Flávia Viana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Flávia Viana
Nome completo Flávia Regina Viana
Nascimento 18 de janeiro de 1984 (34 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidade brasileira
Ocupação
Atividade 2004presente
Progenitores Mãe: Neide Viana
Parentesco Matheus Ueta (afilhado)
Cônjuge Fernando Bacalow (2007–2016)
Marcelo Zangrandi (2017–atualmente)
Filho(s) 1
Página oficial
IMDb: (inglês)

Flávia Regina Viana (São Paulo, 18 de janeiro de 1984) é uma atriz e apresentadora brasileira.

Começou sua carreira em cargos diversos na RedeTV!, SBT e RecordTV. Ficou conhecida nacionalmente por sua participação na sétima temporada do BBB em 2007. Em 2008, estreou como apresentadora no comando do game show Esquenta.

É formada em teatro, cinema e TV pela Escola de Atores Wolf Maya desde 2010. Atuou em Cinquentinha, Eh com vc! e Chiquititas. Em 2017, venceu a nona temporada de A Fazenda.

No teatro recentemente protagonizou as peças O Grande Reciclador - O Musical, Um Encanto de Natal: A História de Antônio - O Musical, Paixão de Cristo: Um Homem Chamado Jesus, e Amor, Humor, o Resto é Bobagem.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Passou parte de sua infância em São Bernardo do Campo, São Paulo, ao lado de seus irmãos Regiane e Danilo e de seus pais Luzineide e Waldemir. Flávia é a filha do meio.

Aos sete anos de idade, mudou-se com sua família para Três Pontas, Minas Gerais, onde viveu até seus doze anos. Desde pequena, sempre sonhou em trabalhar na televisão. Suas brincadeiras incluíam palco de shows, onde os convidados eram os pais e amiguinhos. Em maio de 2003, nasceu a sua única filha, Sabrina.[1]

Flávia Viana casou-se com Fernando Bacalow (também conhecido como Fernando "Justin"), em 2007, na tradicional "Igreja Nossa Senhora do Brasil" em São Paulo. Teve a cobertura completa de toda imprensa, logo após ambos terem saído da casa do Big Brother Brasil. Anunciaram a separação após 9 anos juntos, em fevereiro de 2016. Em uma entrevista, Flávia conta que o rompimento "não teve briga". Perceptivelmente abalada, falou pouco e se desculpou: "É um momento difícil... Quero ficar quietinha. Afinal foram nove anos, né? Posso dizer que foi em paz".[2]

Em 2017 iniciou um relacionamento com o humorista Marcelo Zangrandi dentro do reality show A Fazenda.[3]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Flávia Viana começou a carreira em 2004, aos 19 anos, como produtora e atriz de pegadinhas em dois programas apresentados por João Kléber na RedeTV!. Ficou até 2005 e no mesmo ano fez participações em quadros do humorístico A Praça é Nossa, no SBT. Em 2006, foi dançarina do programa O Melhor do Brasil, que na época era apresentado por Márcio Garcia na RecordTV.

Em 2007, integrou a sétima temporada do reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo, substituindo outra pessoa.[4] Permaneceu confinada por 57 dias e foi eliminada com 77% dos votos em um paredão contra Diego Gasques, o Alemão, que viria a se tornar o grande campeão da edição. Sua participação lhe rendeu reconhecimento nacional e o carinho do público, além de faturar dois carros 0Km dentre outros prêmios nas provas realizadas no programa. No mesmo ano, fez participações especiais nos humorísticos A Turma do Didi e Zorra Total.

Em 2008, foi apresentadora do Portal de Voz do Big Brother Brasil 8 e coroada como Rainha de Bateria da Escola de Samba paulistana Barroca Zona Sul, onde desfilou pelo grupo de acesso no domingo de Carnaval com o samba-enredo "Artistas Viajantes Num País Romântico"(que neste ano a bateria ganhou o prêmio Estandarte de Ouro como "Melhor Bateria do Grupo de Acesso"). No final de março, enquanto trabalhava pela L'equipe Agence, renomada agência de modelos de São Paulo, foi aprovada para apresentar o programa Esquenta, um game show ao vivo produzido pela Endemol através da Action Media do Brasil e exibido nas tardes de sábado pela RedeTV!.

