada pelo publicitário Hollywood John Wilson.
  • Palma de ouro; é o premio de maior prestígio do Festival de Cinema de Cannes, entregue anualmente no mês de maio desde o ano de 1955, na cidade de Cannes, na Riviera francesa. A encolha anual é feira por um júri composto de profissionais internacionais ligados ao cinema, entre filmes inscritos de diversas partes do mundo.
  • Leão de ouro; o prêmio é uma representação do Leão de São Marcos (o leão alado que aparecia da bandeira da Republica de Veneza). O leão é o símbolo de honra máximo concedido pelo júri do Festival Internacional de Cinema de Veneza, realizado em Veneza, Itália, desde o ano de 1932. O prêmio foi introduzido em 1949 pelo comitê organizador e agora é considerado como um dos prêmios mais ilustres da indústria cinematográfica.

Principais filmes com maior bilheteria[editar | editar código-fonte]

  “ Avatar” ;é um filme épico de ficção científica estadunidense de 2009, escrito e dirigido por James Cameron, e estrelado por Sam Worthington, Zoë Saldaña, Michelle Rodriguez, Sigourney Weaver e Stephen Lang. O filme, que foi produzido pela Lightstorm Entertainment e distribuído pela 20th Century Fox. O desenvolvimento de Avatar começou a ser trabalhado por James Cameron em 1994, tendo escrito o rascunho de um roteiro, com cerca de 80 páginas, sendo esse seu primeiro filme após Titanic.  As filmagens deveriam ter sido iniciadas logo após esse filme, e Avatar seria lançado em 1999, mas, de acordo com Cameron, a tecnologia necessária para produzir o filme a partir de sua visão ainda não estava disponível. A língua “na'vi” utilizada durante o filme começou a ser criada em 2005, pelo linguista Paul Frommer, e Cameron iniciou a finalização do seu roteiro e universo ficcional no início de 2006.

Principais filmes mais premiados ao Oscar[editar | editar código-fonte]

 "Titanic" é um filme épico de romance e drama norte-americano de 1997, escrito, dirigido, co-produzido e co-editado por James Cameron. É uma história de ficção do naufrágio real do RMS Titanic, estrelando Leonardo DiCaprio , e Kate Winslet. A produção começou em 1996, quando Cameron filmou os verdadeiros destroços do RMS Titanic. As cenas modernas foram filmadas no Akademik Mstslav Keldysh, navio de pesquisas russo que Cameron usou como base para filmar os destroços. Uma réplica do Titanic foi construída em Playas de Rosarito, no México; com miniaturas e computação gráfica sendo usadas para recriar o naufrágio.

Principais filmes mais indicados ao Oscar[editar | editar código-fonte]

 "All About Eve" é um filme americano de 1950, do gênero drama, escrito e dirigido por Joseph L. Mankiewicz, e produzido por Darryl F. Zanuck. O roteiro foi baseado no conto de 1946 "The Wisdom of Eve" de Mary Orr, embora não tenha sido creditado no filme. George Sanders, Celeste Holm, Hugh Marlowe, Barbara Bates, Gary Merrill, e Thelma Ritter também participam, e o filme gerou um dos primeiros papéis importantes de Marilyn Monroe. Elogiado pela crítica na época de seu lançamento, All About Eve foi indicado a 14 Oscars e ganhou seis, incluindo Melhor Filme. Ainda hoje, em 2014, All About Eve é o único filme na história do Oscar a ter 4 atrizes indicadas por suas atuações. Em 1990, All About Eve foi selecionado para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos e foi um dos primeiros 50 filmes a serem catalogados. All About Eve apareceu em #16 na lista de 1998 do Instituto Americano do Cinema dos 100 melhores filmes americanos.

Mais premiações gerais[editar | editar código-fonte]

  "Ben-Hur" é um filme épico norte-americano de 1959 dirigido por William Wyler, produzido por Sam Zimbalist para Metro-Goldwyn-Mayer e estrelado por Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Stephen Boyd e Hugh Griffith. O filme é uma refilmagem do longa homônimo de 1925 e também uma adaptação do romance Ben-Hur: A Tale of the Christ escrito por Lew Wallace. O roteiro é creditado a Karl Tunberg, porém contém contribuições de Maxwell Anderson, S. N. Behrman, Gore Vidal e Christopher Fry. O filme teve o maior orçamento e os maiores cenários construídos na história do cinema até então. A figurinista Elizabeth Haffenden supervisionou uma equipe de mais de cem fabricantes de roupas, com mais de duzentos artistas e operários trabalhando nas centenas de frisos criados para a produção. As filmagens começaram em 18 de maio de 1958 e foram finalizadas em 7 de janeiro de 1959, sendo realizadas seis dias por semana durante períodos de doze a catorze horas diárias. Os executivos da MGM tomaram a decisão de filmar Ben-Hur no formato widescreen, uma decisão que Wyler não gostou. Mais de duzentos camelos, 2,5 mil cavalos e dez mil figurantes foram usados durante as filmagens. A pós-produção durou seis meses, com a batalha marítima sendo realizada com miniaturas em um grande tanque de água nos estúdios da MGM em Culver City. A corrida de bigas de nove minutos de duração se tornou uma das sequências mais famosas do cinema, enquanto a trilha sonora composta por Miklós Rózsa é a mais longa já composta e muito influenciou outros filmes épicos por mais de quinze anos. Sua estreia foi em Nova York em 18 de 1959.

