Tom Cruise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tom Cruise
Cruise em 2019
Nome completo Thomas Cruise Mapother IV
Nascimento 3 de julho de 1962 (57 anos)
Syracuse, Nova Iorque
Nacionalidade norte-americano
Ocupação Ator e Produtor
Cônjuge Mimi Rogers (c. 1987–90)
Nicole Kidman (c. 1990–2000)
Katie Holmes (c. 2006–12)
Filho(s) 3
Assinatura Firma de Tom Cruise.svg
Globos de Ouro
Melhor Ator - Drama
1990 - Born on the Fourth of July
Melhor Ator - Comédia ou Musical
1996 - Jerry Maguire
Melhor Ator Coadjuvante
2000 - Magnólia
Prémios BAFTA
Prêmio Stanley Kubrick Britannia
2004 - Prémio Honorário
Prémios National Board of Review
Melhor Ator
1996 - Jerry Maguire
Página oficial

Tom Cruise (Thomas Cruise Mapother IV IPA[ˈtɒməs ˈkruːz ˈmeɪpɒθər]; Syracuse, 3 de julho de 1962) é um ator e produtor de cinema norte-americano de origem irlandesa. Listado pela revista Forbes como a celebridade mais popular de 2006,[1] foi indicado por três vezes para o Oscar e venceu três Globos de Ouro. Seu primeiro papel de destaque foi no filme Risky Business, descrito como um "clássico da geração X", responsável por consagrar sua carreira como ator.[2] Após desempenhar o papel de um heroico piloto de caças no filme Top Gun, de 1986, enorme sucesso de público e crítica, Cruise continuou a fazer filmes nesta mesma linha, interpretando posteriormente um agente secreto na série de filmes de ação Mission: Impossible durante as décadas de 1990 e 2000. Além destes papéis heroicos, interpretou outros personagens de destaque, como o misógino guru de auto-ajuda em Magnólia (1999) e um sociopático assassino de aluguel, frio e calculista, no thriller de Michael Mann, Collateral (2004).

Em 2005 o jornalista de Hollywood Edward Jay Epstein listou Cruise como um dos poucos produtores (juntamente com George Lucas, Steven Spielberg e Jerry Bruckheimer) capazes de garantir o sucesso de uma franquia cinematográfica bilionária.[3] Desde o mesmo ano Cruise e Paula Wagner têm o comando do estúdio cinematográfico United Artists,[4] com Cruise como produtor e principal estrela e Wagner como principal executiva. Cruise também é conhecido por sua controversa filiação e aderência à Igreja da Cientologia.[5]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tom Cruise partiu para Nova Jersey para tentar a sorte e iniciou os estudos de interpretação. Foi a diversos "castings" e trabalhou no que pode: camareiro, lojas de gelados, mas nunca conseguira realizar o seu sonho. Então, decidiu ir para a Califórnia, onde conseguiu o seu primeiro papel, no filme dirigido por Franco Zeffirelli, Endless Love. Logo a seguir, participou de The Outsiders, de Francis Ford Coppola, em 1983.

Depois deste papel, voltaria a Nova Jersey, com a surpresa de ser escolhido para o filme Taps, mas como ator secundário. A sua carreira começou logo ali, e em 1981, conseguiu o seu primeiro papel como protagonista, em Risky Business, contracenando com Paul Brickman e Rebecca de Mornay.

Cruise no Oscar de 1990.

Começou sua carreira como galã de filmes para adolescentes. Em 1986, passa a categoria de astro do cinema com a atuação no filme Top Gun. Em 1990, consegue a aceitação dos críticos, com Days of Thunder, o filme onde estreava como guionista com Robert Towne. Neste momento, o cinema mostrava um Tom de muita garra, disposto a oferecer mais e mais e, sem dúvida, demonstrou, quando contracenou com a sua esposa Nicole Kidman. Enquanto isso, já rodava o filme Terror a Bordo. Foi um noivado curto mas intenso, e no dia 24 de dezembro de 1990, casaram-se em Telluride, Colorado. A cerimônia foi ao alcance de qualquer curioso. Um ano mais tarde, em 1991, filmariam o primeiro filme juntos, Far and Away, demasiado pronto, segundo as declarações de Nicole Kidman. Em 1992, Tom interpreta a personagem de advogado militar em A Few Good Men, dirigido por Rob Reiner, com Jack Nicholson e Demi Moore. Neste filme bateria um novo recorde na sua carreira profissional, cobrando mais de doze milhões de dólares pela sua atuação.

Reconhecido em Hollywood, entrou para o grupo dos atores mais bem pagos do cinema. Uma nova interpretação, como advogado, seria o seu seguinte filme, The Firm, em 1993. Nesse mesmo ano estreou-se como diretor num canal de televisão, em Fallen Angels. Um novo recorde, cobrando quinze milhões de dólares para atuar em Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles, com Brad Pitt e Antonio Banderas. Na adapatação para livro, de Anne Rice, encarna o papel de Lestat de Lioncourt. O filme foi dirigido por Neil Jordan, e Tom arrecadou mais de 35 milhões de dólares.

