Amdahl Corporation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Amdahl Corporation foi uma empresa de tecnologia da informação especializada em mainframes compatíveis com os produtos da IBM, alguns dos quais foram considerados como supercomputadores concorrentes com os da Cray Research[1]. Fundada em 1970 por Gene Amdahl, ex - IBM, engenheiro de computação, mais conhecida como chefe arquitecto do System/360, é uma subsidiária dal da Fujitsu desde 1997. A empresa está localizada em Sunnyvale, Califórnia.

Amdahl foi um dos principais fornecedores de grandes computadores mainframe, e mais tarde, UNIX e sistemas abertos de software e servidoresarmazenamento de dados e uma variedade de serviços de consulta e educacionais.

Origens da empresa[editar | editar código-fonte]

Amdahl Corporation logo, de janeiro de 1976
Painel frontal de um Amdahl 4705 controlador de comunicação

Amdahl lançou seu primeiro produto em 1975, o Amdahl 470/6, que competiu diretamente contra modelos high-end da IBM  System/370. Para o próximo quarto de século Amdahl e IBM competiram de forma agressiva uma contra a outra. No seu auge, a Amdahl tinha 24% de participação de mercado. Amdahl obteve o sucesso muito beneficiada das disputas entre IBM e o Departamento de Justiça dos EUA, devido a imposições antitruste que garantiu que a Amdahl poderiam licenciar os mainframes da IBM  sob condições razoáveis.

Saída do mercado[editar | editar código-fonte]

Até o início de 1990, Amdahl estava sofrendo perdas de centenas de milhões de dólares por trimestre, como resultado do declínio da venda de mainframe . A administração decidiu pela demissão de 900 funcionários em 1992, um total de 1100 no início de 1993, e de 1.800 (7.400 restantes), mais tarde nesse ano, bem como o cancelamento do projeto em hardware passado em favor de revenda de computadores da Sun Microsystems[2].

Referências

  1. C. Hayee, Thomaa (25 de setembro de 1984). «Amdahl Announces 2 Supercomputer Models». New York Times. Consultado em 8 de janeiro de 2017 
  2. Bozman, Jean S. (1993). Amdahl tries to rightsize its business. https://books.google.dk/books?id=0chAJMDWuBYC&pg=PA10#v=onepage&q&f=false: Computerworld. 10 páginas 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]