UNIX System V

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
UNIX System V
Versão do sistema operativo Unix
Captura de tela
UNIX System V
HP 9000 inicializando HP-UX, System V da Hewlett-Packard
Produção AT&T Corporation
Linguagem C
Lançamento 1983 (40–41 anos)
Idioma(s) Inglês
Estado de desenvolvimento
Histórico
Cronologia
Unix System III
UnixWare

O Unix System V, normalmente abreviado como SysV (e usualmente pronunciado - apesar de raramente

escrito - como "System Five"), é uma das primeiras versões comerciais do sistema operacional Unix. Foi originalmente desenvolvido pela American Telephone & Telegraph (AT&T) e lançado pela primeira vez em 1983. Quatro versões maiores do System V foram lançadas, denominadas 1, 2, 3 e 4 (também existe as versões 4.2 e 5 mas estas estão com o nome de UnixWare). O lançamento 4, ou SVR4, foi a versão comercial que obteve maior sucesso, sendo o resultados de um esforço, comercializado como Unificação de Sistema Unix, que solicitou a colaboração dos maiores vendedores de Unix. Ele foi a fonte de várias características comerciais do Unix.

Dentre as várias versões (Releases 1, 2, 3 e 4), a Release 4, ou SVR4 foi a versão que obteve maior sucesso e trouxe inovações que serviram como base para outras versões do UNIX que existem hoje. Por exemplo (/etc/init.d) para controle de boot e desligamento.

Posição no mercado[editar | editar código-fonte]

Compatibilidade do System V[editar | editar código-fonte]

Os mecanismos de comunicação interprocessos do System V estão disponíveis em sistemas operacionais tipo Unix não derivados do System V. Em particular, no Linux (uma reimplementação do Unix), bem como o derivado do BSD, o FreeBSD. O POSIX 2008 especifica uma substituição para estas interfaces.

O FreeBSD mantém uma camada de compatibilidade binária para o formato COFF, que o permite executar binários compilados para alguns derivados do SVR3.2 como SCO UNIX e o Interactive UNIX.[1] Plataformas modernas do System V, Linux e BSD usam o formato de arquivo ELF para binários compilados nativamente.

Referências

  1. Lehey, Greg. The Complete FreeBSD: Documentation from the Source. 2003. pg. 164-165
Ícone de esboço Este artigo sobre Unix é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.