Gregory Hines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gregory Oliver Hines (Nova Iorque, 14 de fevereiro de 1946Los Angeles, 9 de agosto de 2003) foi um ator, cantor e bailarino norte-americano.

Ator, bailarino, cantor, coreógrafo. Ele nasceu em Nova York, e tornou-se um dos mais renomados sapateadores de todos os tempos, bem como um premiado estrela do palco e tela. Ele começou a se apresentar como um membro do grupo de dança "Hines, Hines, e papai", com seu pai e irmão. Ele apareceu pela primeira vez nos palcos da Broadway com a idade de oito anos, atuando como engraxate na comédia musical "The Girl in Pink Tights", de março a junho de quinta XII, 1954. Ele recebeu sua primeira indicação ao Tony Actor (Melhor destaque em um Musical) em 1979 por seu papel na Broadway próxima revista musical "Eubie!". Ele ganhou o Theatre World Award 1979 para o mesmo desempenho. Ele protagonizou os três musicais, "Uptown Comin '" (1979-80), "Sophisticated Ladies" (1981-83), e "Jelly's Last Jam" (1992-93). Ele foi nomeado para a Melhor Ator em Musical Tony Award para os três papéis, e ganhou em 1992 por sua performance como Jelly Roll Morton em "Jelly's Last Jam". Ele também ganhou o Drama Desk Award de Melhor Ator em um Musical para este desempenho, e foi nomeado para o Tony eo Drama Desk Awards por sua coreografia para este show. Seus créditos no cinema inclui papéis em "História do Mundo: Parte 1", "White Nights", "Toque", "Renaissance Man", "Waiting to Exhale" e "The Preacher's Wife". Na televisão incluídos os filmes "TV Eubie!" e "The Kid Cherokee"; papéis do convidado em shows como "Faerie Tale Theatre", "Amazing Stories", e "Law & Order" e papéis recorrentes em "The Gregory Hines Show", "Little Bill", "Will & Grace ", e" Lost at Home ". Ele gravou um dueto de "There's Nothing Better Than Love" com Luther Vandross, e também lançou um álbum auto-intitulado, em 1987.

Hines morreu de câncer de fígado na tarde de sábado, 9 de agosto de 2003, a caminho de um hospital de sua casa em Los Angeles, Califórnia. Ele tinha 57 anos. Ele era noivo de Negrita Jayde, no momento da sua morte. Além de seu pai e irmão, ele deixou sua noiva, Negrita Jayde, uma filha, Daria Hines, um filho, Zach; uma enteada, Jessica Koslow e um neto.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.