Ana Clara Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana Clara Lima
Ana Clara em 2021
Nome completo Ana Clara Mello Lima
Nascimento 11 de abril de 1997 (24 anos)[1]
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Ocupação
Período de atividade 2014–presente
Prêmios Lista
Ana Clara Lima
Carreira na internet
Servidor(es) Youtube
Gênero Vlog
variedades
Período de atividade 2017–presente
Inscritos + 188 mil
Visualizações + 1.5 milhões
Placas do YouTube
0000YouTube Silver Play Button 2.svg0000100 mil inscritos (2018)

Ana Clara Mello Lima (Rio de Janeiro, 11 de abril de 1997), é uma repórter, apresentadora e atriz brasileira. Se destacou na antiga plataforma de vídeos Vine, se tornando uma das personalidades brasileiras mais famosas do aplicativo. Ganhou notoriedade nacional ao participar da décima oitava edição do Big Brother Brasil 18, no qual ficou em terceiro lugar junto de seu pai, Ayrton. Após o programa, fechou contratos com os principais Canais Globo para apresentação, reportagem e cobertura de eventos na televisão e plataformas digitais. É descrita pela Globo como um do principais nomes do segmento reality na emissora[2].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ana Clara Lima nasceu em 11 de abril de 1997 no Rio de Janeiro, filha única da diretora comercial Eva Mello e do analista de sistemas Ayrton Lima. Foi uma criança descrita como agitada, bagunceira, falante, que não ia bem na escola e repetiu a sétima serie. Apesar disso, desde pequena tem forte hábito de leitura, facilidade em argumentação e comunicação, e gosta de falar em público.[3][4]

Sempre almejou trabalhar com arte e audiovisual na televisão.[5] Começou a fazer aulas de teatro aos 11 anos de idade na Cia Arte Grimberg e durante a infância e adolescência também fez cursos de teatro musical, cinema, marketing, TV, maquiagem, atuou em peças e se formou em inglês.

Em 2016, ingressou no curso de Jornalismo da ESPM Rio, onde foi repórter do Portal de Jornalismo da faculdade, esteve no projeto Universidade no Ar da CBN[6] e participou de competições como cheerleader. Na mesma época, fez intercâmbio para a Flórida para estudar inglês[7] novamente. Em 2017, foi estagiaria de assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Durante a graduação, Ana desejava se aprofundar Hard News, mas após a fama foi para o entretenimento, e em entrevista para a Vogue Brasil, declarou que sempre quis ser uma comunicadora e gostaria de ser vista como uma profissional completa "que consegue atuar, apresentar, fazer qualquer coisa".[8]

Em 2019 recebeu o titulo de Torcedora Ilustre do Fluminense Futebol Clube.[9]

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2019 seus pais se separaram[10] e Ana, que morava sozinha no antigo apartamento da família na Freguesia[11] há poucos meses, voltou a morar com a mãe.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ana Clara iniciou sua carreira em 2014, quando começou a postar vídeos despretensiosos na plataforma de vídeos Vine e se tornou popular entre o público infantojuvenil, acumulando mais de 300 mil inscritos e 22 milhões de visualizações.[12][13] No ano seguinte, abriu no YouTube o canal Quem Nunca? com outras personalidades da internet[14] e em 2017 começou o próprio canal para falar de viagens, Bagagem da Ana, mas não conseguiu dar continuidade por conta da rotina na faculdade e estágio.

Ficou nacionalmente conhecida em 2018, ao ter participado da décima oitava temporada do Big Brother Brasil, ficando em terceiro lugar com 3,39% dos votos, atrás de Kaysar Dadour (39,33%) e Gleici Damasceno (57,28%).[15] Entrou no reality show com o pai Ayrton Lima, que havia tentado ingressar no BBB durante 15 anos,[16] a mãe Eva e o primo Jorge, e após seis dias de convivência, pai e filha foram escolhidos pelo público, com 23,84% e 44,26% dos votos, respectivamente, para ficar no programa e competir como se fossem um único participante, algo inédito no programa, já que esta dinâmica só havia acontecido anteriormente no reality show A Fazenda 7 com as participantes Pepê & Neném.[17] Ao lado de Kaysar, Ana bateu o recorde de prova de resistência mais duradoura da história do programa, a disputa durou 42 horas e 58 minutos até ser interrompida pela produção por questões de saúde e segurança.[18] Foi também a participante feminina que mais rápido alcançou 1 milhão de seguidores no Instagram, chegando no número em 49 dias de confinamento,[19] recorde batido na edição seguinte pela modelo e estudante Hariany.

