Liam Neeson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde abril de 2010) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Liam Neeson
Liam Neeson em 2012.
Nome completo William John Neeson
Nascimento 7 de junho de 1952 (64 anos)
Ballymena,  Irlanda do Norte
 Reino Unido
Nacionalidade Reino Unido britânico
Ocupação Ator
Atividade 1976-presente
Cônjuge Natasha Richardson (1992-2009)
Festival de Veneza
Coppa Volpi de Melhor Ator
1996 - Michael Collins
IMDb: (inglês)

Liam John Neeson OBE (Ballymena, 7 de junho de 1952) é um ator britânico nascido na Irlanda do Norte. Ficou bastante conhecido principalmente por atuar como Oskar Schindler no filme Schindler's List (A Lista de Schindler), ao lado do diretor Steven Spielberg. Foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por A Lista de Schindler, mas perdeu para Tom Hanks, em Filadélfia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de uma família pobre, aos quinze anos já trabalhava como operador de grua ao mesmo tempo que mantinha uma carreira de pugilista amador. Aos 19 anos, partiu para Belfast para tirar o curso de professor. Contudo, em 1976, sentindo-se tentado pela carreira de ator, inscreveu-se numa companhia de teatro de Belfast. Em 1981, enquanto estava em Dublin, o cineasta John Boorman convidou-o para interpretar um pequeno papel em Excalibur de 1981, um filme passado na lendária época do rei Artur. A partir daí, começou a ser presença constante em minisséries televisivas e filmes de baixo orçamento. No filme The Mission (A Missão, de 1986), de Roland Joffé, teve uma pequena participação como padre jesuíta. Captou a atenção dos produtores de Hollywood com um pequeno mas significativo papel de surdo-mudo em Suspect (Sob Suspeita, de 1987).

Os papéis secundários sucediam-se: de diretor de filmes de terror perseguido por Dirty Harry (Clint Eastwood) em The Dead Pool (Na Lista do Assassino, 1988) a um escultor irlandês liberal em The Good Mother (O Preço da Paixão, 1988). O primeiro título de Neeson enquanto protagonista foi um fracasso de bilheteira: Darkman (Vingança Sem Rosto, 1990) foi uma vã tentativa de implantar um super-herói capaz de fazer frente ao sucesso de Batman de 1989. Neeson procurou refúgio nos palcos ingleses, voltando esporadicamente a Hollywood para pequenas participações em filmes como Husbands and Wives (Maridos e Mulheres, 1992) de Woody Allen.

A grande oportunidade de Neeson surgiu quando Steven Spielberg, de visita a Londres, ficou impressionado com o seu talento em palco e com as suas aparências físicas com o personagem do projeto que tinha em mãos. Imediatamente convenceu-o a aceitar o papel de Oskar Schindler, industrial alemão que salvou pouco mais de mil de judeus das garras dos comandantes SS dos campos de concentração em Schindler's List (A Lista de Schindler, 1993). A poderosa interpretação do ator valeu-lhe uma indicação para o Oscar de melhor ator, prêmio que, no entanto, foi parar às mãos de Tom Hanks por Philadelphia (Filadélfia, 1993). Nesse mesmo ano casou com a atriz inglesa Natasha Richardson, com quem contracenou no êxito da Broadway Anna Christie.

Agora considerado um ator de estatuto superior, Neeson começou a receber propostas de papéis principais em filmes produzidos por grandes estúdios: Nell (1994), Rob Roy (1995), Michael Collins (1996), Les Miserables (Os Miseráveis, 1998) e Star Wars: Episode I - The Phantom Menace (1999). Teve um papel secundário como o padre Vallon em Gangs of New York (Gangs de Nova Iorque, 2002), protagonizou a comédia romântica Love Actually (Simplesmente Amor, 2003) e assumiu o papel de Alfred Kinsey, o autor de Sexual Behavior in the Human Male, no filme Kinsey, dirigido por Bill Condon, em 2004, em Kingdom of Heaven assume o papel de Godfrey of Ibelin e do vilão Ra's Al Ghul em Batman Begins, ambos de 2005.Também em 2005, Liam Neeson dublou Aslan, personagem da série de filmes As Crônicas de Nárnia Em 2008 Liam Neeson faz a dublagem do personagens James do jogo Fallout 3.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Foi casado com a atriz Natasha Richardson entre 3 de julho de 1994 até a sua morte em 18 de março de 2009, quando Richardson sofreu graves ferimentos na cabeça em um acidente de esqui no Resort Monte Tremblante na Província canadense de Quebec. O casal teve dois filhos: Micheál (nascido em 1995) e Daniel (nascido em 1996). Neeson vive em Millbrook, Nova Iorque.

