Terra Networks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Terra, veja Terra (desambiguação).
Terra
Terra Networks S.A.[1]
Página inicial da versão brasileira do provedor (6 de março de 2016)
Gênero Portal e provedor de internet
Cadastro Público e pago.
País de origem Flag of Spain.svg Espanha,  Brasil
Idioma(s) Diversos
Lançamento 1999
Número de acessos Baixa 2113[1]
Posição no Alexa Aumento 16 (Brasil)[1]
Baixa 673 (Mundo)[1]
Proprietário Telefónica
Página oficial www.terra.com.br

Terra Networks é uma empresa multinacional de Internet. Faz parte da empresa espanhola Telefónica e atua como provedor de conteúdo, serviços de internet e acesso à internet. O Terra é uma empresa líder no mercado digital na América Latina[carece de fontes?] e busca continuamente a simplificação de produtos para melhorar a satisfação de seus clientes. A empresa está em plena transformação, com grandes oportunidades de crescimento em seus três pilares de negócio: Digital Services, Mobile e Publicidade.

O CEO da empresa atualmente é Javier Castro. [2]

Empresa[editar | editar código-fonte]

O Terra está dividido em três pilares de negócio: Mobile, Publicidade e Serviços Digitais[3]

O negócio de Serviços Mobile é o motor de desenvolvimento da companhia e chegou a crescer acima de 30% em 2015, se comparado a 2014. Atualmente, o Terra é o principal integrador de serviços digitais móveis em toda a América Latina[4], conectado a 50 operadoras e com acesso a mais de 500 milhões de clientes. A empresa segue aumentando sua capacidade de desenvolvimento de serviços digitais, com lançamentos de produtos nas verticais mais demandados pelos clientes, como educação, infantil, esportes e empregos. 

Na vertical de Digital Services, o Terra procura oferecer a melhor experiência aos seus clientes, com a maior eficiência e performance no atendimento e vendas de seus produtos e serviços de conectividade, educação e entretenimento[5].

Em Publicidade, o Terra faz uso massivo da tecnologia e Big Data, que proporciona uma experiência diferenciada, mais personalizada e customizada aos clientes e usuários[6]. Especialmente em vendas programáticas, o Terra tem uma proposta de valor consolidada, com grande foco na publicidade mobile. 

História[editar | editar código-fonte]

Em 1987, em Porto Alegre, a Nutec Informática S/A foi fundada. A empresa atuava com automação de escritórios em ambiente Unix. Em sua segunda fase, tornou-se revendedora de softwares e integradora de sistemas. Após anos investindo no mercado de TI e automação comercial, o contato com as universidades americanas deram origem a uma nova empresa, a NutecNet.

Em setembro de 1995, a Nutec criou a NutecNet, visando ingressar no mercado da internet. Seu modelo de negócios permitiu uma expansão de sua rede através de franquias. Neste momento, a empresa visou não apenas o ambiente corporativo, mas também o do usuário comum. Em outubro de 1995, a Nutec entrou no mercado de internet e se tornou o provedor NutecNet. O advento da internet permitiu que a NutecNet ampliasse suas ações para o mercado de varejo. A empresa cresceu e foi adquirida pelo Grupo RBS em 1996. Em dezembro deste ano, o canal ZAZ foi criado. No entanto, a empresa mantinha o nome NutecNet. Em 20 de março de 1998, a marca ZAZ assimilou a marca NutecNet, tornando-se tanto ISP (Internet Service Provider) como ICP (Internet Content Provider). Com isso foi criado o Canal Interativo ZAZ, sendo este um dos primeiros canais de entretenimento e lazer no Brasil. Ainda assim, a marca NutecNet era mantida como ISP.

Em fevereiro de 2000, o ZAZ foi adquirido pelo grupo Telefonica, substituindo a marca para Terra. Em maio do mesmo ano, a Terra Networks e a Lycos Inc se uniram em um acordo, criando a Terra Lycos. Com isto, a empresa se tornou uma das redes mais populares das internet no mundo.

Esta parceria se encerrou em 2004, quando a Daum Communications, um portal da Coréia do Sul, adquiriu a subsidiária norte-americana Lycos. O portal em espanhol nos EUA se mantém sob o domínio do Terra e tem foco no público hispânico.

Com escritórios nos principais mercados da América Latina: Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Cidade do México e Monterrey (México), Lima (Peru) e Miami (Estados Unidos) o Terra tem sede no Brasil, com escritórios em São Paulo e Porto Alegre. Em 2011, o Terra foi eleito pela primeira vez como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, segundo pesquisa do Instituto Great Place to Work.

Em 2010 o Terra passa a apoiar a fundação WikiMedia.

Em sua declaração oficial:

Terra orgulhosamente apoia a Fundação Wikimedia. Você também pode ajudar produzindo e distribuindo conteúdo livre e disseminando conhecimento.
Portal Terra

Referências

  1. a b c d «Terra.com.br Site Info». Alexa (em inglês). Consultado em 26 de maio de 2012. «Para visualizar a razão social clique na aba "Contact Info". Para visualizar o número de "pageviews", vá à aba "Traffic Stats". Esses dados correspondem a soma de visualização da página em 7 dias.» 
  2. «Terra tem novo CEO | Notícias | Baguete». www.baguete.com.br. Consultado em 2016-02-15. 
  3. «Sala de Imprensa». noticias.terra.com.br. Consultado em 2016-02-15. 
  4. «Dispositivos móveis geram 45% da audiência do Terra». Converge Comunicações. Consultado em 2016-02-15. 
  5. «Serviços Terra: Email, Backup, Música, Antivírus e mais para sua empresa - Terra». Serviços Terra. Consultado em 2016-02-15. 
  6. «Media Kit - Terra». www.terra.com.br. Consultado em 2016-02-15. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.