Siri (software)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Siri
Logótipo
Desenvolvedor Apple Inc., SRI International
Lançamento 4 de outubro de 2011, junto ao iPhone 4s
Idioma(s) Inglês, Alemão, Francês, Coreano, Italiano, Japonês, Mandarim, Cantonês, Espanhol, Português, Dinamarquês, Holandês, Russo, Sueco, Tailandês e Turco.
Sistema operacional iOS
Gênero(s) Assistente virtual inteligente
Licença Freeware
Página oficial siri.com.

Siri (pronuncia-se /ˈsɪri/) é um aplicativo no estilo assistente pessoal para iOS. O aplicativo usa processamento de linguagem natural para responder perguntas, fazer recomendações, e executar ações. O aplicativo iOS é o primeiro produto público por seus fabricantes, que estão focados em aplicações de inteligência artificial. O Siri foi adquirido pela Apple Inc. em 28 de abril de 2010.[1] Antes de ter sido comprado pela Apple, havia sido anunciado que o Siri iria estar disponível em breve para BlackBerry e celulares com Android, mas todos os esforços de desenvolvimento para plataformas não-Apple foram cancelados após a compra.[2]

O Siri é integrado à uma parte do iOS 7 e atualmente está disponível nos seguintes dispositivos: o iPhone 4S ou modelo superior; iPad 3 ou modelo superior; iPad mini ou medelo superior; e no iPod Touch 5. [3]

Fundadores[editar | editar código-fonte]

O Siri foi fundado em dezembro de 2007 por Dag Kittlaus (CEO), Cheyer Adam (VP de Engenharia), e Tom Gruber (CTO/VP Design), juntamente com Norman Winarsky do SRI International. Em 13 de outubro de 2008, Siri anunciou que tinha levantado US$8.5 milhões, liderado pela Menlo Ventures e Morgenthaler Ventures.[4] Em novembro de 2009, Siri levantou a US$ 15.5 milhões, liderado pelo bilionário de Hong-Kong, Li Ka-shing.[5]

Siri no iOS 5[editar | editar código-fonte]

Com o lançamento do iOS 5, Siri foi disponibilizado apenas para iPhone 4S em Inglês, Francês e Alemão, enquanto que com o lançamento do iOS 5.1, foi adicionado ao japonês. No iOS 5 Siri pode configurar lembretes e calendários; pode compor uma mensagem de texto ou e-mail, parar, tocar música, chamar um contato, definir um grau de relacionamento e muitas outras funções. Uma vez que esta versão, também, Siri tem a capacidade de interagir com aplicação externa, tais como aqueles de OpenTable, Google Maps, MovieTickets e TaxiMagic.

Siri no iOS 6[editar | editar código-fonte]

Siri, no iOS 6 6, tem sido objeto de melhorias consideráveis. Conforme anunciado durante a Worldwide Developers Conference em junho de 2012, que Siri já está disponível em vários idiomas, incluindo: Italiano, espanhol e chinês. A principal novidade Siri pode procurar por restaurantes e até mesmo fora do Estados Unidos (graças aos novos mapas da Apple); pode mostrar os resultados das equipes de beisebol e futebol, bem como pontuação e informações sobre jogadores individuais e ações européias, incluindo a Apple. Twitter e Facebook, este último integrado no iOS 6, pode ser atualizado para voz e também pode ser aplicativos de terceiros abertos.

Ele está disponível no novo iPad (terceira geração do iPad), no iPhone 5, no iPod Touch da quinta geração.

Siri no iOS 7[editar | editar código-fonte]

Em iOS 7, Siri foi muito melhorada em comparação com a versão iOS 6 para usuários reclamaram que algumas palavras não foram compreendidos por Siri, o que causou um uso muito mais limitada do software. Ele está fora do beta e renova o seu projeto com uma janela translúcida. Agora, olhando para obter informações sobre a Wikipédia e Bing e é capaz de alterar as configurações. No iOS 7, Siri também mudou de voz para alguns idiomas.

Siri no iOS 8[editar | editar código-fonte]

No iOS 8 Siri foi melhorado, foi introduzida graças a Shazam reconhecimento de música e a capacidade de chamar Siri dizendo a frase "Hey, Siri" quando o dispositivo está conectado à alimentação. Introduziu a capacidade de compra de conteúdo no iTunes.Introduziu no iOS 8.2 o inglês de cingapura e no iOS 8.3 mais 7 idiomas à lingua da assistente pessoal da apple, sao elas: Português Brasileiro, Holandês, Dinamarquês, Russo, Tailandês, Turco e Sueco.