Fumava excessivamente no início de sua carreira, mas conseguiu parar de fumar, quando fez o papel de Hannibal Smith para um filme baseado na série The A-Team (Esquadrão Classe A, no Brasil) Neeson teve reservas para fumar (que é uma característica do personagem Hannibal Smith) no filme por ser um ex-fumante, mas concordou em manter esse traço da personalidade de Hannibal para o filme.[1]

Neeson foi condecorado como cidadão honorário na cidade de Ballymena, mas após revelar ter-se sentido como um "cidadão de segunda classe" por ser católico porquanto crescera naquela cidade, foi acusado por membros do Partido Unionista Democrático e renunciou à honraria.

Neeson continua a praticar e professar o catolicismo, tendo educado os seus filhos como católicos. Expressou profunda admiração pelos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola[2]

Foi nomeado oficial da Ordem do Império Britânico pela rainha Elizabeth II, na Lista de 1999. O Fundo Americano-Irlandês homenageou Liam Neeson com seu Prêmio de Artes Cênicas pela grande distinção que ele trouxe para a Irlanda em seu Jantar de Gala de 2008 em Nova Iorque.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Liam Neeson, 2008.
Ano Filme Papel Observações
1978 Pilgrim's Progress Evangelista
1979 Christiana Greatheart
1981 Nailed jovem católico
Excalibur Gawain
1983 Krull Kegan
1984 The Bounty Charles Churchill
1985 The Innocent John Carns
1986 The Mission Fielding
The Delta Force membro da Delta Force não creditado
Duet for One Totter
1987 Suspect Carl Anderson
A Prayer for the Dying Liam Docherty
1988 Satisfaction Martin Falcon
High Spirits Martin Brogan
The Dead Pool Peter Swan
The Good Mother Leo Cutter
1989 Next of Kin Briar Gates
1990 Darkman Peyton Westlake/Darkman
The Big Man Danny Scoular
1991 Under Suspicion Tony Aaron
1992 Husbands and Wives Michael Gates
Leap of Faith Sheriff Will Braverman
Shining Through Franz-Otto Dietrich
1993 Ethan Frome Ethan Frome
Ruby Cairo Dr. Fergus Lamb
Schindler's List Oskar Schindler
1994 Nell Dr. Jerome "Jerry" Lovell
1995 Rob Roy Rob Roy MacGregor
1996 Michael Collins Michael Collins
Before and After Ben Ryan
1998 Les Misérables Jean Valjean
Everest Narrator
1999 The Haunting Dr. David Marrow
Star Wars Episode I: The Phantom Menace Qui-Gon Jinn
2000 Gun Shy Charlie Mayo
The Endurance: Shackleton's Legendary Antarctic Expedition Narrator
2002 K-19: The Widowmaker Mikhail Polenin
Gangs of New York "Priest" Vall
Martin Luther narrador
2003 Love Actually Daniel
Coral Reef Adventure narrador
2004 Kinsey Alfred Kinsey
2005 Kingdom of Heaven Godfrey of Ibelin
Batman Begins Ducard / Ra's al Ghul
Breakfast on Pluto Padre Liam
The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe Aslan voz
2006 Home ele mesmo
2007 Seraphim Falls Carver
2008 The Chronicles of Narnia: Prince Caspian Aslan voz
The Other Man Peter
Taken Bryan Mills
2009 Five Minutes of Heaven Alistair Little
Ponyo Fujimoto voz
After.Life Eliot
Chloe David
2010 Clash of the Titans Zeus
The A-Team John "Hannibal" Smith
The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader Aslan voz
The Next Three Days Damon Pennington
The Wildest Dream narrador
2011 Unknown Dr. Martin Harris
The Grey John Ottway
2012 Wrath of the Titans Zeus
Battleship Almirante Shane
The Dark Knight Rises Ra's al Ghul cameo
Taken 2 Bryan Mills
2013 Third Person Michael
Khumba Phango[3][4] voz
Anchorman 2: The Legend Continues History Channel Rep cameo
2014 The Nut Job Racoon voz
The Lego Movie Mau policial/Bom policial
Non-Stop Bill Marks
A Million Ways to Die in the West Clinch
A Walk Among the Tombstones Matthew Scudder
2015 Taken 3 Bryan Mills
Run All Night Jimmy Conlon
Entourage
Ted 2 Participação
2016 Plan B John Baker
Silence Padre Cristóvão Ferreira

Referências

  1. «The A-Team». PTC Challenge (em inglês). Ptcchallenge.com. Consultado em 18 de julho de 2010. 
  2. «Acting is a Form of Prayer (atuar é uma forma de oração)». Beliefnet (em inglês). Beliefnet.com. Consultado em 19 de julho de 2010. 
  3. «Liam Neeson voices South African animated film ‘Khumba’». Allafricancinema. 15 de fevereiro de 2013. Consultado em 30 de junho de 2013. 
  4. «Liam Neeson voices leopard in Khumba». Screenafrica.com. 15 de fevereiro de 2013. Consultado em 30 de junho de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.