Jeff Goldblum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jeff Goldblum
Goldblum na San Diego Comic-Con de 2017
Nome completo Jeffrey Lynn Goldblum
Nascimento 22 de outubro de 1952 (66 anos)
West Homestead, Pensilvânia
Estados Unidos
Ocupação ator
Cônjuge Patricia Gaul (19801986)

Geena Davis (19871990)

IMDb: (inglês)

Jeffrey Lynn Goldblum (West Homestead, 22 de outubro de 1952), conhecido como Jeff Goldblum, é um ator norte-americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Goldblum nasceu e foi criado em West Homestead, um subúrbio de Pittsburgh. Sua mãe, Shirley ("née" Temeles), era uma locutora de rádio que mais tarde administrava uma empresa de equipamentos de cozinha e eletrodomésticos, e seu pai, Harold L. Goldblum, era um médico judeu.[1][2]

Mudou-se para a cidade de Nova Iorque aos dezessete anos para se tornar ator. Trabalhou em teatro e estudou atuação no renomado Neighborhood Playhouse sob a direção de Sanford Meisner e fez sua estréia na Broadway na produção de "The Two Glentlemen of Verona". Ele é também cantor e pianista de jazz, e declarou que se não fosse ator, dedicaria sua vida à música.

Jeff foi protagonista de filmes como A Mosca (seu desempenho mais aclamado) e The Tall Guy. Seus importantes personagens secundários incluem Invasores de Corpos (1978), O Reencontro (1983), Jurassic Park (1993), Independence Day (1996). Ele também participou de As Aventuras de Buckaroo Banzai.

Goldblum emprestou sua voz à maioria das campanhas publicitárias da Apple nos EUA, incluindo a do iBook. Também emprestou sua voz às campanhas da Toyota americana.

Ele ensina interpretação na Playhouse West em North Hollywood com Robert Carnegie. Foi com diversos atores dessa companhia que ele improvisou e dirigiu o filme de curta-metragem "Little Surprises", que foi indicado ao Oscar em 1996. Atualmente Jeff integra o elenco regular da série policial Law & Order: Criminal Intent como o excêntrico detetive Zach Nichols.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Foi casado duas vezes, primeiramente com Patricia Gaul, de 1980 a 1986. Depois casou-se com Geena Davis em 1º de Novembro de 1987, depois de conhecê-la durante as filmagens de A Mosca, e separou-se em Outubro de 1990. Em 1993 iniciou um relacionamento com Laura Dern, sua companheira em Jurassic Park, e separaram-se em 1997. Ele revela ter bom relacionamento com as últimas duas atrizes, e sobre Geena ele diz que "ela é uma pessoa e atriz maravilhosa". Mais recentemente esteve noivo de Catherine Wreford, uma dançarina canadense mais conhecida nos palcos de teatro, e com ela estrelou o filme Pittsburgh, um documentário com pitadas de ficção. No entanto, Jeff e Catherine não estão mais juntos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Em 1985.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 1983: Prêmio Estrela do Amanhã, pela Associação Nacional de Donos de Teatro.
  • 1987: Prêmio "Saturn" de melhor ator por "A Mosca"
  • 1992: Indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Ator Coadjuvante, por "Traindo o Inimigo".
  • 1996: Indicação ao Oscar pela direção do curta-metragem "Little Surprises"
  • 2005: Indicação ao Emmy pela aparição no seriado Will & Grace

Referências

  1. Curtis, Nick (29 de janeiro de 2008). «What Jeff loves about London». This is London. Consultado em 29 de janeiro de 2008.. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2008 
  2. "Jeff Goldblum: Not Dead Yet"