Filme e vídeo[editar | editar código-fonte]

Com o surgimento da televisão e principalmente das fitas de vídeo, que a partir dos anos 1950 se tornaram um novo suporte físico para imagens com impressão de movimento, a palavra filme passou a designar especificamente os produtos audiovisuais realizados em película (suporte fotográfico), em oposição aos videofonogramas, ou simplesmente vídeos, produzidos em suporte eletrônico.

Mas os desenvolvimentos tecnológicos posteriores foram aos poucos relativizando esta divisão. Ainda nos anos 1950 surgiram os primeiros telecines, aparelhos utilizados para converter filmes cinematográficos em fitas de vídeo, facilitando a exibição destes filmes na televisão e mais tarde a circulação de cópias dos mesmos no mercado doméstico [3]. Em 1981, "Il Mistero di Oberwald", dirigido pelo cineasta italiano Michelangelo Antonioni, tornou-se a primeira obra realizada totalmente em vídeo a ter lançamento comercial nos cinemas do mundo inteiro [4].

A partir dos anos 1990, com a crescente utilização da tecnologia digital, tanto no cinema quanto na televisão e no vídeo, a palavra filme passou a ser usada, cada vez mais, como sinônimo de produto audiovisual, independentemente do suporte de captação ou de finalização. O Dicionário Houaiss (2001) já define 'filme' como "obra cinematográfica registrada em filme", mas também como "obra cinematográfica registrada em qualquer suporte". [5]

Qual o primeiro filme?[editar | editar código-fonte]

No dia 22 de março de 1895, foi apresentado ao público um filme chamado "A saída dos operários da fábrica Lumière", com 46 segundos de duração. E no dia 28 de dezembro de 1895, 33 pessoas pagaram um franco para assistirem "Chegada do trem à estação", contendo 56 segundos de duração, este segundo filme ficou marcado na história como "o dia em que a plateia fugiu da sala acreditado que o trem sairia da tela". Os dois filmes citados anteriormente são considerados os primeiros da história, os quais foram produzidos pelos irmãos Auguste e louis Lumière, em Paris.

Contradizendo os pensamentos de muitos, não foram os dois irmãos que criaram o cinematógrafo (na época, aparelho responsável pela filmagem e projeção), mas, sim, Léon Bouly, a maioria considera sua obra um aperfeiçoamento do trabalho de Thomas Edilson. Bouly acabou perdendo a patente de seu produto, sendo mais tarde registrado pelos Lumière, que acabaram ficando com a fama.

Não muito tempo depois, no dia 26 de dezembro de 1906, foi lançado o primeiro filme de longa-metragem da história: "The Story of Kelly Gang", produzido pelo diretor e roteirista Charles Tait, com duração de 70 minutos (infelizmente sobreviveram somente 20 minutos da obra completa, que hoje são de domínio público). As gravações ocorreram em Melbourne na Austrália.

No dia 6 de outubro de 1927 , em Nova York, foi exibido "O Cantor de Jazz", uma longa-metragem, produzida por Alan Crosland. Esse filme foi o primeiro a ter passagens faladas e cantadas e a usar um sistema sonoro, conhecido como vitaphone, lançado um ano antes (1926), pela Warner Bros.

"Vaidade e Beleza" foi uma longa-metragem lançada em Nova York, no dia 13 de junho de 1935, dirigido por Rouben Marmoulian e criado por William Thackeray e Langden Mitchell, foi o primeiro filme colorido, contendo somente três cores.[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. KONIGSBERG, Ira: "The complete film dictionary", Meridian Books, 1987, p. 117
  2. AUMONT, Jacques e MARIE, Michel: "Dicionário Teórico e Crítico de Cinema", Papirus Editora, 2003, p. 128
  3. KONIGSBERG, Ira: "The Complete Film Dictionary", Meridian Books, 1987, p. 373
  4. «Resenha de "Il Mistero di Oberwald" por Jeffrey M. Anderson». Consultado em 26 de maio de 2009 
  5. HOUAISS, Antônio: "Dicionário da língua portuguesa", ed. Objetiva, 2001, p. 1343

http://lounge.obviousmag.org/bibliotela/2014/03/ha-119-anos-os-irmaos-lumiere-exibiram-o-primeiro-filme-ao-grande-publico-dando-inicio-a-magia-do-ci.html http://hqscomcafe.com.br/index.php/2016/06/15/voce-sabe-qual-foi-o-primeiro-filme-do-mundo/ http://arquivoaudiovisual.blogspot.com/2016/05/o-primeiro-filme-em-longa-metragem-da.html http://www.ebc.com.br/cultura/2012/10/cantor-de-jazz-completa-85-anos