Em 2009, participou do projeto Making Musicals 1 (curso de Teatro Musical, incluindo dança, canto, interpretação e sapateado). Como conclusão do curso, o elenco participou da montagem que levou o mesmo nome do projeto onde traziam ao palco trechos de musicais famosos. A montagem estreou em 17 de julho de 2009 no Teatro Nair Bello em São Paulo, e Flávia atuou em Trouble - Smokey Joe's Cafe, Steam Heat - The Pajama Game, Sapateado - 42nd Street, na direção geral de Wolf Maya, e permaneceu em cartaz por 3 meses. No mesmo ano, fez uma participação especial na minissérie Cinquentinha, da Rede Globo, no papel de Vaninha ao lado de nomes como Ernesto Piccolo e Susana Vieira.

No primeiro semestre de 2010, participou de um estudo sobre a obra de Nelson Rodrigues dirigido por Brian Penido Ross, e atuou por 3 noites de julho na montagem A Obra Quase Completa, vivendo a personagem Geni em cenas de Toda Nudez Será Castigada e Tia Assembléia em cenas de Viúva, Porém Honesta no Teatro Nair Bello em São Paulo.

Em agosto de 2011, integrou o elenco do musical infantil O Grande Reciclador - O Musical, interpretando a Bruxa Malucrécia. O Espetáculo ficou em curta temporada de outubro no Parque da Independência em São Paulo.[5] Interpretou também Ké Vasconcelos, uma professora de Yoga que está em busca de seu equilíbrio, na minissérie Eh Com Vc exibido aos sábados pelo Canal Oi e disponível no site oficial.

Em 2012, mudou o visual para viver a personagem Luiza no curta-metragem Amor, dirigido por Hudson Glauber. Uma jovem vendedora, cheia de sonhos e apaixonada por Maicon (Rômulo Arantes Neto).[6] Neste ano foi convidada pelo programa Tudo É Possível para três quadros onde fez reportagens e participou de um game.

Em 2014, integrou o elenco do remake da novela infantil Chiquititas, do SBT, interpretando a professora Flávia.[7] Nesse mesmo em que completou 10 anos de carreira, foi uma das protagonistas do espetáculo musical Um Encanto de Natal: A História de Antônio - O Musical (peça baseada em shows da Broadway), interpretando e cantando.

Após o fim de Chiquititas em 2015, fez a personagem Esposa de Pôncio Pilatos ao lado de Ricco Lima no espetáculo Paixão de Cristo: Um Homem Chamado Jesus, e um programa de entrevistas para a internet ao lado de Lizi Benites, o Para Garota. Foi transmitido em seu canal do YouTube que fala sobre dicas, truques e diversos assuntos do universo feminino, e recebe convidados famosos. O programa nasceu de um blog de mesmo nome criado por ela em 2013 e tirado do seu bordão que ficou famoso no BBB.

Iniciou 2016 participando do videoclipe da canção "Coração Apertado", de Samyra Show. Ela fez par romântico com o ator Dado Dolabella e foi dirigida por Rafael Almeida. No mesmo ano, integrou o elenco de Mamonas Assassinas: A Série, uma produção da Endemol e RecordTV, no papel de Fânia, mulher do produtor musical Rick Bonadio (Fernando Pavão); porém a série foi engavetada, por desentendimentos e falta de liberação de verba por parte da Ancine.[8][9]

No dia 12 de Setembro de 2017, foi anunciada como uma das 16 participantes da edição especial de A Fazenda, substituindo Fani Pacheco. Em 7 de dezembro de 2017, foi escolhida como a vencedora da nona temporada de A Fazenda. Foram 87 dias de confinamento e ela conquistou 56,37% da preferência do público (37 milhões de votos) do que é até o momento a maior votação de todas as temporadas, derrotando o cirurgião plástico Marcos Härter (26 milhões de votos) e o youtuber Matheus Lisboa (2 milhões de votos) na grande final.

