Hapi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hapi
Ha
p y
N36
Hapi-Hor ou Hapi-Kanest
Hapi
Outros nomes Mu-Hapi,E-Kher Hapi, Hapi-Hor
Nascimento
Delta do Nilo,ilha de Biga
Parentesco [[Meret] e [[Osirís]
Cônjuge Necbete(Alto Egito), Uto (Baixo Egito)
Filho(a)(s) Hapi-Nekhetebes

Hapi vem do grego Ηαρι ou Ηαρι-Καμεςτ que significa "Fonte do Nilo", era uma divindade da mitologia egípcia que personificava as águas do rio Nilo durante a inundação anual a que o Antigo Egito estava sujeito entre meados de Julho e Outubro.

Era por vezes representado de forma duplicada no símbolo do sema-taui, onde surge a atar as duas plantas heráldicas do Alto e Baixo Egito, o lótus e o papiro (cyperus papirus).

Apenas o faraó Siptá mencionou o deus Hapi na sua titulatura: o seu nome de Hórus apresenta-o como "amado de Siptá".

Iconografia[editar | editar código-fonte]

Hapi era representado como um homem com ventre proeminente e com seios, que veste a cinta dos pescadores e barqueiros. Na sua cabeça tinha o lótus e o papiro ou segurava estas plantas nas suas mãos. A sua pele poderia ser pintada de azul ou verde, duas cores associadas entre os antigos Egípcios à fertilidade. Era também representado a derramar água de jarros ou a levar mesas e bandejas com alimentos.

Hapi também era conhecido como "o pai dos deuses".

Relações com outras divindades[editar | editar código-fonte]

Hapi era associado ao deus Osíris, outra divindade com características relacionadas com a fecundidade. Enquanto que Hapi personificava as águas do Nilo, Osíris era a força fertilizante destas águas. Teria sido também Hapi a alimentar no seu seio Osíris, ajudando desta forma na ressurreição do deus.

A sua esposa era a deusa Necbete. Outros deuses relacionados com Hapi eram Ísis (cujas lágrimas eram vistas como a causa da inundação do Nilo) e Quenúbis (divindade ligada às cataratas do Nilo).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CASTEL, Elisa - Gran Diccionario de Mitología Egipcia. Madrid: Aldebarán, 2001. ISBN 8495414147
  • SALES, José das Candeias - As divindades egípcias: uma chave para a compreensão do Egito Antigo. Lisboa: Estampa, 1999. ISBN 9723314878