“Quero abraçar tudo que aparecer para mim. Vamos apresentar? Vamos. Vamos ser atriz? Vamos. Vamos fazer novela? Vamos. Me chama que eu vou. Vou correr atrás de tudo isso, de todas as oportunidades que aparecerem para mim, com certeza.”

— Ana Clara Lima, site Gshow em 26/04/2018

Almejando seguir carreira artística,[20] após sair do programa se cadastrou no núcleo artístico da TV Globo[21] para atuar nas produções da Casa. Em junho, foi chamada para fazer a cobertura das seletivas do Big Brother Brasil 19 em Goiânia e Rio Branco para as plataformas digitais do reality,[22] e convidada para algumas aparições no Vídeo Show fazendo reportagens e falando das seletivas. Nessa época, surgiram rumores que Ana Clara estaria sendo considerada para integrar o time de apresentadores do programa em uma possível reformulação após a Copa do Mundo, e que teria feito testes para a novela Verão 90.[23] Em julho, foi confirmada no elenco fixo do vespertino como co-apresentadora e repórter, ao lado de Sophia Abrahão, Felipe Titto, Marcela Monteiro e duas também ex-participantes do BBB, Fernanda Keulla e Vivian Amorim,[24][25] e em paralelo, participou de coberturas pontuais de programas como The Voice Brasil e Criança Esperança para o site e redes sociais da Globo. Ainda em 2018, lançou uma linha de maquiagens em parceria com a marca brasileira Miss Pink,[26] representou o clube do livro da editora Intrinseca, que durante o período foi batizado de Ana Clara + Intrínsecos e entrou na lista dos Instagram Stories mais assistidos do Brasil, ocupando a 8ª posição.[27] Também foi eleita uma das 25 mulheres mais sexy de 2018 pela IstoÉ[28] e uma das personalidades do ano pelo site IG.[29]

Em 2019, foi remanejada para a equipe do Big Brother Brasil, mais uma vez acompanhada de Fernanda e Vivian, na nova função entrevistou o público na rua, participantes eliminados, familiares e apresentou o boletim de noticias do programa. No mesmo ano, foi repórter do Multishow nas transmissões do Rock in Rio - sendo considerada pela UOL, repórter revelação do festival -, Prêmio Multishow,[30][31] e contratada pela Chevrolet, fez a cobertura digital do Lollapalooza Brasil com Thaynara OG, Flávia Pavanelli, Maria Eugênia e outros influenciadores. Em outubro, foi anunciada como uma das personalidades do projeto Figuras Publicas, do Youtube.[32] Em novembro, gravou o curta-metragem de terror Storytelling a convite do diretor Fabio Brandão. Ainda em 2019, passou a ter sua carreira gerenciada por uma equipe especializada em atores e apresentadores[33].

Em 2020, apresentou o programa Big Data - Retrospectiva BBB, série de 10 episódios que mostra os melhores momentos das edições do Big Brother Brasil, na plataforma de streaming Globoplay[34] e voltou à equipe de reportagens do Big Brother, com Keulla e Nyvi Estephan,[35][36] desta vez sendo encarregada não apenas das entrevistas, reportagens de rua e boletim, mas também de apresentar o Podcast do programa e realizar as ações promocionais do PicPay, patrocinador do reality. Em abril, participou da live de Ivete Sangalo no Multishow como comentarista, e entrevistando Ivete e uma fã da cantora. Em maio, comandou a live de apresentação do jogador Fred no Fluminense[37] e em julho, voltou a trabalhar com o clube, desta vez apresentando a FluFest. Em agosto, foi convidada pelo GNT pra apresentar o especial Dia dos Solteiros - Central de Chamada. Em dezembro, Boninho confirmou nas redes sociais que Ana voltaria ao Rede BBB em 2021[38].

