Tot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tot
G26 t
Z4

d H w t
Z4
R8

G26
t Z4
Outros nomes Toth,Tot,Tôt,Thoth, Djehuty, Tehuti, Tahuti, Zehuti, Techu, Thot, Thout
Nascimento
adorado em Hermópolis Magna
Parentesco , Hator, Set
Cônjuge Seshat ou Maet

Tot (também Toth, ou Thoth, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis; é o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia.

Estatueta de babuíno representando Tot na cidade Hermópolis Magna.

O babuíno é o animal que o acompanha ou representa.

O culto de Tot situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin.

Inventor da escrita[editar | editar código-fonte]

Tot escreve o relatório do julgamento do morto na presença dos deuses.

Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo Fedro, Tot inventou a escrita egípcia antiga, os Hieróglifos, a escrita sagrada do Egito e era o deus protector dos escribas cuja função era escrever.

Calendário egípcio[editar | editar código-fonte]

Como deus do conhecimento e da sabedoria a sua actividade ficou associada à criação do calendário egípcio e o seu nome foi atribuído ao primeiro mês do ano solar egípcio e que se inicia com a chegada anual das cheias do rio Nilo e a primeira estação Ahket, a estação das inundações. O primeiro dia do ano, o primeiro dia do mês Tot corresponde a 19 de Julho.


Referências literárias[editar | editar código-fonte]

No livro "A Pirâmide Vermelha" de Rick Riordan,Tot aparece como sendo um homem que trabalha em uma universidade, rodeado de Babuínos.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.