eBay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
eBay
Fundação 1995
Fundador(es) Pierre Omidyar
Sede Estados UnidosSan Jose, Califórnia, Estados Unidos
Áreas servidas Mundo
Posição no Alexa 22º[1]
Sede da empresa eBay em São José, Califórnia.

eBay é o nome de uma empresa de comércio eletrônico fundada nos Estados Unidos, em Setembro de 1995, por Pierre Omidyar. Atualmente é o maior site do mundo para a venda e compra de bens, é o mais popular shopping da Internet, e possivelmente foi a pioneira neste tipo de trabalho.

O eBay possuía mais de 181 milhões de membros registrados em todo do mundo ao fim de 2005 e tem por finalidade fornecer uma plataforma global de negociações, onde qualquer pessoa pode negociar qualquer coisa. Em 2005, gerou mais de 21 bilhões de dólares em mercadorias transacionadas.

Utilidade[editar | editar código-fonte]

As pessoas utilizam o eBay para comprar e vender artigos nas suas milhares de categorias existentes. Membros de empresas de todo o mundo utilizam a eBay para negociações. Atualmente, eBay está presente em países como a Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Coreia do Sul, Países Baixos, Nova Zelândia, Singapura, Espanha, Suécia, Portugal e o Reino Unido. Além de ter grande presença na América Latina e na China com seus investimentos através do Mercado Livre e da EachNet, respectivamente.

As formas de pagamento são muitas; mas a que mais tem se destacado entre as outras várias formas, é o sistema de pagamentos PayPal. O sucesso dessa ferramenta culminou na aquisição do Paypal pelo Ebay em outubro de 2002, transformando-o em sua plataforma Global de pagamentos.

A fundação[editar | editar código-fonte]

A fundação eBay foi criada em 1998 com uma doação de 107.250 partes do estoque comum da eBay. Em uma das primeiras transações em seu comando, a eBay abriu caminho à prática e doar o estoque do pre-IPO para estabelecer uma fundação de calibre. Hoje, os trabalhos eBay da fundação para construir comunidades prosperando suportando alvejaram iniciativas na seguinte tecnologia das áreas, desenvolvimento econômico e a fundação eBay do empreendimento cultural também suporta ativamente a participação de empregados eBay na comunidade.

A comunidade[editar | editar código-fonte]

A comunidade eBay é composta por uma grande variedade de pessoas (compradores e vendedores individuais) e de pequenos negócios, e mesmo algumas companhias de grande dimensão. Grandes e pequenos, estes membros compram e vendem ao redor, e acabam descobrindo outras empresas, muitas vezes dando ajuda para as lançar.

A fundação eBay junta várias entidades que discutem tópicos de interesse global e fornecem umas às outras informações úteis para negociar no eBay. Estes grupos de discussões são os fóruns públicos que incentivam uma comunicação aberta entre membros. O eBay torna-se uma parte de investimentos dos membros. Muitos membros criaram segundos negócios vendendo artigos no eBay. Em muitas empresas, a melhoria de seus negócios, utilizando a fundação, "mudaram da água para o vinho". As ajudas da comunidade também se asseguram de que os membros com menos "peso" estejam seguidos por todos os demais membros. Os grupos asseguram-se de que todos da comunidade aprendam e sigam os passos de outras empresas bem sucedidas no eBay, e ficam tão importantes em toda a comunidade quanto essas. O eBay incentiva também uma comunicação aberta mas honesta entre a comunidade e a companhia assegurada à integridade dessas por inúmeras regras postas pela comunidade.

Referências

  1. Ebay.com Site Info. www.alexa.com. Página visitada em 21 de agosto de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • MercadoLivre, sócio exclusivo do eBay na América Latina.
  • PayPal, sistema de pagamentos mais utilizado no eBay.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.