Cruise em 2014
na premiere de Edge of Tomorrow, 2014.

Tom e Nicole adotaram uma menina, Isabelle Jane, em 1994. Durante um ano, ele recusou trabalhos para dedicar-se à filha. Como Nicole desejava aumentar a família, adotaram outra criança, um ano mais tarde: Connor Anthony Cruise.

O filme seguinte de Tom, produzido e protagonizado por ele, Mission: Impossible, bateria novamente o recorde de vendas de ingressos nos seis primeiros dias de exibição.

Depois, Tom Cruise participou de filmes mais densos, com personagens fortes, contrários à postura de bom moço, como Magnolia, Eyes Wide Shut e Vanilla Sky.

Em 1996, Tom estreou como produtor de filmes em Missão Impossível. Ele faz parceria com Paula Wagner na C/W Productions. Em 2002, trabalhou com o famoso diretor de cinema Steven Spielberg, pela primeira vez, no filme de ficção-científica Minority Report, e com ele voltou a trabalhar em 2005, nas filmagens do também ficção-científica War of the Worlds .

Em 22 de agosto de 2006, a Paramount Pictures anuncia o fim do contrato de Cruise com a Warner Productions.

Recentemente, Tom Cruise afirmou que muitos dos seus filmes deveriam ter sido atirados para o lixo.[6]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cruise em 2016.
Ver artigo principal: Filmografia de Tom Cruise

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Tom Cruise em 2008.

Oscar

  • Recebeu duas indicações na categoria de melhor ator, por Nascido em 4 de Julho (1989) e Jerry Maguire - A grande virada (1996).
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor ator (coadjuvante/secundário), por Magnólia (1999).

Globos de Ouro

  • Recebeu três indicações na categoria de melhor ator - drama, por Nascido em 4 de Julho (1989), Questão de honra (1992) e O último samurai (2004). Venceu em 1989.
  • Recebeu duas indicações na categoria de melhor ator - comédia / musical, por Negócio arriscado (1983) e Jerry Maguire - A grande virada (1996). Venceu em 1996.
  • Recebeu duas indicações na categoria de melhor ator (coadjuvante/secundário) - Magnólia (1999) e Trovão Tropical (2008). Ganhou em 1999.

BAFTA

  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor ator, por Nascido em 4 de Julho (1989).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

A estrela de Tom Cruise na Calçada da Fama em Hollywood, Los Angeles, Califórnia.

Filho de Mary Lee Mapother e do engenheiro eletricista Thomas Mapother III, que morreu de câncer em 1984, Tom tem três irmãs: a publicitária Lee Anne, a professora Marian e Cass. Após o divórcio, Mary Lee subiu ao altar novamente, dando a Jack South a posição de padrasto de Cruise.

A primeira namorada conhecida foi a atriz Rebecca De Mornay, a quem conheceu no set de filmagem de Risky Business. Sua primeira mulher foi a atriz Mimi Rogers, e foi ela quem introduziu Cruise na cientologia. Eles se divorciaram após três anos de casamento, pois ele havia se apaixonado por Nicole Kidman.

Tom e Nicole Kidman se conheceram no set do filme Days of Thunder, em 1990. Casaram-se na véspera de Natal do mesmo ano. Eles adotaram duas crianças, a menina Isabella e o menino Connor. Além de Days of Thunder, eles também contracenaram em Far and Away (1992) e em Eyes Wide Shut (1999). Se divorciaram após dez anos juntos.

A atriz espanhola Penélope Cruz e Tom se conheceram enquanto atuavam juntos no filme Vanilla Sky (2001), e ficaram juntos durante quase três anos.

Cruise em 2007.

Tom e a estrela de Dawson's Creek, Katie Holmes, começaram a namorar no início de 2005, e ficaram noivos no mesmo ano. Ele lhe propôs casamento em Paris, na França, quando estavam na Torre Eiffel. Ela engravidou no mesmo ano, dando à luz Suri, em 18 de abril de 2006. Separaram-se em 2012.[7]

Tem três filhos; Isabella Jane Kidman Cruise e Connor Anthony Kidman Cruise, filhos adotivos dele com Nicole Kidman, e Suri Holmes Cruise, filha biológica dele com Katie Holmes.

Cientologia[editar | editar código-fonte]

Cruise tem sido um dos maiores defensores da Igreja da Cientologia. Ele se envolveu em 1990 por meio de sua primeira esposa Mimi Rogers. Atribuiu publicamente que a cientologia o ajudou a superar seu problema com o TDAH. O seu envolvimento com a Cientologia tem causado problemas em suas atuações profissionais recentes.[8]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Tom Cruise
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tom Cruise