Mitt liv som hund

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mitt liv som hund
Vida de Cão (PT)
Minha Vida de Cachorro (BR)
 Suécia
1985 •  cor •  101 min 
Direção Lasse Hallström
Elenco Anton Glanzelius
Tomas von Brömssen
Anki Lidén
Melinda Kinnaman
Kicki Rundgren
Lennart Hjulström
Ing-Marie Carlsson
Leif Ericson
Christina Carlwind
Ralph Carlsson
Género drama
Idioma sueco
Página no IMDb (em inglês)

Mitt liv som hund (br: Minha Vida de Cachorro; pt: Vida de Cão) é um filme sueco de 1985, baseado no romance de Reidar Jönsson, e dirigido por Lasse Hallström.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O travesso Ingemar (Anton Glanzelius), de 12 anos, tem todos os tipos de problemas, que vão deixando, pouco a pouco, sua mãe (Anki Lidén) louca, sem saber que ela está muito doente, a ponto de morrer.

Quando ele e seu irmão tornam-se muito para ela, eles são separados e vão viver com os tios. Ingemar acaba indo para a cidade rural de Smaland, vivendo com o tio Gunnar (Tomas von Brömssen) e com sua tia Ulla (Kicki Rundgren). Lá ele encontra muitas pessoas. Saga (Melinda Kinnaman), uma menina sapeca de sua idade que se veste de menino para poder jogar no time de futebol, e gosta dele se mostra, ao nocautea-lo em uma luta de boxe. Entre os mais excêntricos moradores, estão Fransson (Magnus Rask), um homem que conserta o telhado de sua casa, e Sr. Arvidsson (Didrik Gustavsson), um velho homem que faz Ingemar ler para ele um catálogo de lingeries.

Depois, Ingemar volta para sua casa, mas sua mãe logo volta a ficar doente e é hospitalizada. Ele e seu irmão ficam com o tio Sandberg (Leif Ericson) na própria cidade, mas sua esposa acha que o menino é louco. Depois de sua mãe morrer, ele volta para Smaland.

Sr. Arvidsson morre; Gunnar e Ulla agora dividem a casa com uma família grega. Gunnar recebe-o e consola-o da melhor maneira possível, mas a casa está tão cheia que Ingemar vai viver com a Sra. Arvidsson em outra casa. Por enquanto, Ingemar torna-se objeto de disputa entre Saga e outra garota. Quando elas começam a brigar, literalmente, por ele, ele agarra a perna de Saga e começa a latir como um cachorro. Ela fica preocupada com sua estranha atitude e o chama para uma luta de boxe. Durante a luta, para irritá-lo, ela fala que sua tão amada cadela, Sickan, (que ele havia deixado em um canil) estava morta. Isto, junto da morte de sua mãe, é muito para ele e ele se fecha num quiosque na casa de Gunnar.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

  • Indicado para o Oscar de melhor direção e roteiro
  • Indicado ao Bafta como melhor filme estrangeiro
  • Recebeu o Globo de Ouro de 1987 como Melhor Filme de Idioma Estrangeiro (sueco).
  • Outros prêmios:
Seattle International Film Festival - melhor filme
New York Film Critics Circle Awards - melhor filme de idioma estrangeiro
Robert Festival - melhor filme estrangeiro