Em janeiro de 2021, foi confirmada oficialmente como parte do time de repórteres do BBB21, com Vivian Amorim e Rhudson Victor. Pelo trabalho, recebeu elogios de Boninho no Twitter[39] e nota 10 de Patrícia Kogut[40]. Em março, voltou com seu canal no Youtube[41]. No mesmo mês, ganhou sua primeira oportunidade de comandar um programa solo, sendo anunciada como apresentadora do vespertino diário Plantão BBB. Na atração, repercutiu os principais momentos da vigésima primeira edição do reality e entrevistou espectadores famosos[42]. Plantão BBB recebeu opiniões mistas e pegou o segundo lugar geral de audiência durante sua exibição, mas Ana foi elogiada por sua performance.[43][44][45]

Em 10 de maio de 2021, assumiu o Bate-Papo No Limite, exibido às terças-feiras após o programa da TV ao vivo no Gshow e Globoplay, onde entrevista os participantes eliminados no reality show. [46][47] No fim do mesmo mês, a Globo anunciou que Ana Clara conciliaria o No Limite com o The Voice Kids, já que comandaria uma atração web do reality musical para a Globoplay[48].

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ana Clara entrevistando Pedro Scooby na transmissão do Rock in Rio (2019)

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Função Notas
2018 Big Brother Brasil Participante (3.º lugar)[49] Temporada 18
2018–19 Vídeo Show Repórter[50]
2019 Rock in Rio
2019–2021 Big Brother Brasil Temporada 192021
2021 Plantão BBB Apresentadora

Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Função Notas
2014–15 Ana Clara Vine Ela mesma
2015–16 Canal Quem nunca? Vários personagens
2016–17 Portal Jornalismo ESPM Repórter Projeto do Centro de Jornalismo da ESPM
2017/2021–presente Canal Ana Clara Ela mesma
2018 Seletivas Big Brother Brasil 19 Repórter[51]
Video Show Ao Vivo na Web Apresentadora/Comentarista[52]
Criança Esperança Apresentadora aquecimento Criança Esperança[53]
The Voice Brasil Cobertura dos Bastidores
2019 Lollapalooza Brasil Apresentadora e Repórter
Rock in Rio Repórter[54]
Prêmio Multishow
2019–20 SóTocaTop Apresentadora Top[55]
2019–presente Rede BBB Apresentadora
2020 Big Data - Retrospectiva BBB [56]
Podcast BBB
Ivete Sangalo em Casa - O React Comentarista/Entrevistadora
Live do Tetra Apresentadora Apresentação do jogador Fred no Fluminense
Live Sorriso Maroto
Lives Storytelling Entrevistadora Entrevistas com elenco e equipe do curta metragem Storytelling
FluFest Apresentadora
Live Dia dos Solteiros - Central de Chamada Especial do canal GNT
Criança Esperança Rede da Esperança[57]
2021 No Limite Repórter
The Voice Kids Apresentadora

Cinema

Ano Título Papel Nota
2014 Confissões de Adolescente (filme) Figuração
2021 Story Telling[58] Mari Curta-Metragem

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2016 Nada com Coisa Nenhuma Vários Personagens (Esquetes de humor)

Rádio[editar | editar código-fonte]

Ano Título Notas
2017 Universidade no Ar Projeto da Rádio CBN para estudantes de Comunicação

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Em 2018, Ana estrelou o comercial da Valda Friends, produto da marca Valda, que foi veiculado na TV. No mesmo ano, fez a campanha do restaurante Outback com sua colega de Vídeo Show, Sophia Abrahão, sendo este veiculado online, e da Mastercard, exibido na internet e televisão, com Gleici Damasceno, Matheus Mazzafera, Luisa Sonza, Rayza Nicácio e Bruno da dupla Bruninho e Davi. No Big Brother Brasil, desde 2019 apresenta ações publicitárias de patrocinadores do programa nas redes sociais do programa e tv.

Como influenciadora digital, atuou como embaixadora da Nívea em 2019 e de 2020 a 2021, foi embaixadora da Carefree. Em setembro de 2020 foi porta-voz da Disney Plus na chegada da plataforma no Brasil, e de um lançamento da marca profissional de tintura Alfaparf Milano, participando de ações de divulgação na imprensa com a Marie Claire e a Revista Quem.

Ana Clara também trabalha como apresentadora e repórter para marcas em ações de marketing:

