Multishow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Multishow
Globosat Programadora Ltda.
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação 19 de outubro de 1991 (25 anos)
Pertence a Globosat
Proprietário Grupo Globo
Cidade de origem Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ
Sede Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro, RJ
Estúdios Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro, RJ
Avenida das Américas, 1650 - Barra da Tijuca
Slogan A Gente Se Diverte!
Formato de vídeo 480i (SDTV 16:9)
1080i (HDTV)
Cobertura Nacional
Página oficial Site do Canal
Disponibilidade por satélite
Vivo TV
Canal 42 (HD)
Canal 342
Canal 822 (HD)
Sky
Canal 42
Canal 42-1/242 (HD)
Claro TV
Canal 42
Canal 542 (HD)
Oi TV
Canal 42
Canal 542 (HD)
Canal 42 (HD) (Satélite SES-6)
Algar TV
Canal 342
Canal 942 (HD)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 42
Canal 542 (HD)
Vivo TV
Canal 542 (HD)
ORM Cabo
Canal 42
Canal 542 (HD)
TV Alphaville
Canal 42 (HD)

Multishow é um canal de televisão por assinatura da programadora de televisão brasileira Globosat. No ar desde 19 de outubro de 1991, tem uma ampla gama de estilos na programação na área do entretenimento.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Um dos canais inaugurais da Globosat, entrou no ar em 19 de outubro de 1991, junto com o GNT (na época focado em notícias), TopSports (hoje o SporTV) e Telecine. Inicialmente, era um canal de variedades, não tão focado na música quanto hoje em dia. O canal apresentava apenas programas musicais ditos "cults", como o Free Jazz, baseado no festival musical patrocinado pela marca de cigarros e uma quantidade bem maior de séries estrangeiras clássicas apresentadas em uma faixa chamada "Retrô TV": Monty Python, Havaí 5.0, Mary Tyler Moore, entre outros que já não eram apresentados no Brasil há muito tempo.[3]

O canal também apresentava programação infantil, em uma faixa chamada "Babá Eletrônica" que tinha duração de 3 horas, com desenhos animados como Os Simpsons, Garfield, Caverna do Dragão, The Super Mario World Show, e desenhos japoneses, tanto animes quanto OVAs, na sessão "Japanimation", entre outros.[3]Entre 1994 e 1996, a rede Nickelodeon esteve no Multishow. Os programas incluíam Ren & Stimpy, Rugrats (renomeado como Os Pestinhas), Clarissa, Doug (renomeado como Doug, o Atolado), A Vida Moderna de Rocko (renomeado como Rocko Vidão Beleza), As Aventuras de Pete & Pete, Roundhouse (renomeado como Videotribo) e Wild & Crazy Kids (renomeado como Galera Fera). Além disso, o Multishow foi o primeiro canal brasileiro a exibir o desenho "Os Simpsons"[4].Nas tardes, eram exibidos musicais e seriados consagrados, como The Wonder Years e The Monkees. Pela noite, havia a faixa Retrô TV, para o público adulto, com séries classicas como I Love Lucy. Para o público jovem, havia o programa Startgame. Antes da criação do Canal Brasil e do Telecine Cult, os filmes nacionais e de arte também eram apresentados no Multishow. Curiosamente, o único programa que está no ar desde 1991 é o Sexytime, que exibe sessões de striptease e filmes eróticos.[3]

Atualmente o canal é voltado ao público jovem, tendo sido recentemente extintas da grade as poucas séries clássicas (como A Gata e o Rato) e outros programas musicais que não se enquadravam no novo perfil do canal. O canal também é conhecido por promover shows especiais, intitulados "Multishow ao Vivo", que são posteriormente lançados em CD e DVD.

Uma das características da programação do Multishow nos últimos dez anos é a exibição de reality shows, desde o tradicional Big Brother Brasil, da Rede Globo, até o Batalha dos DJs, reality focado em DJs amadores.

Programação[editar | editar código-fonte]

No ar há 24 anos na TV por assinatura brasileira, o Multishow divide a sua programação nos pilares Viagem, Música e Humor, além de programação Sensual, exibindo principalmente produções nacionais e atrações adquiridas no mercado internacional. No Multishow, o jovem - seu público alvo - se diverte com as séries, viaja para destinos diversos e curte muita música, desde novidades e tendências até transmissões ao vivo de shows nacionais e internacionais.

