RT (canal de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RT
Russia Today
Informação
Tipo Canal de televisão por cabo
País  Rússia
Fundação 10 de dezembro de 2005 (15 anos)
Pertence a Governo Russo
Proprietário ANO TV-Novosti
Slogan Question More
Cobertura Internacional
Nome(s) anterior(es) Russia Today (2005-2009)
Página oficial https://rt.com
Disponibilidade por cabo
Sumicity
Canal 248 e 249 (HD)
Life TV
Canal 810 (HD)
Work TV
Canal 248 e 249 (HD)
Disponibilidade digital
Website oficial
Simulcast

RT (anteriormente Russia Today) é uma rede de televisão internacional fundada na Rússia e financiada pelo Estado russo.[1].[2] Com transmissão em Inglês e focada em transmissões globais, foi inaugurada em 10 de dezembro de 2005. Com sede em Moscou, transmite 24 horas por dia de boletins de notícias, documentários, debates e talk-shows, bem como esportes, notícias e programas culturais sobre a Rússia, que visam o mercado de notícias no exterior.[3]

A rede propõe-se a apresentar os acontecimentos, tanto da Rússia como do exterior, a partir do ponto de vista do governo russo. Quando da inauguração da rede, Margarita Simonyan, redatora-chefe da RT, declarou que a RT nasceu da intenção de apresentar uma imagem mais equilibrada da Rússia, dado que a mídia estrangeira nem sempre é neutra ao difundir notícias sobre o país. A redatora indicou também que 70% do tempo de transmissão seria ocupado pelo noticiário internacional.[4]

Vladimir Putin visita a sede da Russia Today com os principais expoentes e correspondentes da rede

RT é o canal de informações mais visto no YouTube. Em junho de 2013, alcançou um bilhão de visualizações, registrando entre 800 000 e um milhão de visualizações por dia. Em dezembro de 2015, o número de visualizações já havia alcançado 3 milhões.[5][6]

RT funciona como um serviço em três línguas: o canal de língua inglesa foi inaugurado em 2005, o de língua árabe em 2007, enquanto o seu canal em língua espanhola, o RT Actualidad, começou suas transmissões em 2009. Em 2010 foi iniciada a programação da RT América, que incide sobre o Estados Unidos, com sede em Washington, DC.[7]

RT é uma marca da "TV-Novosti", fundada pela RIA Novosti (atualmente "Russia Today") em 6 de abril de 2005 e pertencente a uma organização autônoma sem fins lucrativos - a TV-Novosti.[8]

Em Portugal, a RT é transmitida pelas operadoras Nowo, MEO e Vodafone.



Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.