Em 2018, foi anunciada como repórter da nova temporada de A Fazenda, que será apresentada por Marcos Mion.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Atriz[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Exibição Nota/Fonte
2004-05 Eu Vi na TV Várias personagens/Produtora RedeTV! Pegadinhas[10]
Tarde Quente
2005 A Praça é Nossa Várias personagens SBT Participações[10]
2007 A Turma do Didi Ela mesma Rede Globo Participação Especial[11]
2007 Zorra Total Quadro "Juninho Play"[12]
2009 Cinquentinha Vaninha (Vânia Fernandes) Participação especial[13]
2011 Eh Com Vc! Ké Vasconcelos Canal Oi [14]
2014 (Des)Encontros Camila Canal Sony Episódio "André e Júlia"[15]
2014-15 Chiquititas Professora Flávia SBT [16]

Apresentadora/Repórter[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Exibição
2008 Portal da Voz

Big Brother Brasil 8

Apresentadora Rede Globo
2008 Esquenta Apresentadora RedeTV!
2012 Tudo é Possível Repórter RecordTV
2018 A Fazenda 10: Mais Conectada

Reality Show[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Exibição Nota/Fonte
2007 Big Brother Brasil 7 Participante Rede Globo Temporada 7 (9ª eliminada)[17]
2017 A Fazenda 9 RecordTV Temporada 9 (1º lugar - Campeã)[18]

Outros[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Exibição Nota/Fonte
2006 O Melhor do Brasil Bailarina RecordTV Programa de auditório[19]

Web/Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Nota/Fonte Transmissão
2015-16 Para Garota! Apresentadora (com Lizi Benites) Canal no YouTube[20] YouTube
2015 Villa Mix Goiânia 2015 Apresentadora (com Thierry Figueira) Festival de música (Transmissão Ao Vivo)[21]
2016 "Coração Apertado" Atriz (com Dado Dolabella) Viodeclipe de Samyra Show[22]
Villa Mix São Paulo 2016 Apresentadora (com Thierry Figueira) Festival de música (Transmissão Ao Vivo)[23]
2017 "Casado, Namorando, Solteiro" Atriz Videoclipe de Tierry[24]
2018-presente Flávia Viana Blogueira Canal no YouTube[25]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Temporada Título Papel Fonte
2009 Trouble - Smokey Joe's Cafe, Steam Heat - The Pajama Game, Sapateado - 42nd Street
-
2010 Toda Nudez Será Castigada
Geni
[26]
Viúva, Porém Honesta
Tia Assembléia
[26]
2011 O Grande Reciclador - O Musical
Bruxa Malucrécia
[27]
2014-2015 Um Encanto de Natal: A História de Antônio - O Musical
Zoé
[28]
2015 Paixão de Cristo: Um Homem Chamado Jesus
Esposa de Pôncio Pilatos
[29]
2017 Amor, Humor, o Resto é Bobagem
Nicole
[30]