Musicais[editar | editar código-fonte]

Desde sua estreia, o canal sempre teve como foco a música. Atualmente, a programação musical do Multishow, inclui a exibição de clipes musicais de diversos artistas e transmissões ao vivo, dos maiores festivais do mundo. As principal faixa de clipes do canal é o TVZ, exibido no horário nobre, com duas horas e meia de duração. No Top TVZ, aos finais de semana, são exibidos os melhores clipes da semana. No TVZ Experimente, exibido aos sábados, são apresentados clipes de grupos que não fazem parte do circuito principal da música nacional e internacional, mas que já bombam no cenário alternativo. No TVZ Clássicos, exibido todos os domingos, são apresentados clássicos do mundo da música que fizeram história. O Multishow Music Live exibe shows gravados de diversos artistas, na maioria das vezes internacionais. Outro programa de grande sucesso do canal é o Música Boa Ao Vivo, em que a cantora Anitta comanda um show ao vivo com três artistas grandes artistas da música brasileira.

Com o intuito de premiar os melhores do ano da música brasileira através de votação da sua audiência e (a partir de 2011) de um júri especializado, composto por jornalistas e técnicos da indústria fonográfica, o canal promove anualmente desde 1994, o Prêmio Multishow de Música Brasileira. A artista mais premiada do evento é a cantora Ivete Sangalo, considerada por muitos a maior cantora brasileira.

Entre as transmissões ao vivo, dos maiores festivais de música do mundo, já exibidos pelo Multishow estão: Rock in Rio, Lollapalooza, Planeta Atlântida, SWU, Axé Brasil, Festival de Verão de Salvador, Festival de Inverno Bahia, Salvador Fest, Circuito Banco do Brasil, Festival Villa Mix, Festival Brahma Valley, Festeja, Nivea Viva Rock Brasil, Turnê Viva Tim Maia, entre outros.

Humor[editar | editar código-fonte]

Com uma programação jovem e divertida, o Multishow resolveu investir em séries e programas de humor, protagonizadas pelos maiores humoristas do momento. Entre os grandes sucessos de humor do canal estão: 220 Volts, Vai Que Cola, Tudo Pela Audiência, Trair e Coçar é Só Começar, Multi Tom, Partiu Shopping, Ferdinando Show, A Grande Farsa, Ceará Fora da Casinha, Tudo Tudo, Treme Treme, Xilindró, Não Tá Fácil pra Ninguém, Tá Rindo de Que?, Ai Eu Vi Vantagem, O Estranho Show de Renatinho, Os Suburbanos, Estranha Mente, Partoba, Fritada, entre outros.

Com a intenção de revelar novos talentos do humor, o canal promove anualmente, desde 2012, o Prêmio Multishow de Humor. Apresentado pelo humorista Fábio Lins, o programa conta com uma bancada de jurados, composta pro grandes nomes do humor do canal, como Sérgio Mallandro, Natália Klein, Dani Valente, Fernando Caruso, Marcelo Marrom, Bento Ribeiro, entre outros.

Séries[editar | editar código-fonte]

Entre as séries do Multishow, estão: Acerto de Contas, Só Garotas, Por isso Sou Vingativa, Oscar Freire 279, De Volta pra Pista, Desprogramados, Em Busca da Balada Perfeita, Segredos Médicos e Conexões Urbanas.

Viagens[editar | editar código-fonte]

Desde sua estreia, o canal já exibiu muitos programas de viagens, entre os destaques: Anota Aí - Os 10 Mais, Lugar Incomum, Vai Pra Onde?, Paulo Gustavo na Estrada, Não Conta Lá Em Casa, Nalu Pelo Mundo, Sem Destino e Porta Afora.

Sensuais[editar | editar código-fonte]

Os programas adultos são exibidos no canal desde sua estreia, sendo eles: Papo Calcinha, Casa Bonita, Contos, Cidade Nua, Foursome, Gigi's Sex Circus, See My Sex Tapes, Body Language, Life On Top, Co-Ed Confidential, Kama Sutra, Mr. Grooper e Sexcetera. Uma das pais conhecida apresentadoras é Pietra Príncipe.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Entretenimento[editar | editar código-fonte]

Humor[editar | editar código-fonte]

Festival 40 anos da Rede Globo[editar | editar código-fonte]

Em 2005, o já tradicional festival de reprises que a Rede Globo organiza em seus aniversários "redondos" foi transferido para o Multishow. De janeiro a abril de 2005, os 40 anos da Globo foram lembrados com reprises de Sai de Baixo, Armação Ilimitada, Não Fuja da Raia e TV Pirata, bem como minisséries como Anos Dourados, Anos Rebeldes, As Noivas de Copacabana, Labirinto e Sex Appeal, em versões compactas.[5][6]