  • BBB: desde 2019, faz ações publicitarias com patrocinadores do Big Brother Brasil no programa e redes sociais do reality. Ao lado da cantora Iza, é o rosto do PicPay durante o programa, apresentando as ativações exibidas na TV, e nas redes sociais já fez ações para a Avon, McDonald's e Fiat;
  • Magazine Luiza: em janeiro de 2019, Ana foi apresentadora da Liquidação Fantástica do Magazine Luiza. Foram 6 horas ininterruptas de live transmitida no Youtube em que Ana Clara e outros influenciadores promoveram o evento e divulgaram ofertas;
  • Lollapalooza Brasil: em abril de 2019, Ana Clara foi apresentadora e repórter do Lollapalloza Brasil em ação da Chevrolet, patrocinadora oficial do evento. Com outros influenciadores, ela fez a cobertura dos 3 dias oficiais de evento mais OnixDay, mostrando as atrações do festival e entrevistando o público;[59]
  • McDonald's: em junho de 2019, foi mestre de cerimônias do evento de lançamento da nova linha da hambúrgueres do McDonald's, com Lucas Rangel;
  • Bienal do Rio: em setembro de 2019, cobriu um dos dias da Bienal para as redes sociais, mostrando espaços, atrações e personalidades participantes;
  • Rock in Rio: durante a transmissão do Rock in Rio 2019 no Multishow, Ana participou de ações patrocinadas pela Trident e pela Bebecê Calçados como repórter, entrevistando o publico do festival;
  • Prêmio Multishow: No Prêmio Multishow 2019, Ana Clara entrevistou Gaby Amarantos como parte da ação da Natura no evento, e a banda Lagum vencedora do prêmio Fiat Argo Experimente;
  • Ivete Sangalo em Casa: em abril de 2020, como parte da divulgação da live de Ivete Sangalo, Ana Clara entrevistou a cantora à convite da Wella, patrocinadora do evento, e do Multishow. A entrevista foi disponibilizada nas redes sociais;
  • Americanas: em outubro de 2020, foi apresentadora de um episódio do Americanas ao vivo, projeto de lives da Lojas Americanas que tem como objetivo apresentar ofertas e lançamentos para o público. O episódio de Ana teve como foco pessoas que moram sozinhas;
  • Época Cosméticos: Ana foi apresentadora das lives de black friday da Época durante o mês de novembro de 2020;
  • Arezzo: em 2021, foi apresentadora do "Tudo Que a Brizza Toca" festival online da Arezzo, para divulgação das novas peças da coleção Brizza;
  • Globo: em 2021, apresentou o evento online "A Força dos Realities", feito para apresentar a potência comercial dos reality shows da TV Globo ao mercado publicitário

Linhas e Produtos[editar | editar código-fonte]

Risotto de Gorgonzola com Pera Caramelizada à Ana Clara: em julho de 2018, o restaurante Paris 6 lançou o prato de Ana Clara baseado em uma receita de família da repórter.

Ana Clara by Miss Pink: em agosto de 2018, Ana Clara lançou sua linha de maquiagens em parceira com a marca brasileira Miss Pink, senda essa a primeira vez que a marca lançava produtos em parceria com uma personalidade. A linha consistia em um delineador 2 em 1 e dois tons vermelhos de batom,[26] e foi comercializa até o fim do ano.

Ana Clara + Intrínsecos: entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, Ana Clara teve seu clube de leitura, Ana Clara+Intrínsecos. Ela foi embaixadora do Clube de Leitura da editora Intrínseca, que ganhou o novo nome durante o período, trabalhando na divulgação e fazendo resenhas dos livros mensalmente nas redes sociais.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Nomeação Categoria Resultado
2018 Prêmio Gshow Pimentas da Ana Clara Fandom do ano Venceu
Gleici Damasceno & Ana Clara Lima Migos do ano
2019 Troféu Internet Vídeo Show Revelação do Ano Indicada
Prêmio Jovem Brasileiro Melhor Apresentadora
Uol/Troféu Rock in Rio 2019[60] Rock in Rio Repórter Revelação Venceu