Revistas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ex-BBB Flávia Viana comemora aniversário da filha». Revista Quem Acontece. 25 de maio de 2013 
  2. «Flávia Viana fala sobre separação de Fernando Justin: 'Foi em paz'». EGO. 19 de fevereiro de 2016 
  3. «Flávia Viana fala sobre Marcelo Ié Ié: "Grande amor da minha vida"». Observatório da Televisão. 8 de dezembro de 2017. Consultado em 8 de dezembro de 2017. 
  4. «Promotora de eventos paulista substitui candidata desclassificada». UOL. 4 de janeiro de 2007. Consultado em 14 de dezembro de 2017. 
  5. «Elenco estreia musical em São Paulo». CARAS. 2 de outubro de 2011. Consultado em 2 de outubro de 2011. 
  6. «Flávia Viana muda o cabelo para viver nova personagem». EGO. 11 de agosto de 2012. Consultado em 15 de agosto de 2015. 
  7. «Flávia Viana vibra com papel em "Chiquititas", do sbt». Extra. 16 de julho de 2014. Consultado em 15 de agosto de 2015. 
  8. Rafaela Santos (18 de maio de 2016). «Flávia Viana volta à TV em série e fala de boa forma». O Globo. Consultado em 6 de novembro de 2017. 
  9. Flávio Ricco (29 de junho de 2016). «Record engaveta a série sobre os Mamonas Assassinas». UOL. Consultado em 11 de novembro de 2016. 
  10. a b c «Nova "brother" já posou nua e também tem passagem pelo SBT». UOL. 4 de janeiro de 2007. Consultado em 6 de novembro de 2017. 
  11. «Ex-BBB Flávia Viana está no elenco da minissérie sobre "Mamonas Assassinas"». www.mundonovelas.com.br. Consultado em 6 de março de 2018. 
  12. «Carol e Flávia do BBB 7 participam do Zorra Total». Consultado em 4 de março de 2018. 
  13. Thaís Sant´Anna (29 de março de 2010). «Ex-BBB Flávia Viana é só elogios a Susana Vieira». OFuxico. Consultado em 6 de novembro de 2017. 
  14. «Oi TV estreia a minissérie Eh com Vc! em outubro». Vcfaz. 28 de setembro de 2011. Consultado em 6 de novembro de 2017. 
  15. «'(Des)encontros' estreia no Canal Sony » TeleSéries». www.teleseries.com.br. Consultado em 4 de março de 2018. 
  16. «Ex-BBB Flávia Viana sobre atuar em "Chiquititas": "um sonho"». NaTelinha. Consultado em 5 de março de 2018. 
  17. «Flávia é eliminada do "BBB7" com 77% dos votos do público». UOL. 6 de março de 2007. Consultado em 28 de novembro de 2017. 
  18. «Com mais de 65 milhões de votos, final de A Fazenda consagra Flávia Viana». Portal O Planeta TV. 8 de dezembro de 2017. Consultado em 9 de dezembro de 2017. 
  19. «Nova participante do "BBB" era dançarina da Record». G1. 4 de janeiro de 2007. Consultado em 28 de novembro de 2017. 
  20. Ricardo Pereira (30 de junho de 2015). «Tipos de mulheres segundo Mariano». Sertanejo Oficial 
  21. «Mais de 500 mil pessoas assistem transmissão do VMF». Villa Mix Festival. 11 de setembro de 2015 
  22. «Com direito a festa, Samyra Show lança clipe da canção "Coração Apertado"». FM 93. 7 de abril de 2016 
  23. «Villa Mix São Paulo surpreende 40 mil pessoas em 12 horas de programação». Jornal Agora MS. 16 de setembro de 2016 
  24. «Tierry comemora 7 milhões de visualizações do clipe de "Casado, Namorando, Solteiro"». Tribuna do Recôncavo. 9 de maio de 2017 
  25. «Flávia Viana». YouTube. Consultado em 4 de março de 2018. 
  26. a b «Ex-BBB Flávia Viana se forma como atriz e interpreta Nelson Rodrigues no teatro». EGO. 18 de julho de 2010. Consultado em 7 de novembro de 2017. 
  27. Vítor Figueiroa Sacramento. «O Grande Reciclador - O Musical STR Eventos, Produção e Marketing Cultural Tel.: 55 (11)». DocPlayer. Consultado em 7 de novembro de 2017. 
  28. «"Um Encanto de Natal, O Musical" no Theatro NET – SP». Movimento.com. 19 de novembro de 2014. Consultado em 7 de novembro de 2017. 
  29. «Ator global Ricco Lima se apresenta no lançamento da Paixão de Cristo de Parnaíba». Portal Costa Norte. 31 de março de 2015. Consultado em 7 de novembro de 2017. 
  30. dtpejota39 (4 de maio de 2017). «REESTREIA – AMOR, HUMOR, O RESTO É BOBAGEM». Dica de Teatro. Consultado em 7 de novembro de 2017. 
  31. «Participante do BBB7 já posou nua e participou do Teste de Fidelidade». OFuxico. 4 de janeiro de 2007. Consultado em 6 de novembro de 2017. 
  32. «"Sexy" divulga primeiras imagens do ensaio de Flávia, ex-"BBB7"». BOL. 25 de abril de 2007. Consultado em 6 de novembro de 2017. 
  33. «Ex-BBBs Carolini, Bruna e Flávia vão a festa em SP». Terra. 30 de novembro de 2007. Consultado em 6 de novembro de 2017. 
  34. «Edição nº22 - Flavia Viana». Revista Suplementação. 10 de outubro de 2013. Consultado em 6 de novembro de 2017. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]