O único programa que agradou ao público, conforme divulgado pela assessoria de imprensa do canal, foi o Sai de Baixo, que continuou sendo reprisado mesmo com o fim do festival. Sai de Baixo teve 26 episódios da 1ª temporada reprisados até que foi retirado da grade do canal em março de 2006.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Multishow HD[editar | editar código-fonte]

A primeira transmissão do canal em HD deu-se em 15 de dezembro de 2012 pela Globosat. O canal exibe programação em simulcast do Multishow. Ele estreou na NET no mesmo dia de sua estreia na numeração 542.[7][8] Na sua estreia foi exibido o show de 50 anos do Rolling Stones ao vivo de Nova Jersey.[7]

Originalmente lançado em 1º de outubro de 2009 o canal continha como foco o gênero musical exibindo shows e clipes. Em 27 de agosto de 2012 seu nome foi renomeado para seu sucessor Bis, que exibe o mesmo acervo de programas de seu antecessor.

Multishow FM[editar | editar código-fonte]

Rádio Multishow FM
{{{alt}}}
GloboRadio.com
País  Brasil
Frequência(s) nenhuma (funciona como webrádio e por TV por assinatura)
Sede Rio de Janeiro, RJ
Slogan Música sem roteiro
Fundação dezembro de 2006
Extinção 5 de abril de 2013
Pertence a Sistema Globo de Rádio
Idioma Português
Cobertura Nacional (TV paga) e mundial (internet)
Página oficial Site da rádio

Criada em dezembro de 2006, a rádio conta com a estrutura completa de uma FM - locutores, produtores e programadores - e está disponível no site da emissora.

A Multishow FM traz lançamentos exclusivos; revela novos estilos e tendências, toca os maiores hits da atualidade; e ainda abre espaço para novas bandas nacionais, incentivando a renovação da nossa música.[9]

A programação ainda conta com notícias; dicas de entretenimento, lazer e cultura, além de atrações que migraram do canal de TV por assinatura para o rádio.

Também possui diferenciais, como intervalos menores, maior cardápio musical e menor repetição de uma mesma música durante a programação.

A Multishow FM é um produto Globo Rádio em parceria com a Globosat e funciona nos estúdios do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro, operando exclusivamente via internet e sistema de TV por assinatura da NET Digital, SKY e Claro TV, e existiram planos em longo prazo de levá-la à frequências em FM.

Em 1º de março de 2013, a rádio é extinta junto com a Rádio GNT e a Rádio Zona de Impacto. Nas TVs por Assinaturas, foi substuida pela Rádio Globo RJ, mas segundo informações, já teria retornado as TVs por assinaturas, só sendo extinta na WEB.Mas em 5 de abril de 2013 é extinta também nas TVs por assinaturas passando a dar lugar em definitivo para a Rádio Globo Rio.

Multishow Web[editar | editar código-fonte]

Multishow Web
Globosat Programadora Ltda.
Tipo Canal de televisão
País  Brasil
Fundação 20 de julho de 2016 (7 meses)
Pertence a Grupo DY
Cidade de origem Rio de Janeiro, RJ
Sede Rio de Janeiro, RJ
Estúdios Rio de Janeiro, RJ
Slogan A gente se diverte!
Formato de vídeo 480i (SDTV 16:9)
1080i (HDTV)
Cobertura YouTube

Multishow Web é o canal pelo YouTube. No ar desde 20 de julho de 2016, tem uma ampla gama de estilos na programação na área do entretenimento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sobre a Globosat». Consultado em 3 de setembro de 2012 
  2. «História da TV por Assinatura - Globosat». Consultado em 3 de setembro de 2012 
  3. a b c «Globosat é lançada com 4 canais exclusivos». 21 de dezembro de 2010. Consultado em 3 de setembro de 2012 
  4. http://pt-br.tvpediabrasil.wikia.com/wiki/Multishow
  5. «Armação Ilimitada - Teledramaturgia». Consultado em 3 de setembro de 2012 
  6. «Sai de Baixo - Teledramaturgia». Consultado em 3 de setembro de 2012 
  7. a b «Net inclui Multishow HD no line up». Tela Viva. 13 de dezembro de 2012. Consultado em 15 de dezembro de 2012 
  8. Donadio, Andréa (13 de dezembro de 2012). «Multishow em HD estreia na NET». Segs. Consultado em 15 de dezembro de 2012 
  9. «Multishow FM - A Rádio». Consultado em 3 de setembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]