Mundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Mundo (desambiguação).
Um mapa do mundo
O Mundo

Mundo é um termo utilizado em diversos contextos como sinónimo de planeta Terra ou mesmo de outros corpos celestes assemelhados aos planetas, especialmente os rochosos. O termo carrega consigo ainda um ponto de vista humano, como um lugar que é ou que poderia ser habitado por seres humanos. Frequentemente é usado para designar a experiência humana na história, ou a 'condição humana' em geral. Especialmente num contexto metafísico, também pode se referir a tudo o que compõe a realidade, o universo.

Usos do termo[editar | editar código-fonte]

A palavra 'mundo' pode referir-se ao planeta inteiro ou à população de qualquer país ou região em particular: negócios mundiais são os que pertencem não só a um lugar mas ao mundo inteiro, e a história mundial é um campo de história que examina acontecimentos de uma perspectiva global.

No estudo de religião e da mitologia, o submundo é um lugar frequentemente pensado como um sub-plano do mundo, agreste, para onde as almas vão após a morte. Em algumas mitologias havia numerosos submundo. Na teologia cristã, o 'mundo' conota a ordem mortal corrupta da sociedade fora da comunidade de crentes. Frequentemente o 'mundo' é citado, ao lado da carne e do demônio, como uma fonte de tentação da qual os cristãos devem fugir.

O 'mundo', quando qualificado, também pode se referir a um campo particular da experiência humana, tais como:

Em filosofia, mundo da vida (em alemão: Lebenswelt) é um conceito ligado principalmente à fenomenologia de Edmund Husserl, que assim o define:

É o terreno a partir do qual as abstrações [da ciência] derivam, é o campo da própria intuição, o universo do que é intuível, ou ainda, um reino de evidências originárias, para o qual o cientista deveria se voltar para verificar a validade de suas idealizações, de suas teorias, posto que a ciência interpreta e explica o que é dado imediatamente no mundo-da-vida.

O conceito de 'mundo da vida' também está ligado à interpretação sociológica de Jürgen Habermas, como sendo a esfera privada, onde os sujeitos chegam a um entendimento sobre as outras esferas do sistema social através do processo comunicativo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Mundo