Independent Spirit Awards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Independent Spirit Award)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Film Independent Spirit Awards
Descrição Excelência em cinema independente.
Organização Film Independent
Apresentação Film Independent
Local Santa Mônica, California
País  Estados Unidos
Primeira cerimônia 1984
Sítio oficial

O Film Independent Spirit Awards (abreviado também como "Spirit Awards" e originalmente conhecido como FINDIE ou Friends of Independents Awards), criado em 1984, é um prêmio oferecido anualmente a cineastas independentes. [1] [2] Os vencedores eram tipicamente premiados com pirâmides de vidro acrílico contendo cordas suspensas representando os pequenos orçamentos de filmes independentes. Em 1986, o evento foi renomeado para Independent Spirit Awards. Desde 2006, os vencedores recebem um troféu que representa um pássaro com suas asas espalhadas que senta-se sobre um pólo com os cadarços do projeto anterior envolvido em torno do pólo.

Atualmente chamado de Film Independent Spirit Awards, a premiação é organizada pela Film Independent, organização de artes estadunidense sem fins lucrativos, cuja missão é defender a independência criativa na narrativa visual e apoiar uma comunidade de artistas que incorporam diversidade, inovação e singularidade de visão. Os membros da Film Independent votam para determinar os vencedores do Spirit Awards.

A cerimônia de premiação é realizada dentro de uma tenda na praia de Santa Mônica, Califórnia, geralmente no dia antes do Oscar (desde 1999, originalmente no sábado anterior).

História[editar | editar código-fonte]

O prêmio foi fundado em 1984 e inicialmente conhecido como “FINDIE”, que significava “Friends of Independents”, ou Os Amigos dos Filmes Independentes”. A partir de 1986, passa a ser chamado de “Independent Spirit Awards”.

A ideia do prêmio era prestar uma homenagem ao que de melhor havia sido produzido num determinado ano em termos de filmes independentes nos EUA, numa época em que a audiência e a infra-estrutura dessa categoria eram ainda precárias. O prêmio, então, daria visibilidade e encorajaria os cineastas a insistirem em projetos que desafiassem os paradigmas de boa cinematografia então vigentes, que relacionavam qualidade e custos numa relação diretamente proporcional.

Apesar de mudanças significativas nesse cenário, o Independent Spirit Awards se manteve íntegro ao longo de 21 anos em sua proposta inicial, uma vez que ainda hoje os cineastas encontram grandes dificuldades em produzir filmes fora das convenções mais triviais, em distribuir, em conseguir número razoável de salas de exibição, dentre outros problemas.

O processo de nominação ao prêmio passa sempre por um comitê julgador subdividido em 3 sub-comitês, que avaliam por volta de 200 filmes. Esse Comitê é formado pelos mais insignes profissionais de várias categorias, como diretores, escritores, roteiristas, produtores, atores e críticos de cinema, além de, eventualmente, contar com algum convidado, como um editor. Em 2005, o Independent Spirit Awards mudou de nome para “IFP/Los Angeles to Film Independent”, sem todavia, mudar em essência qualquer uma de suas características.

Alguns dos vencedores mais notáveis deste prêmio foram Christopher Nolan, Steve Buscemi, Christopher Lloyd e Bill Murray.

A premiação[editar | editar código-fonte]

Para concorrer, os filmes devem ter uma duração mínima de 70 minutos de duração, terem um orçamento de menos de US$ 20.000.000,00 e ter participado em pelo menos um dos seguintes festivais: Los Angeles, New Directors/New Films, Nova Iorque, Sundance, Telluride, ou Toronto, ou ter ficado em cartaz durante uma semana de exibição em alguma sala comercial entre 1 de janeiro e 1 de dezembro do ano em que concorre ao prêmio. Cada filme selecionado é avaliado e discutido por todos os membros do comitê da Film Independent, sendo que ao final é feita uma votação secreta, indicando os escolhidos de cada um deles. Após o término das votações é organizada a cerimônia de de premiação, que é realizada no início de cada ano, na praia de Santa Mônica, Califórnia, Estados Unidos.

Categorias[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página oficial da Film Independent (em inglês)

  1. Picker, David V. (2004), "The Film Company as Financier-Distributor", in Jason E. Squire, The movie business book, Simon & Schuster, ISBN 978-0-7432-1937-2, OCLC 53953524, retrieved 29 September 2011
  2. English, James F. (2008), "The Age of Awards", The Economy of Prestige: Prizes, Awards, and the Circulation of Cultural Value, United States of America: Harvard University Press, p. 86, ISBN 978-0-674-03043-5