Chadwick Boseman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Chadwick Boseman
Boseman em 2017
Nome completo Chadwick Aaron Boseman
Outros nomes Chad Boseman
Nascimento 29 de novembro de 1977 (40 anos)
Anderson, Carolina do Sul
 Estados Unidos
Nacionalidade Estadunidense
Ocupação Ator, diretor e roteirista
Atividade 2003-presente
IMDb: (inglês)

Chadwick Aaron Boseman (Carolina do Sul, 29 de novembro de 1977[1]) é um ator,[2] diretor[3] e roteirista[4] norte-americano. Ele se tornou mais conhecido por seu papel como o herói Pantera Negra nos filmes da Marvel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Boseman nasceu e foi criado em Anderson, Carolina do Sul, filho de Carolyn e Leroy Boseman, ambos afro-americanos. Sua mãe era uma enfermeira e seu pai trabalhava em uma fábrica de têxteis, mantendo um negócio de estofados também. Boseman se formou em T. L. Hanna High School em 1995.[5] Em seu primeiro ano, ele escreveu sua primeira peça, Crossroads, e encenou na escola depois que um colega de classe foi baleado e morto. Ele estudou na Universidade Howard em Washington, D.C., formando-se em 2000 com um bacharel em artes plásticas na direção. Um de seus professores foi Phylicia Rashad, que se tornou sua mentora. Ela ajudou a arrecadar fundos para que Boseman e alguns colegas de classe pudessem participar do Oxford Mid-Summer Programa da British American Drama Academy em Londres, ao qual eles foram aceitos.

Boseman queria escrever e dirigir, e inicialmente começou a estudar a atuação para aprender a se relacionar com atores. Depois que ele voltou para os EUA se formou na Academia Digital de Cinema de Nova York (British American Dramatic Academy). Ele morava no Brooklyn no início de sua carreira. Boseman trabalhou como instrutor de drama no Schomburg Junior Scholars Program, alojado no Centro Schomburg de Pesquisa em Cultura Negra em Harlem, Nova York. Em 2008, mudou-se para Los Angeles para prosseguir uma carreira de ator.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Boseman obteve seu primeiro papel de televisão em 2003, em um episódio de Third Watch. Seu trabalho inicial incluiu episódios da série Law & Order, CSI: NY e ER. Ele também continuou a escrever peças, com seu roteiro para Deep Azure realizado na Congo Square Theatre Company em Chicago, Illinois; foi nomeado para o Prêmio Joseph Jefferson de 2006 para novos trabalhos. Em 2008, desempenhou um papel recorrente na série de televisão Lincoln Heights e apareceu em seu primeiro longa-metragem, The Express. Ele conseguiu um papel regular em 2010 em outra série de televisão, Persons Unknown.

Boseman desempenhou seu primeiro papel principal no 2013 filme 42, em que ele retratou o pioneiro do basebol e estrela Jackie Robinson. Ele estava dirigindo uma peça off-Broadway em East Village quando ele fez uma audição para o papel. Ele considerou desistir de atuar e perseguir dirigir a tempo inteiro na época. Cerca de 25 outros atores haviam sido seriamente considerados para o papel, mas o diretor Brian Helgeland gostou da bravura de Boseman e lançou-o depois que ele fez uma audição duas vezes. Em 2013, Boseman também estrelou o filme indie The Kill Hole, que foi lançado nos cinemas algumas semanas antes de 42.

Em 2014, Boseman apareceu junto a Kevin Costner em Draft Day, no qual ele jogou uma perspectiva preliminar da NFL. Mais tarde naquele ano, ele estrelou como James Brown em Get on Up. Em 2016, ele estrelou como Tot, uma divindade da mitologia egípcia, em Deuses do Egito.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Boseman foi criado cristão. Ele foi batizado e fazia parte de um coro da igreja e grupo juvenil. Seu ex-pastor disse que ele ainda mantém sua fé. Boseman afirmou que ele rezou para ser o Pantera Negra antes de ser confirmado como a personagem no Universo Cinematográfico Marvel.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel Notas
2004 Date New Yorker Creditado como Chad Boseman
2006 Ladylike Male Lead
2008 The Express Floyd Little
2013 42 Jackie Robinson
2014 Get On Up James Brown Protagonista
Draft Day Vontae Mack
2016 Deuses do Egito Tot
Capitão América: Guerra Civil T'Challa / Pantera Negra Regular
Mensagem do Rei Jacob King
2017 Marshall Thurgood Marshall
2018 Pantera Negra T'Challa / Pantera Negra Protagonista
Vingadores: Guerra Infinita
2019 Vingadores 4

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2003 Third Watch David Wafer 1 episódio
All My Children Papel desconhecido Episódio desconhecido
2004 Law & Order Foster Keyes 1 episódio
2006 CSI: NY Rondo
2009 Castle Papel desconhecido
ER Derek Taylor
2008-2009 Lincoln Heights Nathaniel 'Nate' Ray 9 episódios
2009 Lie to Me Cabe McNeil 1 episódio
2010 Persons Unknown Sargento McNair 13 episódios

Referências

  1. «Chadwick Boseman». IMDb. Consultado em 8 de agosto de 2018. 
  2. «Chadwick Boseman». Biography (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2018. 
  3. «Chadwick Boseman». Biography (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2018. 
  4. «Chadwick Boseman». Biography (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2018. 
  5. «Wayback Machine» (PDF). 4 de março de 2016. Consultado em 8 de agosto de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]