Turner Classic Movies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: "TCM" redireciona para este artigo. Para os Tribunais de Contas dos Municípios, veja Tribunais de contas do Brasil#Municípios.
TCM
Turner Classic Movies
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação Estados Unidos 14 de abril de 1994 (26 anos)
Brasil setembro de 2004 (15 anos)
Pertence a Warner Bros. Entertainment
Proprietário WarnerMedia (AT&T)
Sede Atlanta, Geórgia
Estúdios Brasil São Paulo, SP
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos TBS, TNT, Cartoon Network, Adult Swim, Boomerang, CNN, HLN e TruTV.
Cobertura Mundo
Página oficial Site oficial
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 159
Oi TV
Canal 68
Canal 67 (SES-6)
Sky
Canal 115
Vivo TV
Canal 656
Canal 104 (Intelsat 34)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 159[1]
Vivo TV
Canal 657

O Turner Classic Movies (TCM) é um canal de televisão por assinatura, de propriedade de Warner Bros. Entertainment, subsidiária da WarnerMedia.

Programação[editar | editar código-fonte]

Sua programação é dirigida ao público acima de 35 anos e tem como principais características exibir filmes da época de ouro do cinema. Inicialmente, o TCM apresentava produções dos anos 30 aos anos 70, sempre sem cortes e sem intervalos comerciais. Posteriormente, o canal expandiu o seu leque de atrações, passando também a exibir produções das décadas de 80 e 90, agora com intervalos comerciais.

Está disponível em diversos países da América do Norte, América Latina e Europa, sempre com programações independentes. Enquanto nos EUA o TCM exibe apenas filmes clássicos, na América Latina o canal também traz em sua programação séries que fizeram história na televisão, como As Panteras, Agente 86, Dallas, ALF, Os Três Patetas, Lost, entre outras.

Em Portugal, o canal partilhava a grade com o Cartoon Network, versão pan-europeia começando a transmitir a partir das 20 horas e encerrando às 5 horas. Até 3 de dezembro de 2013 dia em que a Turner Broadcasting System lançou o Cartoon Network Portugal e cessou a transmissão do TCM.

No Brasil, o canal estreou em setembro de 2004.

Em maio de 2008, o TCM América Latina estreou as séries Buck Rogers no século 25 e Galactica - Astronave de Combate. Em junho, foi a vez da série Alfred Hitchcock Apresenta, apresentada pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock, e da reestreia de Centro Médico que havia saído do ar há algum tempo. Saíram da programação do canal SWAT, O Besouro Verde e The FBI. Em julho saíram I Love Lucy, A Ilha dos Birutas e Além da Imaginação, que deram lugar para As Panteras e O Incrível Hulk. Em 1 de junho de 2009 começou a exibição de Batman.

Em 2009, a Turner comprou da Claxson o canal Retro, incorporando assim um acervo grande de seriados em seu lineup. Contudo, o canal é criticado duramente por nunca exibir boa parte dos seriados e filmes que adquiriu ao comprar o Retro. Com a nova reformulação feita pelo canal, este abandonou filmes produzidos antes dos anos 80. O que gerou várias criticas ao canal.

Referências

  1. «Grade de canais "Juntinho"». www.netcombo.com.br 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]