Referências

  1. Victor Hugo Camara (11 de abril de 2021). «Ana Clara celebra 24 anos e faz balanço desde o 'BBB18': 'Minha vida mudou de cabeça para baixo'». Rio de Janeiro: Gshow. Consultado em 11 de abril de 2021 
  2. «Ana Clara estreia programa web do 'The Voice Kids' no Globoplay». Gshow. Consultado em 1 de junho de 2021 
  3. «Ex-BBB Ana Clara segue conselhos de Anitta e diz: 'Sinto falta de sair e ficar loucona'». 20 de maio de 2018 
  4. «Eva e Ayrton, do BBB 18, revelam que Ana Clara era bagunceira na infância» 
  5. «PHOTOS - 'Eu me preparei há muito tempo. Fiz muitos cursos, teatro, teatro musical, cinema...', contou Ana Clara» (em bretão) 
  6. «Ex-BBB Ana Clara conta que sempre foi muito 'aparecida'». cbn.globoradio.globo.com. Consultado em 17 de maio de 2020 
  7. «"BBB18" começa com surpresa; família compete por vaga no programa» 
  8. «Ana Clara: nova integrante do time do Vídeo Show fala sobre a reviravolta na sua vida aos 21 anos» 
  9. Club, Fluminense Football. «Sessão Solene homenageia sócios e tricolores ilustres» 
  10. «Pais de Ana Clara, Papito e Eva estão separados; eles formaram a Família Lima no 'BBB 18'». Extra Online. 6 de maio de 2020. Consultado em 17 de maio de 2020 
  11. «Pais realizam sonho de ex-BBB Ana Clara e deixam a casa para ela morar sozinha». Extra Online. 22 de julho de 2019. Consultado em 17 de maio de 2020 
  12. «'BBB': Ana Clara é criticada por comentários gordofóbicos, e repórter do 'Lady Night' defende». Extra. 23 de janeiro de 2018. Consultado em 4 de Março de 2020 
  13. Nascimento, Victor (23 de janeiro de 2018). «Os posts antigos da Ana Clara do "BBB18" mostram a gordofobia disfarçada de comédia». BuzzFeed. Consultado em 4 de Março de 2020 
  14. «'BBB 18': Em canal do Youtube, Ana Clara atua, fala de nudes e até deu beijo técnico». Extra. 30 de março de 2018. Consultado em 4 de Março de 2020 
  15. «Família Lima conquista terceiro lugar do BBB18 com 3,39% dos votos». Gshow. 20 de abril de 2018. Consultado em 4 de Março de 2020 
  16. «BBB18: Vídeo mostra Ana Clara aos 9 anos pedindo entrada de Ayrton no 'BBB'» 
  17. «No BBB18, Ayrton afirma que não deixará Ana Clara dormir com namorado». Metrópoles. 4 de março de 2018. Consultado em 4 de Março de 2020 
  18. «Provas de resistência BBB: relembre as disputas mais longas» 
  19. «BBB18: Ana Clara é a primeira sister a conquistar 1 milhão de seguidores» 
  20. «Ana Clara, do BBB18, conta que amou o carinho do público e que vai focar na carreira artística: 'Quero abraçar todas as oportunidades, me chama que eu vou'». Gshow. Consultado em 24 de maio de 2020 
  21. «Ex-BBB Ana Clara faz cadastro em núcleo artístico da Globo». Famosidades. 30 de abril de 2018. Consultado em 11 de março de 2020 
  22. «Ana Clara Lima vira repórter das seletivas do 'BBB 19'». Extra. 12 de junho de 2018. Consultado em 4 de Março de 2020 
  23. «A ex-BBB Ana Clara faz teste para novela e tem reunião no Projac». Extra Online. Consultado em 10 de junho de 2020 
  24. «Com Ana Clara, Globo tira sarro de ex-BBBs em retrospectiva histórica». UOL. 10 de janeiro de 2020. Consultado em 4 de Março de 2020 
  25. «Ana Clara é dispensada do Vídeo Show». Catraca Livre. 28 de dezembro de 2018. Consultado em 4 de Março de 2020 
  26. a b «Ana Clara lança batom e delineador em linha de maquiagem: 'Opinou na coloração'» (em bretão) 
  27. «Anitta, Marquezine, Sonza e Ana Clara estão entre Stories mais visualizados» 
  28. «As 25 mulheres mais sexy de 2018». 5 de dezembro de 2018 
  29. «Revelação do "BBB 18", Ana Clara personalizou aposta da Globo nas redes sociais» 
  30. «Ex-BBB Ana Clara lima usa look colorido para show de Anitta no Rock in Rio». Extra. 5 de outubro de 2019. Consultado em 4 de Março de 2020 
  31. «Ana Clara entrega que já 'stalkeou' o crush no Rock in Rio». Gshow. 5 de outubro de 2019. Consultado em 4 de Março de 2020 