Siri no iOS 9[editar | editar código-fonte]

Siri foi melhorada de forma decisiva com o iOS 9. Ela agora está ciente de informação contextual que um usuário está vendo em uma página de proporcionar uma melhor ajuda para o usuário. Por exemplo, se um usuário está comprando algo on-line, o usuário pode dizer Siri "Lembrar-me sobre isso quando eu chegar em casa" e Siri vai lembrá-los para completar a sua compra, uma vez que chegar em casa. Além disso, Siri é integrado Busca do Spotlight para fornecer informações para o usuário, tais como o tempo, resultados esportivos, notícias, etc. Além disso, Spotlight fornece informações sobre locais nas proximidades, que o usuário pode querer visitar com base no tempo do dia ou localização e fornece sugeridas aplicativos com base no que é mais utilizada durante esse período do dia (para competir de frente com o Google Now). Spotlight pode ser acessado passando à esquerda da primeira página da tela inicial, semelhante à função de pesquisa anterior no iOS 6. Siri também tem um novo recurso chamado "proativa" em que ajuda os usuários, fazendo coisas como adicionar automaticamente um evento para o calendário baseado em uma mensagem no aplicativo Mail. Siri foi redesenhado para ser similar à versão da Apple do relógio de Siri também.

Relançamento[editar | editar código-fonte]

Foi anunciado a 4 de outubro de 2011 que o Siri seria incluído no iPhone 4S.[6] A nova versão do Siri é integrado ao iOS, e oferece interação conversacional com muitas aplicações, incluindo lembretes, meteorologia, ações, mensagens, e-mail calendário, contatos, notas, música, relógios, navegador web e mapas. Atualmente, o Siri só suporta as seguintes línguas, Inglês (EUA, Reino Unido e Austrália), alemão, francês[7] , espanhol, italiano, coreano, mandarim, cantonês, japonês, português do brasil e entre outras e tem uma funcionalidade limitada fora do os EUA.[8]

Atualmente o projeto Siri continua em desenvolvimento, e continuamente aumentando a quantidade de línguas suportadas a cada atualização do iOS.

Línguas Suportadas[editar | editar código-fonte]

Linguagem Região iOS versão[9]
Inglês Estados Unidos Estados Unidos 5.0
Reino Unido Reino Unido 5.0
Austrália Austrália 5.0
Canadá Canadá 6.0
Singapura Cingapura 8.2
Nova Zelândia Nova Zelândia 8.3
Índia Índia 8.3
Francês França França 5.0
Canadá Canadá 6.0
Suíça Suíça 6.0
Alemão Alemanha Alemanha 5.0
Suíça Suíça 6.0
Italiano Itália Itália 6.0
Suíça Suíça 6.0
Japonês Japão Japão 5.1
Espanhol Espanha Espanha 6.0
México México 6.0
Estados Unidos Estados Unidos 6.0
Coreano Coreia do Sul Coreia do Sul 6.0
Mandarim República Popular da China China 6.0
República da China Taiwan 6.0
Cantonês Hong Kong Hong Kong 6.0
Dinamarquês Dinamarca Dinamarca 8.3
Neerlandês Países Baixos Países Baixos 8.3
Português Brasil Brasil 8.3
Russo Rússia Rússia 8.3
Sueco Suécia Suécia 8.3
Tailandês Tailândia Tailândia 8.3
Turco Turquia Turquia 8.3


Referências

  1. April 28, 2010 (2010-04-28). BREAKING NEWS: Siri bought by Apple Scobleizer.com. Visitado em 2011-10-05.
  2. Timothy Hay (2010-02-05). Siri Inc. Launches 'Do Engine' Application For iPhone Dow Jones Newswire. Visitado em 2011-10-09.
  3. Darren Murph (2011-10-04). gadget.com/2011/10/04/iphone-4s-hands-on/ "iPhone 4S hands-on! Engadget. Visitado em 2011-10-09.
  4. Lardinois, Frederic (2008-10-13). Semantic Stealth Startup Siri Raises $8.5 Million Readwriteweb.com. Visitado em 2011-10-05.
  5. A Personal Assistant on Your iPhone.
  6. Apple (2011-05-31). Apple iPhone 4S event: as it happened Telegraph. Visitado em 2011-10-05.
  7. Viticci, Federico (2011-09-27). Apple Officially Unveils Siri Voice Assistant – Supports English, French and German Macstories.net. Visitado em 2011-10-05.
  8. Viticci, Federico (2011-10-14). There Are Some Siri Limitations Outside The US Macstories.net. Visitado em 2011-10-16.
  9. iOS - Siri Apple. Visitado em June 12, 2013.
Apple logo black.svg Portal Apple Inc.