Telefe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Telefe
Televisión Federal S.A.
LS84 TV Canal 11
Telefe Logo.svg
Tipo Rede de televisão federal e comercial
País  Argentina
Fundação 22 de julho de 1961 (54 anos)
(como Dicon TV)
15 de janeiro de 1990 (25 anos)
(como Telefe)
por Héctor Grandinetti
Pertence a Telefónica Argentina
Cidade de origem Bandera de la Ciudad de Buenos Aires.svg Buenos Aires, Cidade Autônoma
Sede Bandera de la Ciudad de Buenos Aires.svg Buenos Aires, Cidade Autônoma
Pavón, 2444
Estúdios Bandera de la Ciudad de Buenos Aires.svg Buenos Aires, Cidade Autônoma
Pavón, 2444
Bandera de la Provincia de Buenos Aires.svg Martínez, Buenos Aires (província)
Asunción, 949
Slogan Siempre juntos (Sempre juntos)
Formato de vídeo 4:3 - 16:9
Audiência 8,6 (Média em 2013) (no IBOPE Argentina)
Cobertura Todo o território nacional
Cobertura internacional Américas, Ásia, Europa Ocidental e Europa Oriental (através da Telefe International)
Página oficial telefe.com
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
04 VHF (Montevidéo)
05 VHF (Rosario)
07 VHF (Neuquén)
08 VHF (Córdoba, San Miguel de Tucumán e Mar del Plata)
09 VHF (Bahía Blanca e Mendoza)
11 VHF (Buenos Aires, Formosa e Salta)
13 VHF (Río Cuarto, Santa Fe, Corrientes e San Luis)
Digital
34 UHF (Buenos Aires)

Televisión Federal S.A. (conhecida pelo nome comercial Telefe - Telefé em espanhol e Telefê em português), é uma das principais emissoras de televisão de Argentina. Foi fundada em 1961 como Dicon TV, por Héctor Grandinetti.

Originalmente a Telefe era chamada somente de Canal 11 a partir de 1961 quando esta foi fundada. Foi nacionalizada por Juan Domingo Perón nos anos 70 e posteriormente foi reprivatizada, sendo assim chamada de Telefe.

A emissora pertence ao Grupo Telefónica. Entre os famosos programas da emissora estão as novelas Chiquititas e Casi ángeles, além da versão original do programa Caiga Quien Caiga (CQC), cuja versão brasileira (Custe o que Custar) também é exibida pela Band.

Grupo Telefe[editar | editar código-fonte]

Telefe é um dos líderes de Televisão Aberta da Argentina com importantes produtoras de Conteúdos da América Latina (Telefe Contenidos). Também conta com uma divisão de Notícias (Telefe Notícias).

Em seu alcance global é a principal produtora e exportadora de conteúdos do país - quarta distribuidora de América Latina perdendo apenas para as brasileiras Rede Globo, Rede Record e SBT e a mexicana Televisa com presença em 80 nações. Também conta com um sinal por satélite (Telefe Internacional) que chega a mais de 3 milhões de abonados em todo mundo.

Fachada do Canal 8 de Mar del Plata, emissora afiliada a Rede Telefe.

Sua plataforma de negócios inclui a produção cinematográfica (Telefe Cinema), bem como a produção de discos (Telefe Música) e espetáculos teatrais (Telefe Teatro).

Foi criado recentemente Telefe Servicios, que oferece soluções e desenvolvimentos tanto a nível local quanto internacional.

O Grupo Telefe, inclui 8 estações televisivas líderes no interior do país. São os sinais de Canal 8 de Córdoba, Canal 13 de Santa Fe, Canal 5 de Rosario, Canal 11 de Salta, Canal 8 de Tucumán, Canal 7 de Neuquen, Canal 8 de Mar del Plata, Canal 9 de Mendoza, , Canal 13 de Río Cuarto e Canal 9 de Bahía Blanca.

O Grupo Telefe, também participa na Rádio, através de Rádio Continental em AM e Los 40 principales em FM (e sua corrente de emissoras a nível nacional) -antigamente chamada FM Hit-. Com Telefe, seus canais do interior próprios e sócios, os operadores por cabo de todo o país e a corrente de Rádio Continental, o Grupo Telefe tem uma cobertura de quase o 100% a nível nacional.

Telefe Notícias[editar | editar código-fonte]

O canal conta com três edições diárias de noticiários: Telefe Noticias a las 12, Telefe Noticias a las 19 y Diario de medianoche (Jornal da meia-noite). Alguns dos seus jornalistas são Rodolfo Barili, Cristina Pérez, Milva Castelini, Erica Fontana, Guillermo Paniza, Anabella Messina, María Julia Mastromarino, Augusto Telias, Matías Castelli, entre outros. Seu diretor de conteúdos é Francisco Mármol e seu diretor periodístico, Osvaldo Petrozzino.

Compete contra os noticiários de Canal 13 e Canal 9.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]