  32. TEMPO, O. (22 de outubro de 2019). «'Quero fazer loucuras', diz Carolina Ferraz sobre seu canal no YouTube». Diversao. Consultado em 11 de junho de 2020 
  33. «Ex-BBB Ana Clara contrata empresário de Flávia Alessandra para gerenciar sua carreira». Extra Online. 26 de setembro de 2019. Consultado em 4 de dezembro de 2020 
  34. «Esquenta: Globo estreia série sobre o BBB com Ana Clara - BBB». NaTelinha. Consultado em 11 de março de 2020 
  35. «Nyvi Estephan se junta a Ana Clara e Fernanda Keulla e completa time de repórteres do BBB20». Gshow. 14 de janeiro de 2020. Consultado em 4 de Março de 2020 
  36. «Globo confirma Nyvi Estephan como nova repórter do Big Brother Brasil». UOL. 14 de janeiro de 2020. Consultado em 4 de Março de 2020 
  37. «Em live, Fred chora, come pizza, cobra bigode de Mário e pede para Thiago Silva voltar ao Fluminense». Globoesporte. Consultado em 1 de junho de 2020 
  38. REDAÇÃO (17 de dezembro de 2020). «BBB21: Boninho confirma Ana Clara na #RedeBBB e pede show de Preta Gil». Notícias da TV. Consultado em 18 de dezembro de 2020 
  39. «Ana Clara recebe elogio de Boninho por postura no RedeBBB: "Dominando"». Metrópoles. 17 de março de 2021. Consultado em 18 de março de 2021 
  40. «Avaliação de programas de TV - Patrícia Kogut | Jornal O Globo». Patrícia Kogut. Consultado em 18 de março de 2021 
  41. Neto, Nelson Lima. «Ana Clara Lima e a responsabilidade de entrevistar os eliminados do BBB». Ancelmo - O Globo. Consultado em 18 de março de 2021 
  42. «'Plantão BBB': Ana Clara vai comandar programa sobre reality ao longo do último mês da atração». G1. Consultado em 30 de março de 2021 
  43. REDAÇÃO (16 de abril de 2021). «Plantão BBB derruba ibope e é programa menos sintonizado da Globo». Notícias da TV. Consultado em 8 de maio de 2021 
  44. REDAÇÃO (19 de abril de 2021). «Com dez edições, Plantão BBB perdeu oito vezes para A Hora da Venenosa no Ibope». Notícias da TV. Consultado em 8 de maio de 2021 
  45. «Elogiada por Boninho, Ana Clara comandará novo programa na Globo: detalhes». VIX. Consultado em 8 de maio de 2021 
  46. «Ana Clara comandará o 'Bate-papo No Limite' com entrevistas ao vivo com os eliminados do reality». Gshow. Consultado em 11 de maio de 2021 
  47. «Biografia de Ana Clara reúne BBB e No Limite». OsPaparazzi. Consultado em 11 de maio de 2021 
  48. «Ana Clara estreia programa web do 'The Voice Kids' no Globoplay». Gshow. Consultado em 1 de junho de 2021 
  49. «Conheça Ana Clara, a integrante mais nova da família Lima». tvefamosos.uol.com.br. Consultado em 11 de janeiro de 2020 
  50. «PHOTOS - Ana Clara é repórter do programa 'Vídeo Show', da TV Globo». www.purepeople.com.br (em bretão). Consultado em 11 de janeiro de 2020 
  51. «Ana Clara Lima vira repórter das seletivas do 'BBB 19'». Extra Online. Consultado em 12 de junho de 2018 
  52. «Acompanhe AQUI o 'Vídeo Show' AO VIVO na web com comentários de Ana Clara». GSHOW. Consultado em 17 de maio de 2020 
  53. «Criança Esperança: programação especial marca a 33ª. edição». 17 de agosto de 2018 
  54. «Com 11 cotas, Multishow se prepara para Rock In Rio». Consultado em 20 de setembro de 2019 
  55. «Ana Clara leva fãs da plateia do 'SóTocaTop' à loucura: 'É a galera que dá a energia'». Gshow. Consultado em 19 de fevereiro de 2020 
  56. «"Big Data": série do Globoplay com apresentação de Ana Clara faz retrospectiva do "BBB" com humor». GaúchaZH. 10 de janeiro de 2020. Consultado em 19 de fevereiro de 2020 
  57. «Globo aposta em influenciadores para divulgar 'Criança esperança'». Extra Online. Consultado em 28 de setembro de 2020 
  58. Gabriel von Borell (6 de fevereiro de 2020). «Conversamos com o diretor Fábio Brandão, que apresentou seu novo filme, "Delphine", no Cine Joia (RJ)». Tenho Mais Discos Que Amigos! 
  59. Lutfi, Malu (2 de abril de 2019). «Chevrolet entra no #ModeOnix em campanha para divulgar dia exclusivo aos donos de Chevrolet Onix no LollaBR» 
  60. «Troféu Rock in Rio 2019: nossos famosos favoritos (e outros nem tanto)»