NeXT

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NeXT
upright=!Artigos sem imagens
Entrance view of NeXT Computer Inc..jpg
Criação
Extinção
Forma jurídica
Sede social
Sectores de atividade
Produtos
NeXT Computer (en)
NeXTcube (en)
NeXTcube Turbo (en)
NeXTstation (en)
NEXTSTEP
Fundador
Direção
Proprietário
Website
NeXTstation

NeXT, também conhecida como Next Computer, foi uma empresa criada por Steve Jobs em 1985, após a sua saída da Apple Inc..[1]

Para completar seus computadores, a NeXT desenvolveu seu próprio sistema operacional, o NeXTStep, que teve seu lançamento em 1988 com a versão 0.8. Este sistema era baseado no Mach 2.5 e no BSD 4.3. Em 1989 foi lançada a versão 1.0.

Os computadores não foram um grande sucesso de mercado e saíram de linha. Mas o sistema operacional não. Conhecido como "Mach", o sistema possuía uma interface gráfica denominada "NexTStep", famosa por sua facilidade de uso e beleza.

Em 1993, a NeXT Computer e a Sun chegaram a um acordo para portar o NeXTStep para outras plataformas, mais especificamente os UNIces. Com isso nasceu a API OpenStep, que seriam especificações comuns para um ambiente gráfico na forma de bibliotecas de desenvolvimento. A partir daí surgiram interfaces gráficas para plataformas Sun e NT.

Em 1996 a Apple Inc., que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional, o Mac OS X. Com esta operação, Jobs retornou para a Apple, tornando-se novamente o seu CEO.

No NeXTStep nasceram muitas aplicações modernas, como o Mathematica e o FreeHand. Também foi em um Next que Berners-Lee criou a World Wide Web e o primeiro browser.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «NeXT» (em francês). data.bnf.fr. Consultado em 22 de dezembro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um tipo de computador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.