Figurante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grupo de figurantes aguardando início das filmagens.

No cinema, teatro e na televisão, o figurante é a personagem de um filme que não é fundamental para a trama principal e serve apenas como composição do cenário ou formação dos personagens principais. O figurante raramente tem texto(fala). Não confundir com figurino nem com o personagem secundário.

Atores e diretores que começaram como figurantes[editar | editar código-fonte]

Criticas[editar | editar código-fonte]

Atualmente (2010-2012) com a crise da falta de trabalho (desemprego) as agências de figuração têm tido muita oferta, levando algumas a considerar os figurantes como algo facilmente descartável, pois e cada dia que passa mais pessoas novas aparecem para se inscrever.

A situação e de tal forma que as pessoas acabam por ser desconsideradas e por vezes até mal tratadas, tendo de passar fome e frio enquanto aguardam a sua vez de entrar nas filmagens e adicionalmente têm que ouvir desaforos e desagravos [1] por parte de algumas produções.E por alguns atores que obrigam os figurantes serem expostos a humilhações. Mas o mais grave disto tudo é que os valores dos cachê [2] pagos são cada vez mais baixos,( que há trabalhos onde um dia inteiro de trabalho se recebe somente uma ajuda de custo com a alegação que o trabalho é bom para o currículo do ator) c e adicionalmente algumas agências chegam ao cumulo de simplesmente não pagar. Exemplos disto são:

  • Na Unique Style enquanto estava em atividade só se podia ir lá marcar o pagamento passados seis meses depois de se ter feito o trabalho. Quando se marcava, diziam que depois ligariam de volta a dizer o dia em que se poderia ir lá passar o recibo. Houve pessoas que estiveram outros seis meses à espera que lhe marcassem o dia. Mas acontece que no entretanto, a “Unique Syte” faliu e não pagou a ninguém. [3] , [3] .
  • A Crowed (outra agência de figuração): vai pagando mais ou menos, há algumas pessoas que se queixam de não receber, por exemplo como teve recentemente uns anúncios com muita (mesmo muita malta) e resolveram estipular que por mês só pagam a x pessoas, estão a ver, a N pessoas que participaram nos anúncios e agora tem que esperar até que chegue a vez deles. Aqui o problema parece não ser a falta de dinheiro, mas sim o ser muita gente e a agência não ter estrutura para atender tanta gente [3] .


Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. http://www.dicio.com.br/desagravo/ desagravo
  2. [1] cachê
  3. a b c Seja um Figurante [2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]